A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584254 |
Resumo: | Orientador: Rosalia Maria Ribeiro de Aragão |
id |
UNICAMP-30_ef25ed5efda25568bc3e01b3f4c21854 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::114004 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciaisCiências - MetodologiaEnsino de primeiro grauOrientador: Rosalia Maria Ribeiro de AragãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente dissertação tem como tema central a Evolução Conceitual da Prática Pedagógica do professor de Ciências das séries iniciais. O termo evolução revela as transformações ocorridas na prática pedagógica do professor ao longo do desenvolvimento deste trabalho. Nossa intenção não era apenas constatar o que acontece nas aulas de Ciências dessas séries, mas ajudar o professor a construir um projeto pedagógico para as aulas de Ciências. Nesse sentido optamos pela pesquisa-ação, vendo nela a possibilidade de transformação, de desenvolvimento profissional do professor. A pesquisa foi realizada em uma 4a série do 10 grau a partir de um diagnóstico da prática docente para subsequentemente traçarmos caminhos para o desenvolvimento do projeto pedagógico. Durante esse desenvolvimento acompanhamos todas as aulas que o professor dedicava ao ensino de Ciências, registrando em diário de campo e em gravações em fita cassete os acontecimentos da sala de aula. Esses registros orientavam as reuniões realizadas entre o pesquisador e o professor, e serviam de ponto de apoio para a preparação das aulas subsequentes. Assim, muitas vezes, o professor assumia o papel de pesquisador e a pesquisadora o papel de professora. O trabalho é concluído com uma reflexão a respeito de como o professor e os alunos foram percebendo e incorporando uma nova abordagem de ensinoAbstract: This study is concerned to the Conceptual Evolution in Teaching Practice of Science teachers in elementary school. The term evo/ution reveals the progressive that happened in the teacher' teaching practice throughout the development of this work. Our purpose was not verify only what happens in Science classes in elementary school, but also help teachers building up a pedagogical project for such classes. On that purpose, we have chosen the action-research metodological aspects, as they seem to us being the possibility that leads teachers to professional development and change. This research was carried out in the fourth grade of elementary school and, flfst of alI, we performed a diagnosis in order to outline ways to develop the pedagogical project. During such development, we followed up alI the lessons that the teacher dedicated to Primary Science teaching, recording everything happening in the classroom by means of field notes and audiocassette tapes. Such recordings guided the meetings held between the researcher and the teacher and were used as a reference for the preparation of the following lessons. During the teaching process, the teacher often played the researcher's role and vice-versa. The work is brought to a conclusion with a reflexion concerning how teachers and students were able to notice and incorporate a new teaching approachMestradoMetodologia do EnsinoMestre em Educação[s.n.]Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuido, Lucia de Fatima Estevinho19961997-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf193f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584254GUIDO, Lucia de Fatima Estevinho. A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais. 1996. 193f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584254. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114004porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:32:34Zoai::114004Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:32:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais |
title |
A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais |
spellingShingle |
A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais Guido, Lucia de Fatima Estevinho Ciências - Metodologia Ensino de primeiro grau |
title_short |
A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais |
title_full |
A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais |
title_fullStr |
A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais |
title_full_unstemmed |
A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais |
title_sort |
A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais |
author |
Guido, Lucia de Fatima Estevinho |
author_facet |
Guido, Lucia de Fatima Estevinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guido, Lucia de Fatima Estevinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências - Metodologia Ensino de primeiro grau |
topic |
Ciências - Metodologia Ensino de primeiro grau |
description |
Orientador: Rosalia Maria Ribeiro de Aragão |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996 1997-02-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584254 GUIDO, Lucia de Fatima Estevinho. A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais. 1996. 193f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584254. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584254 |
identifier_str_mv |
GUIDO, Lucia de Fatima Estevinho. A evolução conceitual na pratica pedagogica do professor de ciencias das series iniciais. 1996. 193f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584254. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 193f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188793243140096 |