A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615962 |
Resumo: | Orientador: Celso Dal Ré Carneiro |
id |
UNICAMP-30_f13b5d31e2ca8eeb07550d1635978e1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::807040 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicasGeosciences discipline in training technicians for environmental protection : exploration of teaching practicesGeociências - Estudo e ensinoTécnicos em meio ambienteEarth sciences - Study and teachingEnvironmental technologistsOrientador: Celso Dal Ré CarneiroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A educação técnica tem sido a base da qualificação profissional aos jovens que anseiam entrar no mercado de trabalho. O ensino técnico de nível médio, baseado na metodologia do desenvolvimento de competências, comportamentais e técnicas, alicerça-se nos quatro pilares da educação apontados pela UNESCO: (a) aprender a conhecer; (b) aprender a fazer; (c) aprender a conviver; (d) aprender a ser. O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), responsável pela educação técnica pública no estado de São Paulo, considerando tais princípios, vem formando profissionais em diversas áreas, entre elas a ambiental. O curso Técnico em Meio Ambiente capacita jovens e adultos para "cuidarem" do ambiente e do homem. Com currículo próprio, desenvolvido em três eixos principais, Ciências da Terra, Biologia e Química, garante disciplinas básicas e técnicas durante três semestres. A temática Ciências da Terra é representada pela disciplina Geociências; a partir de 2011, a disciplina denomina-se Práticas em Ciências da Terra. O CEETEPS habilita vários profissionais para lecionarem Geociências, de engenheiros a tecnólogos. Diante desse fato, a pesquisa tem por principal objetivo identificar as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes que ministram a disciplina, analisando o grau de formação dos docentes, seu envolvimento com os conteúdos da disciplina e suas práticas pedagógicas, e discutir o perfil necessário para tal habilitação. As informações necessárias foram coletadas por meio de questionários aos docentes e alunos, além de entrevistas com nove docentes, dentre quatorze escolas. Concluiu-se que os docentes não abordam todo o conteúdo programado devido a: (a) dificuldades estruturais do curso e das escolas, (b) práticas pedagógicas inadequadas e, em especial, (c) má formação acadêmica de 50% deles. Os motivos impedem que os alunos atinjam a visão sistêmica do planeta e desenvolvam as competências exigidas pela disciplina. Para garantir excelência ao ensino profissional, é preciso redefinir o perfil do profissional que leciona Geociências no CEETEPS, restringir a lista de profissionais habilitados, capacitar/reciclar professores na ativa, e alterar os critérios e o sistema de seleção de docentes das ETECs, além de implementar política de valorização do corpo docenteAbstract: Technical education has been the basis of professional qualification to young people who yearn to enter the labor market. The mid-level technical education, based on the methodology of developing skills, both behavioral and technical, is based on UNESCO's pillars of education: (a) learning to know, (b) learning to do, (c) learning to live, (d) learning to be. The State Center for Technological Education Paula Souza (CEETEPS), responsible for public technical education in the Sao Paulo state, working along with these principles, has been training professionals to work on the environment, among other areas. The Technical Course in Environment enables young people and adults to "take care" of the environment and man. With its own curriculum, developed along three main axes of Earth Sciences, Biology and Chemistry, ensures basic and technical courses during three academic semesters. Earth Sciences contents are represented by the discipline of Geosciences; since 2011, the name changed to Practices of Earth Sciences. The CEETEPS enables several professionals to teach Geosciences, from engineers to technicians. Given this fact, the objective of the research is to identify the pedagogical practices of a representative sample of teachers, and to analyse levels of teacher training and degrees of involvement by these professionals with related contents. The profile required for qualification of teachers is also discussed. The data was collected by means of questionnaires to teachers and students, and interviews with nine teachers of 14 schools. It was concluded that teachers do not address all the programmed contents due to structural difficulties of the course and schools, inappropriate teaching practices, and poor academic background by almost 50% of the sample. These reasons prevent students from reaching the systemic view of the planet and to develop the required skills. To ensure excellence in professional education, CEETEPS is suggested: (a) to redefine the profile of professionals who teach Geosciences; (b) to restrict the list of qualified professionals; (c) to enable a program for recycling in-service teachers; (d) to change the criteria and selection system of teachers, and (e) to implement an appreciation policy of teacher careersMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Geociências[s.n.]Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-Brito, Dilma DiasBacci, Denise de La CorteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeociênciasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Gleise Regina Bertolazi dos, 1969-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf116 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615962SANTOS, Gleise Regina Bertolazi dos. A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais: prospecção de práticas pedagógicas. 2011. 116 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615962. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/807040porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:21:39Zoai::807040Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:21:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas Geosciences discipline in training technicians for environmental protection : exploration of teaching practices |
title |
A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas |
spellingShingle |
A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas Santos, Gleise Regina Bertolazi dos, 1969- Geociências - Estudo e ensino Técnicos em meio ambiente Earth sciences - Study and teaching Environmental technologists |
title_short |
A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas |
title_full |
A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas |
title_fullStr |
A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas |
title_sort |
A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais : prospecção de práticas pedagógicas |
author |
Santos, Gleise Regina Bertolazi dos, 1969- |
author_facet |
Santos, Gleise Regina Bertolazi dos, 1969- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carneiro, Celso Dal Ré, 1951- Brito, Dilma Dias Bacci, Denise de La Corte Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Geociências UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gleise Regina Bertolazi dos, 1969- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geociências - Estudo e ensino Técnicos em meio ambiente Earth sciences - Study and teaching Environmental technologists |
topic |
Geociências - Estudo e ensino Técnicos em meio ambiente Earth sciences - Study and teaching Environmental technologists |
description |
Orientador: Celso Dal Ré Carneiro |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615962 SANTOS, Gleise Regina Bertolazi dos. A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais: prospecção de práticas pedagógicas. 2011. 116 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615962. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615962 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Gleise Regina Bertolazi dos. A disciplina geociências na formação de técnicos ambientais: prospecção de práticas pedagógicas. 2011. 116 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615962. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/807040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 116 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189060415062016 |