Identificação e/ou apagamento do sujeito da lingua materna frente ao processo de ensino de ingles como LE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591274 |
Resumo: | Orientador: Carmen Zink Bolognini |
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Identificação e/ou apagamento do sujeito da lingua materna frente ao processo de ensino de ingles como LELinguística aplicadaAnálise do discursoLíngua inglesa - Estudo e ensinoOrientador: Carmen Zink BologniniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Nosso propósito neste estudo é analisar e compreender, a partir do lugar teórico da Análise do Discurso de linha francesa, a opacidade do processo de ensino/aprendizagem de LI e das relações que nele se dão, numa perspectiva discursiva e, portanto, histórica. Através da análise de formulações postas por alunos de LI e que apresentaram uma relação interdiscursiva com enunciados que compõem chamadas de propagandas de escolas de idiomas, pretendemos descrever e (re)mexer nas relações de identificação e/ou apagamento do sujeito da língua materna frente ao processo de ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Para tanto, procuraremos analisar, primeiramente, como o sujeito, aluno de LI, se posiciona, em seu discurso em relação à LI contraposta à LM e a outras línguas estrangeira e o que significa este desejo de saber a língua do outro (a LI), frente às condições de produção que atuam em nosso meio. O corpus para esse estudo foi constituído por enunciados emitidos por alunos de LI, durante algumas situações ocorridas em sala de aula, e por enunciados formulados por eles como resposta a perguntas de um questionário de avaliação de curso, destinado aos mesmos. Além disso, alguns enunciados divulgados como chamadas de propagandas de escolas de inglês também fazem parte do corpus discursivo desta pesquisa. Tomaremos a posição do analista e realizaremos um recuo pela materialidade da língua, para uma melhor compreensão dos enunciados abordados e da formação discursiva em que o sujeito de linguagem se inscreve para que suas palavras tenham sentido (cf. Orlandi, 1996). Nossas reflexões se fundamentarão no espaço da Análise de Discurso de linha francesa. Dentro desta perspectiva teórica, utilizaremos certos elementos da análise enunciativa, principalmente ao descrevermos os enunciados das propagandas selecionadas, que se dão nos domínios da Semântica Histórica da Enunciação. No desenvolver de nossas análises, percebemos que existe um processo histórico de constituição de uma identidade lingüística, que permite a manutenção das relações históricas e sociais do poder, além de trazer implicações culturais e ideológicas para o sujeito, envolvido no processo de ensino/aprendizagem de inglês como LE. Este processo, por sua vez, parece funcionar no esquecimento, segundo Pêcheux (1975), e acaba por contribuir para a manutenção do lugar, imaginariamente e discursivamente constituído, da LI enquanto privilegiado em relação a outras línguas, além de contribuir para a constituição de uma memória histórica-ideológica da língua inglesa e da língua maternaAbstract: Our purpose in this study is to analyze and understand, from a discursive and historical approach, the opacity of the complex English language learning practice and processo We aim to describe and think over the relations of identification and silence of the mother tongue subject toward this process, through the analysis of some English learners statements, which have shown an interdiscursive relation with statements that compose advertisements for private English schools. In order to do so, we intend, at first, to analyze, through the linguistic materiality, how the English learner subject stands himself/herself toward the English language in opposition to the mother tongue and other foreign languages. Besides, we will try to understand the meaning of the desire for the language of the Other (the English language), taking into account the "production conditions", which play an important role in our environment and influence the construction of the statements to be analyzed. Our corpus is made up of English learners statements, which occurred in the classroom, during different situations. Some other statements built by the learners as responses to a questionnaire, designed to evaluate the course, are also included in this study. Besides that, some selected statements that compose advertisements for private English schools belong to the discursive corpus. According to Orlandi (1996), through a discursive approach we can distance ourselves from an ideological stand, in order to understand the statements described, as well as, the discursive formation in which the subject of the language enrolls himself/herself, so that his/her words have different meanings. Our reflections will be based on the domains of the Discourse Analysis through the French perspective. Some concepts in the field of Historical Semantics of Discourse are also relevant in this study, especially when analyzing how the argumentation is built in the statements that compose the advertisements in the corpus ofthis study. In the experience of working on the analysis, we have realized that there is a historical process responsible for the constitution of the linguistic identity of the subject, and that allows the maintenance of the historical and social relations of power. This same process also brings out cultural and ideological implications to the English leamer subject. Furthermore, the English learning practice and process is a function of the forget fulness, according to Pêcheux (1975), what contributes to the maintenance ofthe English language as a better and standard language compared to others. The distinguished position of the English language in our environment is established discursively and it's due to an imaginary view of English learners toward the target language. Finally, the language learning process ends up constituting historical and ideological memories of the languages (Mother tongue and English language)MestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Bolonhini, Carmen Zink, 1957-Guimarães, EduardoLagazzi, Suzy MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCavallari, Juliana Santana, 1976-20012002-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf119p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591274CAVALLARI, Juliana Santana. Identificação e/ou apagamento do sujeito da lingua materna frente ao processo de ensino de ingles como LE. 2001. 119p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591274. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/223020porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:29:10Zoai::223020Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:29:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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