Estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de estudantes dos cursos de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616618 |
Resumo: | Orientador: Evely Boruchovitch |
id |
UNICAMP-30_edc39cf2f8d3656fb43c52d48db75c1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::837880 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de estudantes dos cursos de formação de professoresLearning and emotional regulation strategies in training courses studentsEstratégias cognitivasMetacogniçãoAuto-regulação emocionalPsicologia cognitivaFormação de professoresCognitive strategiesMetacognitionEmotional egulationCognitive psychologyTeacher training.Orientador: Evely BoruchovitchDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: As estratégias de aprendizagem e as de regulação emocional são importantes para a autorregulação acadêmica, pois proporcionam ao estudante possibilidades de consciência e de controle de seu pensamento, bem como seu estado afetivo. Tendo como referencial teórico a Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação, o objetivo desta pesquisa foi descrever as estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de 298 estudantes, de variadas idades, de ambos os sexos e de diferentes anos do curso de Pedagogia de universidades públicas brasileiras. Buscou-se também identificar possíveis relações entre as variáveis estudadas. Os dados foram coletados por meio de questões abertas e por duas escalas do tipo Likert, uma para avaliar as estratégias de aprendizagem e a outra, para a regulação emocional. Os dados objetivos foram analisados quantitativamente mediante procedimentos de estatística descritiva e inferencial, ao passo que as questões abertas foram estudadas qualitativamente, por meio da análise categorial. Os resultados apontam que os universitários relataram fazer uso de estratégias de aprendizagem e de regulação emocional. Quanto às estratégias de aprendizagem, os estudantes afirmaram utilizar, em sua rotina de estudos, estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas, no entanto também mencionaram usar estratégias prejudiciais ao seu processo de aprender. No que se refere à regulação emocional, os participantes citaram empregar estratégias apropriadas para o controle das suas emoções. Os dados ainda mostram que as mulheres são mais estratégicas que os homens e que os estudantes mais velhos afirmam empregar mais estratégias de aprendizagem e de regulação emocional que seus colegas mais jovens. Frente ao reduzido número de estudos nacionais que investigam as estratégias de aprendizagem e as estratégias de regulação emocional nos cursos de formação de professores, tem-se a expectativa de que as informações obtidas nesta pesquisa possam contribuir para a melhor compreensão da relação entre essas variáveis e que os resultados encontrados possam se tornar úteis para os cursos de Pedagogia, rumo à formação de futuros docentes mais estratégicos e autorregulados.Abstract: Learning and emotional regulation strategies are important for academic self-regulation, because they give to the student an opportunity be conscious and to control their thinking and their emotional state. The theorethical reference to this search was Cognitive Psychology based on the Theory of Information Processing and the aim was to describe learning and emotional regulation strategies of 298 varying ages, both genders students at different years of Brazilian Education College Faculties of in public universities. One aimed also to identify the possible relationship between the studied variables. Data collection used open questions and two Likert scales, one to evaluate learning strategies and another to emotional regulation. Objective data were analyzed by descriptive and inferential statistic procedures and open questions had a qualitative study by content analysis. Results show that the university students reported making use of learning and emotional regulation strategies. Concerning to the first one, they reported to use, in their study routine, cognitive and metacognitive learning strategies but they mentioned also to use strategies that that impair their learning process. They also reported to use appropriated strategies to control their emotions. Data show that women are more strategic than men and the older students seem to apply more strategies than the younger fellows. Due to the reduced number of national studies that investigate learning and emotional regulation strategies in teachers training courses it is expected that the information obtained in this research may contribute to the better comprehension of the relationship between these variables as well these results may be useful to Education courses in order to train more strategic and self regulated future teachers.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Bariani, Isabel Cristina DibFini, Lucila Diehl TolaineUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBortoletto, Denise2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf171 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616618BORTOLETTO, Denise. Estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de estudantes dos cursos de formação de professores. 2011. 171 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616618. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/837880porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:27:09Zoai::837880Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:27:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de estudantes dos cursos de formação de professores Learning and emotional regulation strategies in training courses students |
title |
Estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de estudantes dos cursos de formação de professores |
spellingShingle |
Estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de estudantes dos cursos de formação de professores Bortoletto, Denise Estratégias cognitivas Metacognição Auto-regulação emocional Psicologia cognitiva Formação de professores Cognitive strategies Metacognition Emotional egulation Cognitive psychology Teacher training. |
title_short |
Estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de estudantes dos cursos de formação de professores |
title_full |
Estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de estudantes dos cursos de formação de professores |
title_fullStr |
Estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de estudantes dos cursos de formação de professores |
title_full_unstemmed |
Estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de estudantes dos cursos de formação de professores |
title_sort |
Estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de estudantes dos cursos de formação de professores |
author |
Bortoletto, Denise |
author_facet |
Bortoletto, Denise |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Boruchovitch, Evely, 1961- Bariani, Isabel Cristina Dib Fini, Lucila Diehl Tolaine Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortoletto, Denise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias cognitivas Metacognição Auto-regulação emocional Psicologia cognitiva Formação de professores Cognitive strategies Metacognition Emotional egulation Cognitive psychology Teacher training. |
topic |
Estratégias cognitivas Metacognição Auto-regulação emocional Psicologia cognitiva Formação de professores Cognitive strategies Metacognition Emotional egulation Cognitive psychology Teacher training. |
description |
Orientador: Evely Boruchovitch |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616618 BORTOLETTO, Denise. Estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de estudantes dos cursos de formação de professores. 2011. 171 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616618. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616618 |
identifier_str_mv |
BORTOLETTO, Denise. Estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de estudantes dos cursos de formação de professores. 2011. 171 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616618. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/837880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 171 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189065734488064 |