Na escola, nas redes, nas ruas : "meu negócio é rolezar"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vetorazo, Francisca Helena Gonçalves, 1966-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12081
Resumo: Orientador: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery
id UNICAMP-30_ef2a2f25f2dedc02343fe0fb7a60e900
oai_identifier_str oai::1346308
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Na escola, nas redes, nas ruas : "meu negócio é rolezar"At School, in the networks, on the streets : "my think is rolezar"EscolasEstudantesEspaço fisico da escolaEspaço virtualPlataforma digitalSchoolsPhysical spacesStudentsVirtual spaceDigital platformOrientador: Helena Maria Sant'Ana Sampaio AnderyTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo busca compreender como se dão as imbricações entre os espaços físicos e os espaços virtuais frequentados por estudantes do ensino médio de uma escola pública no interior do estado de São Paulo. O argumento que estrutura a tese é de que as questões de raça/cor, classe social, gênero e sexualidades, mobilizadas pelos estudantes durante seus deslocamentos nos espaços físicos e virtuais, dentro da escola e fora dela, produzem trajetos e repertórios que, ao serem articulados pelos jovens - nos espaços físicos e nos espaços virtuais - forjam espaços emaranhados. A noção de espaços emaranhados está relacionada à expressão "tudo junto e misturado", amplamente disseminada nas mídias e de uso recorrente entre os estudantes para falar sobre os usos que fazem das redes sociais virtuais. A metodologia da pesquisa é caracterizada pelo uso de diferentes estratégias e ferramentas: grupo focal, entrevistas estruturadas e semiestruturadas e questionários. Inspirada na máxima "seguir os atores" (LATOUR, 2012), a etnografia foi realizada ao longo de quatro anos nos espaços físicos e nos espaços virtuais frequentados pelos estudantes. Na observação participante que realizei nos deslocamentos dos estudantes, identifiquei quatro estudantes que, por suas formas de atuação nas redes sociais e na escola, chamam para si a articulação de diferentes trajetos e repertórios. A análise, empreendida em diálogo com diferentes referenciais teóricos, mostra que a atuação dos estudantes na plataformas digitais é, em grande parte, motivada pelos vínculos que eles mantêm nos espaços físicos e nos espaços virtuaisAbstract: This study aims to understand the interweaving of physical and virtual spaces frequented by high school students at a public school in the state of São Paulo. The argument that structures the thesis is that issues of race/color, social class, gender, and sexualities mobilized by students during their movements in physical and virtual spaces, within and outside the school, produce trajectories and repertoires that, when articulated by young people in physical and virtual spaces, create entangled spaces. The notion of entangled spaces is related to the expression "all mixed up," widely disseminated in the media and commonly used by students to talk about their use of virtual social networks. The research methodology is characterized by the use of different strategies and tools: focus groups, structured and semi-structured interviews, and questionnaires. Inspired by the maxim "follow the actors" (LATOUR, 2012), the ethnography was conducted over four years in physical and virtual spaces frequented by students. Through participant observation during students' movements, I identified four students who, through their actions in social networks and at school, take on the articulation of different trajectories and repertoires. The analysis, undertaken in dialogue with different theoretical references, shows that students' activities on digital platforms are largely motivated by the links they maintain in physical and virtual spacesDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Sampaio, Helena Maria Sant'Ana, 1961-Medaets, Chantal VictóriaDebert, Guita GrinMagnani, José Guilherme CantorPereira, Alexandre BarbosaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVetorazo, Francisca Helena Gonçalves, 1966-20232023-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (180 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/12081VETORAZO, Francisca Helena Gonçalves. Na escola, nas redes, nas ruas: "meu negócio é rolezar". 2023. 1 recurso online (180 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12081. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1346308porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-31T14:05:04Zoai::1346308Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-08-31T14:05:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Na escola, nas redes, nas ruas : "meu negócio é rolezar"
At School, in the networks, on the streets : "my think is rolezar"
title Na escola, nas redes, nas ruas : "meu negócio é rolezar"
spellingShingle Na escola, nas redes, nas ruas : "meu negócio é rolezar"
Vetorazo, Francisca Helena Gonçalves, 1966-
Escolas
Estudantes
Espaço fisico da escola
Espaço virtual
Plataforma digital
Schools
Physical spaces
Students
Virtual space
Digital platform
title_short Na escola, nas redes, nas ruas : "meu negócio é rolezar"
title_full Na escola, nas redes, nas ruas : "meu negócio é rolezar"
title_fullStr Na escola, nas redes, nas ruas : "meu negócio é rolezar"
title_full_unstemmed Na escola, nas redes, nas ruas : "meu negócio é rolezar"
title_sort Na escola, nas redes, nas ruas : "meu negócio é rolezar"
author Vetorazo, Francisca Helena Gonçalves, 1966-
author_facet Vetorazo, Francisca Helena Gonçalves, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio, Helena Maria Sant'Ana, 1961-
Medaets, Chantal Victória
Debert, Guita Grin
Magnani, José Guilherme Cantor
Pereira, Alexandre Barbosa
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vetorazo, Francisca Helena Gonçalves, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas
Estudantes
Espaço fisico da escola
Espaço virtual
Plataforma digital
Schools
Physical spaces
Students
Virtual space
Digital platform
topic Escolas
Estudantes
Espaço fisico da escola
Espaço virtual
Plataforma digital
Schools
Physical spaces
Students
Virtual space
Digital platform
description Orientador: Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-03-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12081
VETORAZO, Francisca Helena Gonçalves. Na escola, nas redes, nas ruas: "meu negócio é rolezar". 2023. 1 recurso online (180 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12081. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12081
identifier_str_mv VETORAZO, Francisca Helena Gonçalves. Na escola, nas redes, nas ruas: "meu negócio é rolezar". 2023. 1 recurso online (180 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12081. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1346308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (180 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189192108867584