A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guido, Lucia de Fatima Estevinho
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584254
Resumo: Orientador: Rosalia Maria Ribeiro de Aragão
id UNICAMP-30_ef25ed5efda25568bc3e01b3f4c21854
oai_identifier_str oai::114004
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciaisCiências - MetodologiaEnsino de primeiro grauOrientador: Rosalia Maria Ribeiro de AragãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente dissertação tem como tema central a Evolução Conceitual da Prática Pedagógica do professor de Ciências das séries iniciais. O termo evolução revela as transformações ocorridas na prática pedagógica do professor ao longo do desenvolvimento deste trabalho. Nossa intenção não era apenas constatar o que acontece nas aulas de Ciências dessas séries, mas ajudar o professor a construir um projeto pedagógico para as aulas de Ciências. Nesse sentido optamos pela pesquisa-ação, vendo nela a possibilidade de transformação, de desenvolvimento profissional do professor. A pesquisa foi realizada em uma 4a série do 10 grau a partir de um diagnóstico da prática docente para subsequentemente traçarmos caminhos para o desenvolvimento do projeto pedagógico. Durante esse desenvolvimento acompanhamos todas as aulas que o professor dedicava ao ensino de Ciências, registrando em diário de campo e em gravações em fita cassete os acontecimentos da sala de aula. Esses registros orientavam as reuniões realizadas entre o pesquisador e o professor, e serviam de ponto de apoio para a preparação das aulas subsequentes. Assim, muitas vezes, o professor assumia o papel de pesquisador e a pesquisadora o papel de professora. O trabalho é concluído com uma reflexão a respeito de como o professor e os alunos foram percebendo e incorporando uma nova abordagem de ensinoAbstract: This study is concerned to the Conceptual Evolution in Teaching Practice of Science teachers in elementary school. The term evo/ution reveals the progressive that happened in the teacher' teaching practice throughout the development of this work. Our purpose was not verify only what happens in Science classes in elementary school, but also help teachers building up a pedagogical project for such classes. On that purpose, we have chosen the action-research metodological aspects, as they seem to us being the possibility that leads teachers to professional development and change. This research was carried out in the fourth grade of elementary school and, flfst of alI, we performed a diagnosis in order to outline ways to develop the pedagogical project. During such development, we followed up alI the lessons that the teacher dedicated to Primary Science teaching, recording everything happening in the classroom by means of field notes and audiocassette tapes. Such recordings guided the meetings held between the researcher and the teacher and were used as a reference for the preparation of the following lessons. During the teaching process, the teacher often played the researcher's role and vice-versa. The work is brought to a conclusion with a reflexion concerning how teachers and students were able to notice and incorporate a new teaching approachMestradoMetodologia do EnsinoMestre em Educação[s.n.]Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuido, Lucia de Fatima Estevinho19961997-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf193f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584254GUIDO, Lucia de Fatima Estevinho. A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais. 1996. 193f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584254. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114004porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:32:34Zoai::114004Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:32:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais
title A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais
spellingShingle A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais
Guido, Lucia de Fatima Estevinho
Ciências - Metodologia
Ensino de primeiro grau
title_short A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais
title_full A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais
title_fullStr A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais
title_full_unstemmed A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais
title_sort A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais
author Guido, Lucia de Fatima Estevinho
author_facet Guido, Lucia de Fatima Estevinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Guido, Lucia de Fatima Estevinho
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências - Metodologia
Ensino de primeiro grau
topic Ciências - Metodologia
Ensino de primeiro grau
description Orientador: Rosalia Maria Ribeiro de Aragão
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1997-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584254
GUIDO, Lucia de Fatima Estevinho. A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais. 1996. 193f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584254. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584254
identifier_str_mv GUIDO, Lucia de Fatima Estevinho. A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais. 1996. 193f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584254. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
193f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188793243140096