A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gleise Regina Bertolazi dos, 1969-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615962
Resumo: Orientador: Celso Dal Ré Carneiro
id UNICAMP-30_f13b5d31e2ca8eeb07550d1635978e1f
oai_identifier_str oai::807040
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicasGeosciences discipline in training technicians for environmental protection : exploration of teaching practicesGeociências - Estudo e ensinoTécnicos em meio ambienteEarth sciences - Study and teachingEnvironmental technologistsOrientador: Celso Dal Ré CarneiroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A educação técnica tem sido a base da qualificação profissional aos jovens que anseiam entrar no mercado de trabalho. O ensino técnico de nível médio, baseado na metodologia do desenvolvimento de competências, comportamentais e técnicas, alicerça-se nos quatro pilares da educação apontados pela UNESCO: (a) aprender a conhecer; (b) aprender a fazer; (c) aprender a conviver; (d) aprender a ser. O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), responsável pela educação técnica pública no estado de São Paulo, considerando tais princípios, vem formando profissionais em diversas áreas, entre elas a ambiental. O curso Técnico em Meio Ambiente capacita jovens e adultos para "cuidarem" do ambiente e do homem. Com currículo próprio, desenvolvido em três eixos principais, Ciências da Terra, Biologia e Química, garante disciplinas básicas e técnicas durante três semestres. A temática Ciências da Terra é representada pela disciplina Geociências; a partir de 2011, a disciplina denomina-se Práticas em Ciências da Terra. O CEETEPS habilita vários profissionais para lecionarem Geociências, de engenheiros a tecnólogos. Diante desse fato, a pesquisa tem por principal objetivo identificar as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes que ministram a disciplina, analisando o grau de formação dos docentes, seu envolvimento com os conteúdos da disciplina e suas práticas pedagógicas, e discutir o perfil necessário para tal habilitação. As informações necessárias foram coletadas por meio de questionários aos docentes e alunos, além de entrevistas com nove docentes, dentre quatorze escolas. Concluiu-se que os docentes não abordam todo o conteúdo programado devido a: (a) dificuldades estruturais do curso e das escolas, (b) práticas pedagógicas inadequadas e, em especial, (c) má formação acadêmica de 50% deles. Os motivos impedem que os alunos atinjam a visão sistêmica do planeta e desenvolvam as competências exigidas pela disciplina. Para garantir excelência ao ensino profissional, é preciso redefinir o perfil do profissional que leciona Geociências no CEETEPS, restringir a lista de profissionais habilitados, capacitar/reciclar professores na ativa, e alterar os critérios e o sistema de seleção de docentes das ETECs, além de implementar política de valorização do corpo docenteAbstract: Technical education has been the basis of professional qualification to young people who yearn to enter the labor market. The mid-level technical education, based on the methodology of developing skills, both behavioral and technical, is based on UNESCO's pillars of education: (a) learning to know, (b) learning to do, (c) learning to live, (d) learning to be. The State Center for Technological Education Paula Souza (CEETEPS), responsible for public technical education in the Sao Paulo state, working along with these principles, has been training professionals to work on the environment, among other areas. The Technical Course in Environment enables young people and adults to "take care" of the environment and man. With its own curriculum, developed along three main axes of Earth Sciences, Biology and Chemistry, ensures basic and technical courses during three academic semesters. Earth Sciences contents are represented by the discipline of Geosciences; since 2011, the name changed to Practices of Earth Sciences. The CEETEPS enables several professionals to teach Geosciences, from engineers to technicians. Given this fact, the objective of the research is to identify the pedagogical practices of a representative sample of teachers, and to analyse levels of teacher training and degrees of involvement by these professionals with related contents. The profile required for qualification of teachers is also discussed. The data was collected by means of questionnaires to teachers and students, and interviews with nine teachers of 14 schools. It was concluded that teachers do not address all the programmed contents due to structural difficulties of the course and schools, inappropriate teaching practices, and poor academic background by almost 50% of the sample. These reasons prevent students from reaching the systemic view of the planet and to develop the required skills. To ensure excellence in professional education, CEETEPS is suggested: (a) to redefine the profile of professionals who teach Geosciences; (b) to restrict the list of qualified professionals; (c) to enable a program for recycling in-service teachers; (d) to change the criteria and selection system of teachers, and (e) to implement an appreciation policy of teacher careersMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Geociências[s.n.]Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-Brito, Dilma DiasBacci, Denise de La CorteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeociênciasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Gleise Regina Bertolazi dos, 1969-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf116 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615962SANTOS, Gleise Regina Bertolazi dos. A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais: prospecção de práticas pedagógicas. 2011. 116 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615962. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/807040porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:21:39Zoai::807040Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:21:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas
Geosciences discipline in training technicians for environmental protection : exploration of teaching practices
title A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas
spellingShingle A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas
Santos, Gleise Regina Bertolazi dos, 1969-
Geociências - Estudo e ensino
Técnicos em meio ambiente
Earth sciences - Study and teaching
Environmental technologists
title_short A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas
title_full A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas
title_fullStr A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas
title_full_unstemmed A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas
title_sort A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas
author Santos, Gleise Regina Bertolazi dos, 1969-
author_facet Santos, Gleise Regina Bertolazi dos, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-
Brito, Dilma Dias
Bacci, Denise de La Corte
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Geociências
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gleise Regina Bertolazi dos, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Geociências - Estudo e ensino
Técnicos em meio ambiente
Earth sciences - Study and teaching
Environmental technologists
topic Geociências - Estudo e ensino
Técnicos em meio ambiente
Earth sciences - Study and teaching
Environmental technologists
description Orientador: Celso Dal Ré Carneiro
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615962
SANTOS, Gleise Regina Bertolazi dos. A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais: prospecção de práticas pedagógicas. 2011. 116 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615962. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615962
identifier_str_mv SANTOS, Gleise Regina Bertolazi dos. A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais: prospecção de práticas pedagógicas. 2011. 116 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615962. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/807040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
116 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189060415062016