Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588697 |
Resumo: | Orientador: Mauricy Matos Martin |
id |
UNICAMP-30_eb8b8ab1d927b98f11db24576fa09a7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::190721 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiroMúsica para pianoMúsica popular - BrasilOrientador: Mauricy Matos MartinDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta dissertação aborda as relações entre o choro e o repertório pianístico brasileiro, através de um enfoque analítico sobre aspectos históricos e musicais referentes tanto ao choro quanto ao piano brasileiro. Partindo das origens da música brasileira, este trabalho reconhece, inicialmente, os diversos eventos que contribuíram para o surgimento e desenvolvimento do choro, abordando assuntos como a chegada das danças européias aos salões brasileiros, a formação de gêneros musicais nacionais como o maxixe e o tango brasileiro, o aparecimento dos primeiros grupos de choro e a definição de seu instrumental típico, o perfil social e musical dos primeiros chorões e a consolidação do que hoje reconhecemos como grupo regional. A estreita relação entre o choro e o piano é analisada através do entendimento de aspectos referentes ao citado instrumento e, ao mesmo tempo, decisivos no desenvolvimento não só do choro, mas de toda a música brasileira. São estes aspectos a popularidade que o piano gozou na cidade do Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX à terceira década do século XX, o alto teor social que o instrumento - ao ser tratado como importante meio tanto de entretenimento quanto de afirmação sócio-econômica - assumiu, a importância do piano na divulgação e comercialização de obras musicais e, enfim, a tradição dos chamados pianeiros e seu posicionamento no desenvolvimento da música popular brasileira. Em seu capítulo final, esta dissertação busca reconhecer e, acima de tudo, demonstrar - através de diversos exemplos musicais extraídos do repertório pianístico brasileiro - as principais constâncias musicais do choro transpostas para o piano. Para tanto, tais constâncias foram organizadas em quatro itens - Melodia, Harmonia, Baixos e Ritmo - e demonstradas através de exemplos nos quais pode-se ter uma mostra dos recursos utilizados pelos compositorespara imprimir o espírito musical chorão em peças para piano. Com base nestes recursos, realizamos - como resultado final deste trabalho - o arranjo de dois consagrados choros de Pixinguinha: Desprezado e Um a Zero. A partir de partituras que definem apenas a linha melódica e suas respectivas cifras harmônicas, estes choros foram transcritos para a formação de piano a 4 mãos, refletindo assim diversos elementos repertoriados neste capítuloAbstract: Not informed.MestradoMestre em Artes[s.n.]Martin, Mauricy Matos, 1955-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Alexandre Zamith, 1972-19991999-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf190p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588697ALMEIDA, Alexandre Zamith. Verde e amarelo em preto e branco: as impressões do choro no piano brasileiro. 1999. 190p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588697. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/190721porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T18:40:14Zoai::190721Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T18:40:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro |
title |
Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro |
spellingShingle |
Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro Almeida, Alexandre Zamith, 1972- Música para piano Música popular - Brasil |
title_short |
Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro |
title_full |
Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro |
title_fullStr |
Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro |
title_full_unstemmed |
Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro |
title_sort |
Verde e amarelo em preto e branco : as impressões do choro no piano brasileiro |
author |
Almeida, Alexandre Zamith, 1972- |
author_facet |
Almeida, Alexandre Zamith, 1972- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martin, Mauricy Matos, 1955- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Artes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Alexandre Zamith, 1972- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música para piano Música popular - Brasil |
topic |
Música para piano Música popular - Brasil |
description |
Orientador: Mauricy Matos Martin |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 1999-11-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588697 ALMEIDA, Alexandre Zamith. Verde e amarelo em preto e branco: as impressões do choro no piano brasileiro. 1999. 190p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588697. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) ALMEIDA, Alexandre Zamith. Verde e amarelo em preto e branco: as impressões do choro no piano brasileiro. 1999. 190p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588697. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/190721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 190p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188835610853376 |