Fale com ele : um estudo neurolinguistico do autismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602562 |
Resumo: | Orientador: Maria Irma Hadler Coudry |
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Fale com ele : um estudo neurolinguistico do autismoSpeak to him : a neurolinguistic study of autismAutismoLinguagemNeurolinguísticaFonoaudiologiaAutismLanguageNeurolinguisticOrientador: Maria Irma Hadler CoudryDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O estudo realizado consiste na análise do trabalho lingüístico de LJ, um menino de 10 anos, portador de autismo infantil, em acompanhamento longitudinal fonoaudiológico sob a perspectiva da Neurolinguística Discursiva (ND) que recobre tanto a prática clínica quanto a teorização sobre a linguagem e, em particular, sobre o autismo. A partir da incorporação do estudo neuropsicológico de Luria, dos textos neurológicos freudianos, ¿A Afasia¿ de 1891 e ¿Projeto para uma Psicologia Científica¿, de de 1895, da teoria interacionista de De Lemos que descreve o processo de subjetivação do sujeito na estrutura que se presentificam a língua, o outro, e a criança a vir a se tornar falante; pretende-se focalizar as relações que LJ estabelece entre língua e fala e língua e discurso. Tomando-se, então, essa concepção de linguagem que abrange a entrada e a permanência da criança na linguagem e o vínculo desta com os os processos de percepção, corpo, memória, pensamento, que se constituem na/pela linguagem, o ponto crucial desta dissertação é responder, dentro do possível: Como LJ habita a linguagem?Abstract: This study consists in linguistical work analysis of LJ, a 10 year old autist boy, this has been made based on a longitudinal view guided by a speech terapist under the perspective of the discussive neurolinguistic, that it in such a way recovers the practical clinic as much as the theory of the language and, in particular, on the autism Taking Luria¿s neuropsychological study, Freud¿s texts ¿ Aphasia¿ 1891 and ¿ Project for a Scientific Psycholo1gy¿ 1895, and De lemos interactionist theory that describes the process of the children becoming subject-speaker, it intents to focus on the relations between LJ language and speech and language and discourse. Taking this language conception that enbraces the entrance and the permanence of the children on the language and the ties of the language with the processes such as: perception, body, memory and thought, that constitute on/by the language. The crucial point of this dissertation is to answer: How does LJ habitates the language?MestradoLingüísticaMestre em Linguística[s.n.]Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-Caneppele, AlessandraLeite, Nina Virginia de AraújoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBordin, Sonia Sellin, 1958-20062006-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf129p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602562BORDIN, Sonia Sellin. Fale com ele: um estudo neurolinguistico do autismo. 2006. 129p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602562. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366895porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:30:58Zoai::366895Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:30:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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