"Onde queres bandido, sou herói" : o enquadramento da celebridade criminosa no Brasil, 1926 - 1964
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641787 |
Resumo: | Orientador: Silvana Barbosa Rubino |
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"Onde queres bandido, sou herói" : o enquadramento da celebridade criminosa no Brasil, 1926 - 1964"If you want a bandit, I will be a hero" : the framing of criminal celebrity in Brazil, 1926 - 1964CelebridadesCrimeFotografiaCelebritiesCrimePhotographyVisualityOrientador: Silvana Barbosa RubinoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: O fascínio que o crime e os criminosos exerceram sobre o público é fato reconhecidamente antigo e comum. Partindo desta premissa, a tese apresenta uma análise do fenômeno da celebrização de bandidos no Brasil, priorizando a dimensão visual das narrativas, aquela em que se compreende a produção de imagens como artefatos que têm potencialidade de provocar efeitos, seja no ato mesmo de sua produção e no alcance da circulação, ou a partir da forma de seu consumo e demanda. Com isso, a celebridade atrelada à transgressão seria um dos efeitos da circulação de fotografias de bandidos nos jornais, a princípio, no formato mug shot, e depois, nas diversas variações produzidas pelo fotojornalismo policial. Nesse sentido, o circuito de produção da fotografia policial e de imprensa e as transformações do olhar do espectador, entendidos como as pontas de um mesmo processo, são considerados agentes fundamentais na construção da fama de bandidos. Para conduzir a análise, foram consideradas três trajetórias criminosas no Brasil, em que a atuação do bandido foi elevada ao status de saga, de celebridade e até de mito. Ou seja, trajetórias em que os crimes se misturaram a um tipo de narrativa nos jornais – sobretudo - em que se construiu a fama e se conferiu ao retrato do bandido a característica de um produto de consumo de massas em diferentes contextos brasileiros. São eles: Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião (1900 – 1938), Antonio Rossini, o Promessinha (1938 -?) e Manoel Moreira, o Cara de Cavalo (1941 – 1964)Abstract: The fascination that crime and criminals have over the public is an admittedly old and common fact. Based on that premise, this thesis presents an analysis of the phenomenon of the celebration of bandits in Brazil, prioritizing the narrative’s visual dimension, the production of images as artifacts that have the power to cause effects, whether regarding the production of images and its reach of circulation or its consumption and demand. Therefore, the celebrization linked to transgression can be one of the effects of the bandits’ photographs’ circulation in newspapers, at first, in mug shots, and then, in other formats produced by the police photojournalism. In that sense, the circuit of production of police and press photography and the transformations of the spectators’ gaze, seen as two ends of the same process, are considered fundamental agents to the construction of the bandit’s fame. To guide this analysis, three brazilian criminal journeys were considered, in which the bandits’ acts were elevated to a saga, celebrity or myth status. In other words, these journeys were mixed with a certain type of narrative in newspapers – mainly – in which the fame was constructed and granted the bandit’s portrait the characteristics of a mass consumption product in different contexts of Brazil. They are: Virgulino Ferreira da Silva, also known as Lampião (1900 – 1938), Antonio Rossini, also known as Promessinha (1938 - ?) e Manoel Moreira, also known as Cara de Cavalo (1941 – 1964)DoutoradoPolítica, Memória e CidadeDoutora em HistóriaCNPQ141845/2018-0[s.n.]Rubino, Silvana, 1959-Schiavinatto, Iara LísEssus, Ana Maria Mauad de Sousa AndradeTorcado, Carlos Eduardo MartinsFrança, Vera Regina VeigaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSusin, Ivânia Valim, 1984-20212021-05-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (293 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641787SUSIN, Ivânia Valim. "Onde queres bandido, sou herói": o enquadramento da celebridade criminosa no Brasil, 1926 - 1964. 2021. 1 recurso online (293 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641787. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165939Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-21T16:49:59Zoai::1165939Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-21T16:49:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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