O processo de construção da aula de segunda lingua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naddeo, Maria Lucia Mercante
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582613
Resumo: Orientador: Eunice R. Henriques
id UNICAMP-30_ed270c8abe448142e15a3f20af3f4731
oai_identifier_str oai::92900
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O processo de construção da aula de segunda linguaLíngua portuguesa - Compêndios para estrangeirosAquisição da segunda linguagemAnálise de interação na educaçãoProfessores e alunosHolismoLinguística aplicadaOrientador: Eunice R. HenriquesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho é um estudo de caso, com quatro sujeitos: duas professoras brasileiras e dois aprendizes de nacionalidade alemã, que estão aprendendo português no Brasil, em situação de imersão. Tomando como base alguns aspectos do emergente paradigma holístico nas ciências, buscamos identificar como os aprendizes se comunicam, na língua-alvo, dentro da sala de aula. Os dados para análise foram coletados através da gravação de aulas em áudio; as duas aulas selecionadas para análise são as que mais apresentam interações que refletem o tipo de cada um dos sujeitos. Assim, a análise de cada aula ocorre de maneira diferente, a fim de verificarmos como se dá o processo de construção da aula de L2 a partir da visão de mundo de cada aprendiz e das experiências que ele vivencia no seu cotidiano.Nosso objetivo neste trabalho é verificar como a interação entre professor e aluno, na aula de segunda língua (ou L2), pode ser facilitada quando o conteúdo programático é estabelecido a partir de vivências pessoais do aprendiz. Os pressupostos teóricos são os seguintes: (1) situação de imersão: o aprendiz de L2, para sobreviver ou para não depender muito da ajuda de outras pessoas, sente necessidade, quase que imediata, de usar' a língua-alvo em situações do dia-a-dia; (2) interação em sala de aula: em aulas individuais, em situação de imersão, prevalece um tipo de interação que se aproxima mais da conversação, já que o papel do professor é diversificado, alternando-se entre estimulador, amigo e, às vezes, até conselheiro (analista); (3) educação holística: tanto o educador quanto o educando são, alternadamente, quem ensina e quem aprende. Em situação de imersão, mesmo antes de o aprendiz adquirir a L2, ele já está vivendo situações do dia-a-dia, as quais observa, a partir de sua visão de mundo. Desta forma, terá, como ponto de referência, a sua própria experiência, em todas as situações novas que irá vivenciar. Daí, a necessidade e a importância de se tomar como base, na aula de L2, a experiência do aprendiz. A partir daí, a interação se constrói, em papéis alternados: aprendiz e mestre são, ambos, locutores e interlocutores. Em outras palavras, ambos são produtores de significadoAbstract: Not informed.MestradoMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Henriques, Eunice Ribeiro, 1945-Weil, PierreSabinson, Eric MitchellUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNaddeo, Maria Lucia Mercante19951995-08-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf108f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582613NADDEO, Maria Lucia Mercante. O processo de construção da aula de segunda lingua. 1995. 108f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582613. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/92900porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:20:35Zoai::92900Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:20:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de construção da aula de segunda lingua
title O processo de construção da aula de segunda lingua
spellingShingle O processo de construção da aula de segunda lingua
Naddeo, Maria Lucia Mercante
Língua portuguesa - Compêndios para estrangeiros
Aquisição da segunda linguagem
Análise de interação na educação
Professores e alunos
Holismo
Linguística aplicada
title_short O processo de construção da aula de segunda lingua
title_full O processo de construção da aula de segunda lingua
title_fullStr O processo de construção da aula de segunda lingua
title_full_unstemmed O processo de construção da aula de segunda lingua
title_sort O processo de construção da aula de segunda lingua
author Naddeo, Maria Lucia Mercante
author_facet Naddeo, Maria Lucia Mercante
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Eunice Ribeiro, 1945-
Weil, Pierre
Sabinson, Eric Mitchell
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Naddeo, Maria Lucia Mercante
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Compêndios para estrangeiros
Aquisição da segunda linguagem
Análise de interação na educação
Professores e alunos
Holismo
Linguística aplicada
topic Língua portuguesa - Compêndios para estrangeiros
Aquisição da segunda linguagem
Análise de interação na educação
Professores e alunos
Holismo
Linguística aplicada
description Orientador: Eunice R. Henriques
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-08-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582613
NADDEO, Maria Lucia Mercante. O processo de construção da aula de segunda lingua. 1995. 108f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582613. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582613
identifier_str_mv NADDEO, Maria Lucia Mercante. O processo de construção da aula de segunda lingua. 1995. 108f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582613. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/92900
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
108f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188777065709568