Humor e língua estrangeira: explorando os gêneros humorísticos no ensino de inglês
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11054 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é observar em que medida o discurso humorístico é explorado em livros didáticos; verificar quais são os gêneros apresentados e analisar a finalidade das atividades propostas com base em textos ou cenas de humor. O nosso estudo inicia-se com as considerações de dois grandes teóricos, mostrando que o discurso humorístico possui outras intenções além daquela de provocar o riso. Ademais, apresentamos as contribuições que o uso de humor pode oferecer para as aulas de LE, defendendo que este pode ser inserido no ensino de inglês desde estágios iniciais, levando-se em conta a existência de três tipos de humor: universal, cultural e linguístico (SCHMITZ;2002). Em seguida, tratamos das diferenças entre tipos e gêneros textuais e apresentamos as principais características de alguns gêneros humorísticos, tais como: a HQ, a tira, a charge, o cartum e a piada. Ainda, analisamos livros didáticos de duas metodologias distintas a fim de verificar como o humor é incorporado a esses livros. Além disso, a nossa pesquisa revela o resultado de um teste que aplicamos entre estudantes de inglês com o propósito de averiguar o tipo de humor mais transparente para os mesmos. Finalmente, expomos a visão dos professores de língua inglesa de diferentes cursos de idiomas sobre a utilização ou não dos gêneros humorísticos em suas aulas |
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Humor e língua estrangeira: explorando os gêneros humorísticos no ensino de inglêsDidáticaHumorismoEnsino de língua estrangeiraEnsino de língua inglesaDidáticaHumorismoEnsinoLíngua inglesaDidacticsHumorismForeing language teachingEnglish language teachingO objetivo deste trabalho é observar em que medida o discurso humorístico é explorado em livros didáticos; verificar quais são os gêneros apresentados e analisar a finalidade das atividades propostas com base em textos ou cenas de humor. O nosso estudo inicia-se com as considerações de dois grandes teóricos, mostrando que o discurso humorístico possui outras intenções além daquela de provocar o riso. Ademais, apresentamos as contribuições que o uso de humor pode oferecer para as aulas de LE, defendendo que este pode ser inserido no ensino de inglês desde estágios iniciais, levando-se em conta a existência de três tipos de humor: universal, cultural e linguístico (SCHMITZ;2002). Em seguida, tratamos das diferenças entre tipos e gêneros textuais e apresentamos as principais características de alguns gêneros humorísticos, tais como: a HQ, a tira, a charge, o cartum e a piada. Ainda, analisamos livros didáticos de duas metodologias distintas a fim de verificar como o humor é incorporado a esses livros. Além disso, a nossa pesquisa revela o resultado de um teste que aplicamos entre estudantes de inglês com o propósito de averiguar o tipo de humor mais transparente para os mesmos. Finalmente, expomos a visão dos professores de língua inglesa de diferentes cursos de idiomas sobre a utilização ou não dos gêneros humorísticos em suas aulasThe aim of this work is to observe to what extent the humorous discourse is explored in didactic books; check which text genres are presented in these books and analyze the objective of the activities based on texts and scenes of humor. Our study begins with some considerations made by two important theorists, showing that there are other intentions beyond the one of provoking laughter. Then, we present the contributions that the use of humor can provide to foreign language classes, defending that humor can be incorporated into English lessons since elementary levels, taking into account the existence of three types of humor: universal, cultural and linguistic (SCHMITZ;2002). Besides, we highlight the differences between types and text genres and point out the main features of some humorous genres, such as: the comics, the comic strip, the political cartoon, the cartoon and the joke. Moreover, we examine didactic books of two different methodologies in order to verify how humor is incorporated into these books. In addition, our research presents the results of a test made by students to investigate which type of humor is the most transparent for them. Finally, we share the English teachers` views on the utilization or not of humorous genres in their classes112 f.Almeida, Fernando Afonso deAlmeida, Ricardo Luiz Teixeira deRebollo, Letícia CoutoBernardo, Daniela Chaves2019-08-30T14:04:15Z2019-08-30T14:04:15Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11054CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-18T19:56:50Zoai:app.uff.br:1/11054Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:55.303867Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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