O processo de construção da aula de segunda lingua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582613 |
Resumo: | Orientador: Eunice R. Henriques |
id |
UNICAMP-30_ed270c8abe448142e15a3f20af3f4731 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::92900 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de construção da aula de segunda linguaLíngua portuguesa - Compêndios para estrangeirosAquisição da segunda linguagemAnálise de interação na educaçãoProfessores e alunosHolismoLinguística aplicadaOrientador: Eunice R. HenriquesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho é um estudo de caso, com quatro sujeitos: duas professoras brasileiras e dois aprendizes de nacionalidade alemã, que estão aprendendo português no Brasil, em situação de imersão. Tomando como base alguns aspectos do emergente paradigma holístico nas ciências, buscamos identificar como os aprendizes se comunicam, na língua-alvo, dentro da sala de aula. Os dados para análise foram coletados através da gravação de aulas em áudio; as duas aulas selecionadas para análise são as que mais apresentam interações que refletem o tipo de cada um dos sujeitos. Assim, a análise de cada aula ocorre de maneira diferente, a fim de verificarmos como se dá o processo de construção da aula de L2 a partir da visão de mundo de cada aprendiz e das experiências que ele vivencia no seu cotidiano.Nosso objetivo neste trabalho é verificar como a interação entre professor e aluno, na aula de segunda língua (ou L2), pode ser facilitada quando o conteúdo programático é estabelecido a partir de vivências pessoais do aprendiz. Os pressupostos teóricos são os seguintes: (1) situação de imersão: o aprendiz de L2, para sobreviver ou para não depender muito da ajuda de outras pessoas, sente necessidade, quase que imediata, de usar' a língua-alvo em situações do dia-a-dia; (2) interação em sala de aula: em aulas individuais, em situação de imersão, prevalece um tipo de interação que se aproxima mais da conversação, já que o papel do professor é diversificado, alternando-se entre estimulador, amigo e, às vezes, até conselheiro (analista); (3) educação holística: tanto o educador quanto o educando são, alternadamente, quem ensina e quem aprende. Em situação de imersão, mesmo antes de o aprendiz adquirir a L2, ele já está vivendo situações do dia-a-dia, as quais observa, a partir de sua visão de mundo. Desta forma, terá, como ponto de referência, a sua própria experiência, em todas as situações novas que irá vivenciar. Daí, a necessidade e a importância de se tomar como base, na aula de L2, a experiência do aprendiz. A partir daí, a interação se constrói, em papéis alternados: aprendiz e mestre são, ambos, locutores e interlocutores. Em outras palavras, ambos são produtores de significadoAbstract: Not informed.MestradoMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Henriques, Eunice Ribeiro, 1945-Weil, PierreSabinson, Eric MitchellUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNaddeo, Maria Lucia Mercante19951995-08-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf108f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582613NADDEO, Maria Lucia Mercante. O processo de construção da aula de segunda lingua. 1995. 108f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582613. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/92900porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:20:35Zoai::92900Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:20:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de construção da aula de segunda lingua |
title |
O processo de construção da aula de segunda lingua |
spellingShingle |
O processo de construção da aula de segunda lingua Naddeo, Maria Lucia Mercante Língua portuguesa - Compêndios para estrangeiros Aquisição da segunda linguagem Análise de interação na educação Professores e alunos Holismo Linguística aplicada |
title_short |
O processo de construção da aula de segunda lingua |
title_full |
O processo de construção da aula de segunda lingua |
title_fullStr |
O processo de construção da aula de segunda lingua |
title_full_unstemmed |
O processo de construção da aula de segunda lingua |
title_sort |
O processo de construção da aula de segunda lingua |
author |
Naddeo, Maria Lucia Mercante |
author_facet |
Naddeo, Maria Lucia Mercante |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henriques, Eunice Ribeiro, 1945- Weil, Pierre Sabinson, Eric Mitchell Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Naddeo, Maria Lucia Mercante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Compêndios para estrangeiros Aquisição da segunda linguagem Análise de interação na educação Professores e alunos Holismo Linguística aplicada |
topic |
Língua portuguesa - Compêndios para estrangeiros Aquisição da segunda linguagem Análise de interação na educação Professores e alunos Holismo Linguística aplicada |
description |
Orientador: Eunice R. Henriques |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 1995-08-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582613 NADDEO, Maria Lucia Mercante. O processo de construção da aula de segunda lingua. 1995. 108f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582613. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582613 |
identifier_str_mv |
NADDEO, Maria Lucia Mercante. O processo de construção da aula de segunda lingua. 1995. 108f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582613. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/92900 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 108f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188777065709568 |