Proposta de instrumento para avaliação do desempenho dos gestores das escolas técnicas estaduais em Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, José Roberto Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18144
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo construir instrumento para a avaliação do desempenho dos gestores das escolas técnicas estaduais em Pernambuco. Para a realização da pesquisa foram utilizados diversos procedimentos metodológicos. Inicialmente realizou-se o levantamento de instrumentos de avaliação de desempenho de gestor escolar em todas as Secretarias de Educação Estaduais e do Distrito Federal. Os dois instrumentos encontrados foram analisados e comparados com a legislação em vigor no Estado de Pernambuco. Conjuntamente com a literatura da área, neste momento construía-se a primeira versão do instrumento. Para a análise semântica, o instrumento foi submetido a sete juízes, doutores, com experiência acadêmica e prática no tema. Baseado nesses resultados elabora-se a segunda versão do instrumento, sendo submetido à pré-teste, para validação. Nesta fase, participaram três gestores escolares das escolas técnicas estaduais de Pernambuco, sugerindo quatro alterações, sendo apenas uma delas acrescida na versão final do instrumento. Este foi aplicado a todos os 27 gestores escolares das escolas técnicas, que estão distribuídas em 22 municípios pernambucanos. Os resultados da auto avaliação dos gestores tiveram seus dados analisados e finalmente apresenta-se uma proposta de instrumento para avaliação do desempenho do gestor escolar das escolas técnicas estaduais de Pernambuco. Recomenda-se que a avaliação seja realizada por múltiplas fontes (360º) e a aplicação do instrumento por técnicos da Secretaria de Educação ou das Gerências Regionais de Educação, a fim de observar in loco todas as informações prestadas pelo Gestor. E que sejam realizadas campanhas de conscientização da relevância do processo de avaliação de desempenho.
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Baseado nesses resultados elabora-se a segunda versão do instrumento, sendo submetido à pré-teste, para validação. Nesta fase, participaram três gestores escolares das escolas técnicas estaduais de Pernambuco, sugerindo quatro alterações, sendo apenas uma delas acrescida na versão final do instrumento. Este foi aplicado a todos os 27 gestores escolares das escolas técnicas, que estão distribuídas em 22 municípios pernambucanos. Os resultados da auto avaliação dos gestores tiveram seus dados analisados e finalmente apresenta-se uma proposta de instrumento para avaliação do desempenho do gestor escolar das escolas técnicas estaduais de Pernambuco. Recomenda-se que a avaliação seja realizada por múltiplas fontes (360º) e a aplicação do instrumento por técnicos da Secretaria de Educação ou das Gerências Regionais de Educação, a fim de observar in loco todas as informações prestadas pelo Gestor. E que sejam realizadas campanhas de conscientização da relevância do processo de avaliação de desempenho.This essay aims to build a tool for assessing the performance of managers of state technical schools in Pernambuco. For the research, several methodological procedures were used. Initially it carried out the survey instruments for evaluating school management performance in all State Education Departments and the Federal District. The two found instruments were analyzed and compared with the relevant legislation of the State of Pernambuco. Together with the literature of the area, the first version of the instrument was built. For the semantic analysis, the instrument was subjected to seven judges, doctors with academics experiences and practical in the subject. Based on these results, it designed a second version of the instrument. It having undergone pre-test for instrument validation. At this stage, we attended three school managers PE, suggesting four amendments, and only one of them added in the final version of the instrument. The instrument was administered to all 27 school managers of technical schools, which are distributed in 22 municipalities of Pernambuco. The results of this self assessment of managers were analyzed and finally presents a proposed tool for evaluating the accomplishment of the school manager of the State of Pernambuco. It is recommended that the evaluation is performed by multiple sources (360) and the application of the instrument by technicians from the Department of Education or the Regional Offices of Education, in order to observe in situ all the information provided by the Manager. And that awareness campaigns are carried out the relevance of the performance evaluation process.Submitted by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2015-10-19T19:12:26Z No. of bitstreams: 1 Miranda, José Roberto Lima.pdf: 3153522 bytes, checksum: 7fdfd14b6ce1fd4c1250aafb30502ed0 (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2015-10-19T21:43:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Miranda, José Roberto Lima.pdf: 3153522 bytes, checksum: 7fdfd14b6ce1fd4c1250aafb30502ed0 (MD5)Made available in DSpace on 2015-10-19T21:43:37Z (GMT). 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