Modelagem integrada do plano de estiva para múltiplos portos e realocação de contêineres em pátios portuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira, Catarina, 1990-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637806
Resumo: Orientadores: Takaaki Ohishi, Anibal Tavares de Azevedo
id UNICAMP-30_ea768ba7bad9bff182415c08c53db279
oai_identifier_str oai::1096379
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Modelagem integrada do plano de estiva para múltiplos portos e realocação de contêineres em pátios portuáriosIntegrated modeling of the multi-port stowage planning and container relocation in port yardsNavios porta-containersTransporte por containersÁreas portuáriasPortosOtimizaçãoContainer shipTransport by containersPort areasPortsOptimizationOrientadores: Takaaki Ohishi, Anibal Tavares de AzevedoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: Nesta tese é desenvolvido um modelo de otimização que integra o problema do plano de estiva para múltiplos portos com o problema de realocação de contêineres no pátio portuário, chamado de CRP-MPSP. O CRP-MPSP é formulado como um modelo puramente binário, que deverá encontrar uma sequência de movimentação dos contêineres de forma que o número de remanejamentos, considerando toda a jornada de um navio e os pátios portuários associados, seja minimizado. O uso de variáveis binárias para representar o estado do navio e dos pátios torna este um problema de alta complexidade. A modelagem aqui apresentada ainda não foi desenvolvida na literatura como um modelo unificado, visto que tais problemas tendem a ser tratados de forma particionada. Duas regras heurísticas são propostas para gerar soluções factíveis que serão utilizadas como warm-start pelo método de solução exato. O CRP-MPSP é implementado em dois solvers comerciais diferentes e os resultados para instâncias geradas aleatoriamente são apresentados. Extensivos testes computacionais são realizados. Os resultados indicam que a abordagem de solução pode obter soluções ótimas em instâncias de tamanho pequeno e soluções de boa qualidade em instâncias de tamanho maior, em tempo computacional razoávelAbstract: This thesis develops an optimization model that integrates the multi-port stowage planning problem with the container relocation problem at the port yard, called CRP-MPSP. The CRP-MPSP is formulated as a purely binary model, that shall find the containers move sequence so that the number of relocations, considering the entire journey of a ship and the associated port yards, is minimized. The use of binary variables to represent the state of the ship and the yards make this a highly complex problem. The model presented here has not yet been developed in the literature as a integrated model, given that such problems tend to be treated in a partitioned way. Two heuristic rules are proposed to quickly generate feasible solutions to be used as warm-start for the exact solution technique. The CRP-MPSP is implemented in two different commercial solvers and the results for randomly generated instances are presented. Extensive computational tests are performed. The results indicate that the solution approach can obtain optimal solutions in small size instances, and good quality solutions in larger size instances within reasonable computation timeDoutoradoAutomaçãoDoutora em Engenharia ElétricaCAPES0[s.n.]Ohishi, Takaaki, 1955-Azevedo, Anibal Tavares de, 1977-Rocco, Cleber DamiãoTorezzan, CristianoSalles Neto, Luiz Leduino deChaves, Antônio AugustoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJunqueira, Catarina, 1990-20192018-08-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (96 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637806JUNQUEIRA, Catarina. Modelagem integrada do plano de estiva para múltiplos portos e realocação de contêineres em pátios portuários. 2019. 1 recurso online (96 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637806. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096379Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-02T11:28:43Zoai::1096379Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-01-02T11:28:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem integrada do plano de estiva para múltiplos portos e realocação de contêineres em pátios portuários
Integrated modeling of the multi-port stowage planning and container relocation in port yards
title Modelagem integrada do plano de estiva para múltiplos portos e realocação de contêineres em pátios portuários
spellingShingle Modelagem integrada do plano de estiva para múltiplos portos e realocação de contêineres em pátios portuários
Junqueira, Catarina, 1990-
Navios porta-containers
Transporte por containers
Áreas portuárias
Portos
Otimização
Container ship
Transport by containers
Port areas
Ports
Optimization
title_short Modelagem integrada do plano de estiva para múltiplos portos e realocação de contêineres em pátios portuários
title_full Modelagem integrada do plano de estiva para múltiplos portos e realocação de contêineres em pátios portuários
title_fullStr Modelagem integrada do plano de estiva para múltiplos portos e realocação de contêineres em pátios portuários
title_full_unstemmed Modelagem integrada do plano de estiva para múltiplos portos e realocação de contêineres em pátios portuários
title_sort Modelagem integrada do plano de estiva para múltiplos portos e realocação de contêineres em pátios portuários
author Junqueira, Catarina, 1990-
author_facet Junqueira, Catarina, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ohishi, Takaaki, 1955-
Azevedo, Anibal Tavares de, 1977-
Rocco, Cleber Damião
Torezzan, Cristiano
Salles Neto, Luiz Leduino de
Chaves, Antônio Augusto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Catarina, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Navios porta-containers
Transporte por containers
Áreas portuárias
Portos
Otimização
Container ship
Transport by containers
Port areas
Ports
Optimization
topic Navios porta-containers
Transporte por containers
Áreas portuárias
Portos
Otimização
Container ship
Transport by containers
Port areas
Ports
Optimization
description Orientadores: Takaaki Ohishi, Anibal Tavares de Azevedo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-23T00:00:00Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637806
JUNQUEIRA, Catarina. Modelagem integrada do plano de estiva para múltiplos portos e realocação de contêineres em pátios portuários. 2019. 1 recurso online (96 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637806. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637806
identifier_str_mv JUNQUEIRA, Catarina. Modelagem integrada do plano de estiva para múltiplos portos e realocação de contêineres em pátios portuários. 2019. 1 recurso online (96 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637806. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096379
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (96 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189154154610688