Características da gestão em escolas com diferentes desempenhos dos alunos na rede municipal de Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tizzei, Paula Pondian
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615557
Resumo: Orientador: Maria Márcia Sigrist Malavasi
id UNICAMP-30_ed99877247c8eb704778d47cb2f9d080
oai_identifier_str oai::797409
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Características da gestão em escolas com diferentes desempenhos dos alunos na rede municipal de CampinasManagement characteristics of publica schools from Campinas with different students' performanceEscolas - Organização e administraçãoDesempenhoAvaliação escolarSchool managementPerformanceAssessmentOrientador: Maria Márcia Sigrist MalavasiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A Educação atualmente é objeto de estudo de diversas áreas de pesquisa por toda a complexidade que a envolve. Conceber a Educação de forma crítica é fundamental para conhecer a sociedade contemporânea em seus diferentes aspectos sociais, econômicos e políticos. Para contribuir com o entendimento do fenômeno educativo esta pesquisa procurou estudar as características da gestão em escolas da rede municipal de Campinas que obtiveram resultados diametralmente opostos na avaliação GERES/Campinas. Para isso, foram selecionadas quatro escolas da rede, sendo duas com maior desempenho e duas com menor desempenho na referida avaliação e, a partir daí, analisadas as características da gestão em cada uma delas. A natureza qualitativa da pesquisa justifica a utilização da metodologia adotada, que contou com visitas de observação, aplicação de questionários com professores e funcionários e entrevistas com gestores e professores. Com o intuito de ir além da perspectiva que considera a escola apenas como reprodutora das desigualdades sociais, esta pesquisa procura mostrar também quais fatores intra-escolares, sobretudo relacionados à gestão, podem contribuir ou prejudicar o processo educativo dos seus alunos, apesar do contexto socioeconômico desfavorável em que vivem. Destacamos, portanto, ao final da pesquisa, algumas características importantes na gestão de cada escola tais como: relacionamento interpessoal, tempo de permanência, estabilidade das equipes gestora e docente na escola cujos alunos têm desempenhos diferenciados.Abstract: Education is currently the object of study in various areas of research by all the complexity that surrounds it. To devise Education in a critical way is fundamental to know contemporary society in its different social, economic, and political aspects. In order to contribute to the understanding of the educational phenomenon, this research focused on the management characteristics of public schools in Campinas which have diametrically opposite results in GERES/Campinas assessment. Thus, four schools were selected, two with high performance and two with low perfomance on the GERES/Campinas assessment and, thereafter, analyzed the management characteristics in each. The qualitative nature of this research justifies the adopted methodology, which included observation visits, questionnaires with teachers and staff and interviews with administrators and teachers. Aiming to go beyond the perspective that considers the school just as a reproducer of social inequality, this research also attempts to show what factors of each school, especially related to management, can help or hinder the educational process of their students, despite the socioeconomic context unfavorable in which they live. We emphasize, therefore, at the end of the study, some important characteristics in the management of each school such as: interpersonal relationships, permanence time, stability of teachers and managing team in the school whose students have different performance results.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-Freitas, Luiz Carlos deBoas, Benigna Maria de Freitas VillasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTizzei, Paula Pondian2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf91f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615557TIZZEI, Paula Pondian. Características da gestão em escolas com diferentes desempenhos dos alunos na rede municipal de Campinas. 2011. 91f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615557. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797409porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:17:58Zoai::797409Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:17:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Características da gestão em escolas com diferentes desempenhos dos alunos na rede municipal de Campinas
Management characteristics of publica schools from Campinas with different students' performance
title Características da gestão em escolas com diferentes desempenhos dos alunos na rede municipal de Campinas
spellingShingle Características da gestão em escolas com diferentes desempenhos dos alunos na rede municipal de Campinas
Tizzei, Paula Pondian
Escolas - Organização e administração
Desempenho
Avaliação escolar
School management
Performance
Assessment
title_short Características da gestão em escolas com diferentes desempenhos dos alunos na rede municipal de Campinas
title_full Características da gestão em escolas com diferentes desempenhos dos alunos na rede municipal de Campinas
title_fullStr Características da gestão em escolas com diferentes desempenhos dos alunos na rede municipal de Campinas
title_full_unstemmed Características da gestão em escolas com diferentes desempenhos dos alunos na rede municipal de Campinas
title_sort Características da gestão em escolas com diferentes desempenhos dos alunos na rede municipal de Campinas
author Tizzei, Paula Pondian
author_facet Tizzei, Paula Pondian
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-
Freitas, Luiz Carlos de
Boas, Benigna Maria de Freitas Villas
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tizzei, Paula Pondian
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Desempenho
Avaliação escolar
School management
Performance
Assessment
topic Escolas - Organização e administração
Desempenho
Avaliação escolar
School management
Performance
Assessment
description Orientador: Maria Márcia Sigrist Malavasi
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615557
TIZZEI, Paula Pondian. Características da gestão em escolas com diferentes desempenhos dos alunos na rede municipal de Campinas. 2011. 91f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615557. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615557
identifier_str_mv TIZZEI, Paula Pondian. Características da gestão em escolas com diferentes desempenhos dos alunos na rede municipal de Campinas. 2011. 91f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615557. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797409
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
91f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189056007897088