Humor e língua estrangeira: explorando os gêneros humorísticos no ensino de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Daniela Chaves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11054
Resumo: O objetivo deste trabalho é observar em que medida o discurso humorístico é explorado em livros didáticos; verificar quais são os gêneros apresentados e analisar a finalidade das atividades propostas com base em textos ou cenas de humor. O nosso estudo inicia-se com as considerações de dois grandes teóricos, mostrando que o discurso humorístico possui outras intenções além daquela de provocar o riso. Ademais, apresentamos as contribuições que o uso de humor pode oferecer para as aulas de LE, defendendo que este pode ser inserido no ensino de inglês desde estágios iniciais, levando-se em conta a existência de três tipos de humor: universal, cultural e linguístico (SCHMITZ;2002). Em seguida, tratamos das diferenças entre tipos e gêneros textuais e apresentamos as principais características de alguns gêneros humorísticos, tais como: a HQ, a tira, a charge, o cartum e a piada. Ainda, analisamos livros didáticos de duas metodologias distintas a fim de verificar como o humor é incorporado a esses livros. Além disso, a nossa pesquisa revela o resultado de um teste que aplicamos entre estudantes de inglês com o propósito de averiguar o tipo de humor mais transparente para os mesmos. Finalmente, expomos a visão dos professores de língua inglesa de diferentes cursos de idiomas sobre a utilização ou não dos gêneros humorísticos em suas aulas
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