A comicidade no contexto linguístico escolar : quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Ilka de Oliveira, 1976-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613463
Resumo: Orientador: Maria José Rodrigues Faria Coracini
id UNICAMP-30_f03d4769a1627c656d5c512a7f8905f6
oai_identifier_str oai::778405
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A comicidade no contexto linguístico escolar : quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeiraThe comicity in the school linguistic context : comics in the handbooks of English as a foreign languageComicidadeLivros didaticos - Lingua inglesaHistórias em quadrinhos - HumorLingua inglesa - EnsinoDiscurso didático-pedagógicoComicityHandbooks of English LanguageComicsEnglish Language - TeachingOrientador: Maria José Rodrigues Faria CoraciniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Ancorados na perspectiva da Análise de Discurso, na interface com a psicanálise freudiana e a Desconstrução, nosso objetivo, neste estudo, foi analisar os modos de abordagem do humor por Livros Didáticos de inglês como LE. A pesquisa permitiu-nos compreender o modo de tratamento do humor e a concepção de ensino de língua que emergem das práticas didático-pedagógicas com base em quadrinhos e da sua (dis)posição nos livros didáticos de inglês pesquisados. O corpus da pesquisa se constituiu de seis Livros Didáticos de inglês como LE, adotados por professores de inglês de escolas públicas que compreendem as cidades de Campinas e região. Nosso pressuposto era o de que, embora constituídos de uma gama diversificada de textos que representam diferentes discursividades, os LDs, mais precisamente o tipo de sua abordagem, tendem a homogeneizar os textos dos quais se apropriam. Diante disso, formulamos a hipótese de que, no contexto didático-pedagógico de ensino de língua, mais exatamente em livros didáticos de língua inglesa como LE, há uma tendência ao apagamento dos efeitos de comicidade e das condições de sua produção. A partir dos resultados da análise empreendida, pudemos observar que o modo de abordagem do humor pelos LDs em questão tende a apagar o jogo com as palavras e os sentidos, a brincadeira, os equívocos, ambiguidade, resultando, por conseguinte, no apagamento dos aspectos culturais e discursivos que constituem o campo da comicidade. Entendemos que o tipo de abordagem do humor que encontramos nos LDs pesquisados pode ter implicações sérias no ensino-aprendizado de inglês como LE e, por conseguinte, na constituição identitária do sujeito, a saber: a) o apagamento da criatividade, da imaginação e do prazer; b) a ausência do componente lúdico e, portanto, do prazer, do envolvimento que toda aprendizagem (aquela que atravessa o corpo e o transforma) deve pressupor e, finalmente, c) o apagamento do aspecto político que atravessa o campo da comicidade. Tal apagamento reforça a ideia equivocada de que o humor é uma "mera? brincadeira que não requer exercício intelectual, posição totalmente contrária à que assumimos nesta pesquisa. O campo da comicidade implica relações subjetivas, sócio-históricas e culturais. Mais precisamente, há relações subjetivas e sócio-históricas implicadas na produção do prazer e da poeticidade cômicas, o que faz dele um elemento importante no processo de ensino-aprendizagem de uma línguaAbstract: Anchored in the perspective of the Discourse Analysis, in the interface with the Freud?s Psychoanalyze and Deconstruction, our aim, with this study, was to analyze the way of approaching of humor by Handbooks of English as a Foreign Language (FL). This research allowed us to comprehend the way of treatment of humor and the conception of language teaching which emerges from the didactic and pedagogical activities based on comics and from their position (localization) in the handbooks of English selected for this study. The corpus of this research is composed by six Handbooks of English as a FL, adopted by English teachers who work at public schools comprising Campinas and region. Our basic assumption was that, in spite of being composed by many different kinds of texts which belong to different discourses, the Handbooks of English, especially their kind of approaching, have the tendency of becoming the texts homogenous. So, we developed the hypothesis that, in the didactic-pedagogical context of language teaching, more exactly in Handbooks of English as a FL, there is a strong tendency of erasing of the effects of humor and their conditions of production. From the results of our analyses, we could observe that the way how the Handbooks approach humor tend to eliminate the joke, the ambiguity, the double meaning, resulting, consequently, in the erasure of the cultural and discursive aspects which constitute the complex field of the comicity. We consider that the kind of approaching of humor found in the Handbooks of English present serious implications in the learning and teaching of English as a FL and, consequently, in the constitution of the subject?s identity: a) the erasure of creativity, imagination and pleasure; b) the absence of the playful component and, therefore, of the pleasure, of the involvement which every kind of learning involves (that one which spans the body and changes it) should presuppose and, finally, c) the erasure of the political aspects which span the field of comicity. That erasure reinforces the mistaken idea that humor is a simple play which does not demand an intellectual exercise, totally different of the position assumed in this study. The field of the comicity entails social, historical and cultural relations. More specifically, there are subjective and social-historical relations entailed in the production of the pleasure and of the comics poeticity, what makes it an important element for the teaching-learning of a languageDoutoradoLíngua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-Tavares, Carla Nunes VieiraMascia, Marcia Aparecida AmadorSouza-Pinheiro-Passos, Deusa Maria deGuerra, Vania Maria LescanoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMota, Ilka de Oliveira, 1976-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf262 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613463MOTA, Ilka de Oliveira. A comicidade no contexto linguístico escolar: quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeira. 2010. 262 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613463. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/778405porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:03:03Zoai::778405Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:03:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A comicidade no contexto linguístico escolar : quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeira
The comicity in the school linguistic context : comics in the handbooks of English as a foreign language
title A comicidade no contexto linguístico escolar : quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeira
spellingShingle A comicidade no contexto linguístico escolar : quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeira
Mota, Ilka de Oliveira, 1976-
Comicidade
Livros didaticos - Lingua inglesa
Histórias em quadrinhos - Humor
Lingua inglesa - Ensino
Discurso didático-pedagógico
Comicity
Handbooks of English Language
Comics
English Language - Teaching
title_short A comicidade no contexto linguístico escolar : quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeira
title_full A comicidade no contexto linguístico escolar : quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeira
title_fullStr A comicidade no contexto linguístico escolar : quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeira
title_full_unstemmed A comicidade no contexto linguístico escolar : quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeira
title_sort A comicidade no contexto linguístico escolar : quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeira
author Mota, Ilka de Oliveira, 1976-
author_facet Mota, Ilka de Oliveira, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Tavares, Carla Nunes Vieira
Mascia, Marcia Aparecida Amador
Souza-Pinheiro-Passos, Deusa Maria de
Guerra, Vania Maria Lescano
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Ilka de Oliveira, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Comicidade
Livros didaticos - Lingua inglesa
Histórias em quadrinhos - Humor
Lingua inglesa - Ensino
Discurso didático-pedagógico
Comicity
Handbooks of English Language
Comics
English Language - Teaching
topic Comicidade
Livros didaticos - Lingua inglesa
Histórias em quadrinhos - Humor
Lingua inglesa - Ensino
Discurso didático-pedagógico
Comicity
Handbooks of English Language
Comics
English Language - Teaching
description Orientador: Maria José Rodrigues Faria Coracini
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613463
MOTA, Ilka de Oliveira. A comicidade no contexto linguístico escolar: quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeira. 2010. 262 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613463. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613463
identifier_str_mv MOTA, Ilka de Oliveira. A comicidade no contexto linguístico escolar: quadrinhos de humor em livros didáticos de inglês como língua estrangeira. 2010. 262 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613463. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/778405
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
262 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189041341464576