Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alexandre Zamith, 1972-
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588697
Resumo: Orientador: Mauricy Matos Martin
id UNICAMP-30_eb8b8ab1d927b98f11db24576fa09a7a
oai_identifier_str oai::190721
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiroMúsica para pianoMúsica popular - BrasilOrientador: Mauricy Matos MartinDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta dissertação aborda as relações entre o choro e o repertório pianístico brasileiro, através de um enfoque analítico sobre aspectos históricos e musicais referentes tanto ao choro quanto ao piano brasileiro. Partindo das origens da música brasileira, este trabalho reconhece, inicialmente, os diversos eventos que contribuíram para o surgimento e desenvolvimento do choro, abordando assuntos como a chegada das danças européias aos salões brasileiros, a formação de gêneros musicais nacionais como o maxixe e o tango brasileiro, o aparecimento dos primeiros grupos de choro e a definição de seu instrumental típico, o perfil social e musical dos primeiros chorões e a consolidação do que hoje reconhecemos como grupo regional. A estreita relação entre o choro e o piano é analisada através do entendimento de aspectos referentes ao citado instrumento e, ao mesmo tempo, decisivos no desenvolvimento não só do choro, mas de toda a música brasileira. São estes aspectos a popularidade que o piano gozou na cidade do Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX à terceira década do século XX, o alto teor social que o instrumento - ao ser tratado como importante meio tanto de entretenimento quanto de afirmação sócio-econômica - assumiu, a importância do piano na divulgação e comercialização de obras musicais e, enfim, a tradição dos chamados pianeiros e seu posicionamento no desenvolvimento da música popular brasileira. Em seu capítulo final, esta dissertação busca reconhecer e, acima de tudo, demonstrar - através de diversos exemplos musicais extraídos do repertório pianístico brasileiro - as principais constâncias musicais do choro transpostas para o piano. Para tanto, tais constâncias foram organizadas em quatro itens - Melodia, Harmonia, Baixos e Ritmo - e demonstradas através de exemplos nos quais pode-se ter uma mostra dos recursos utilizados pelos compositorespara imprimir o espírito musical chorão em peças para piano. Com base nestes recursos, realizamos - como resultado final deste trabalho - o arranjo de dois consagrados choros de Pixinguinha: Desprezado e Um a Zero. A partir de partituras que definem apenas a linha melódica e suas respectivas cifras harmônicas, estes choros foram transcritos para a formação de piano a 4 mãos, refletindo assim diversos elementos repertoriados neste capítuloAbstract: Not informed.MestradoMestre em Artes[s.n.]Martin, Mauricy Matos, 1955-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Alexandre Zamith, 1972-19991999-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf190p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588697ALMEIDA, Alexandre Zamith. Verde e amarelo em preto e branco: as impressões do choro no piano brasileiro. 1999. 190p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588697. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/190721porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T18:40:14Zoai::190721Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T18:40:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro
title Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro
spellingShingle Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro
Almeida, Alexandre Zamith, 1972-
Música para piano
Música popular - Brasil
title_short Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro
title_full Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro
title_fullStr Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro
title_full_unstemmed Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro
title_sort Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro
author Almeida, Alexandre Zamith, 1972-
author_facet Almeida, Alexandre Zamith, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martin, Mauricy Matos, 1955-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Alexandre Zamith, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Música para piano
Música popular - Brasil
topic Música para piano
Música popular - Brasil
description Orientador: Mauricy Matos Martin
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-11-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588697
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Verde e amarelo em preto e branco: as impressões do choro no piano brasileiro. 1999. 190p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588697. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Verde e amarelo em preto e branco: as impressões do choro no piano brasileiro. 1999. 190p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588697. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/190721
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
190p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188835610853376