Projeto geo-escola : geociências para uma escola inovadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621934 |
Resumo: | Orientador : Celso Dal Re Carneiro |
id |
UNICAMP-30_3448713e8000c56fbd5c2245342a1745 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::920387 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto geo-escola : geociências para uma escola inovadoraThe geo-school project : geosciences for an innovative schoolGeociências - Estudo e ensinoTecnologia educacionalGeociencias - Inovações tecnológicasSistemas tutoriais inteligentesEarth sciences - Study and teachingEducational technologyEarth sciences - Technical innovationsIntelligent tutoring systemsOrientador : Celso Dal Re CarneiroTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A inovação educacional é antigo slogan pedagógico que abriga diferentes concepções sobre aproveitamento de novos recursos tecnológicos na escola. Vultosos investimentos são feitos em software e equipamentos sem no entanto alcançar o resultado esperado da "inovação". Para inovar, não basta atender à condição de aporte de recursos ou tecnologias; outros fatores são decisivos. A tese integra a linha de pesquisa denominada Projeto Geo-Escola, que privilegia o aprendizado de Geociências no ensino básico e as tecnologias de informação e comunicação (TICs). A pesquisa explora um modelo de inovação derivado da epistemologia do filósofo e cientista húngaro M. Polanyi e um modelo de estímulo da inovação em empresas - a espiral de conhecimento - desenvolvida por I. Nonaka e H. Takeuchi. Na abordagem, a inovação educacional relaciona-se a duas noções interconectadas: o projeto de aprendizagem com abordagem investigativa e a escola criadora de conhecimentos. A escola criadora de conhecimentos, por sua vez, conecta uma rede de relações que estimula professores, estudantes e gestores a trabalhar juntos, desenvolver aprendizado e elaborar conhecimentos. O substrato da proposta de inovação é múltiplo, porque se fundamenta em: (a) teorias de aprendizagem significativa, passíveis de ser revisitadas pelas oportunidades abertas pelas TICs na Educação, (b) peculiaridade dos raciocínios geocientíficos, (c) finalidades da educação científica e (d) abordagem pedagógica investigativa inspirada em trabalhos de campo em Geologia. O cerne da iniciativa é promover um insight da inovação junto a docentes que desenvolvem projetos multidisciplinares por meio das Geociências com base na realidade local e no interesse dos estudantes e da comunidade. A partir dos primeiros giros da espiral, o Projeto Geo-Escola é criticamente analisado em dois momentos de desenvolvimento: os módulos Campinas e Monte Mor, ambos no Estado de São Paulo. Somam-se às experiências a participação do autor no projeto de formação de professores intitulado Teia do Saber e no módulo São José do Rio Preto, SP. Adaptado à esfera da Educação, com destaque maior ou menor a cada fator analisado, o modelo de inovação extraído do mundo empresarial favorece o planejamento de novos projetos colaborativos entre universidade e escolas públicas. Ao ser encampada, a iniciativa prossegue viva nas mãos e mentes dos professores inovadores das escolas conveniadas, conforme está bem demonstrado nas etapas realizadas em São José do Rio Preto e Monte Mor (SP).Abstract: Educational innovation is a pedagogical slogan that gathers different conceptions for exploitation of new technological resources in schools. Large investments have been made in software and equipment, but the expected "innovative result" has not been achieved. Therefore, to reach a real innovation, it is not enough to allocate resources or technology, because other factors are decisive. This thesis integrates the research line called Geo-School Project, which develops proposals of educational innovation by focusing on learning of Geosciences in basic education and Information and Communication Technologies (ICTs). The research explores a model of innovation derived from the epistemology of the Hungarian philosopher and scientist M. Polanyi and the model focused on stimulating innovation in organizations - the spiral of knowledge -developed by I. Nonaka and H. Takeuchi. Within this approach, an educational innovation relates to two interconnected notions: the learning project with an investigative approach and schools that create knowledge. The knowledge generated by schools connects a network of relationships that encourages teachers, students and administrators to work together and to develop learning and knowledge structures. The proposed innovation relies in theories of meaningful learning, as revisited by the: (a) opportunities offered by ICTs in education, (b) singularity of geoscientific reasoning; (c) purposes of science education and (d) investigative pedagogical approaches to fieldwork in Geology. The insight of innovation comes from the teachers themselves, who develop multidisciplinary educational projects on Geosciences, based on local realities and the interests of the students and the community. From the first turns of the spiral, the Geo-School Project is analysed in two stages of development: the modules of Campinas and Monte Mor, SP. In addition to these experiences, the author's participation in the design of the "Teia do Saber", a teacher training program, and the module São José do Rio Preto, SP. Each step is presented and discussed through the lens of the innovation model adapted to the educational environment. The innovation model, as extracted from the business world, when adapted to education, helps new collaborative projects between university and public schools. As it is incorporated, the initiative flows through the hands and minds of the innovating school teachers, as it has been well demonstrated in the steps performed in São José do Rio Preto and Monte Mor (SP).DoutoradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraDoutor em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-Lanzarini, Wilson LuisGuimarães, Luciano Sathler RosaRossi, Adriana VitorinoGarrido, Suzane Martins LopesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbosa, Ronaldo, 1966-20132013-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf182 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621934BARBOSA, Ronaldo. Projeto geo-escola: geociências para uma escola inovadora. 2013. 182 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621934. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920387porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:13:22Zoai::920387Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:13:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto geo-escola : geociências para uma escola inovadora The geo-school project : geosciences for an innovative school |
title |
Projeto geo-escola : geociências para uma escola inovadora |
spellingShingle |
Projeto geo-escola : geociências para uma escola inovadora Barbosa, Ronaldo, 1966- Geociências - Estudo e ensino Tecnologia educacional Geociencias - Inovações tecnológicas Sistemas tutoriais inteligentes Earth sciences - Study and teaching Educational technology Earth sciences - Technical innovations Intelligent tutoring systems |
title_short |
Projeto geo-escola : geociências para uma escola inovadora |
title_full |
Projeto geo-escola : geociências para uma escola inovadora |
title_fullStr |
Projeto geo-escola : geociências para uma escola inovadora |
title_full_unstemmed |
Projeto geo-escola : geociências para uma escola inovadora |
title_sort |
Projeto geo-escola : geociências para uma escola inovadora |
author |
Barbosa, Ronaldo, 1966- |
author_facet |
Barbosa, Ronaldo, 1966- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carneiro, Celso Dal Ré, 1951- Lanzarini, Wilson Luis Guimarães, Luciano Sathler Rosa Rossi, Adriana Vitorino Garrido, Suzane Martins Lopes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Ronaldo, 1966- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geociências - Estudo e ensino Tecnologia educacional Geociencias - Inovações tecnológicas Sistemas tutoriais inteligentes Earth sciences - Study and teaching Educational technology Earth sciences - Technical innovations Intelligent tutoring systems |
topic |
Geociências - Estudo e ensino Tecnologia educacional Geociencias - Inovações tecnológicas Sistemas tutoriais inteligentes Earth sciences - Study and teaching Educational technology Earth sciences - Technical innovations Intelligent tutoring systems |
description |
Orientador : Celso Dal Re Carneiro |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-11-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621934 BARBOSA, Ronaldo. Projeto geo-escola: geociências para uma escola inovadora. 2013. 182 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621934. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621934 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Ronaldo. Projeto geo-escola: geociências para uma escola inovadora. 2013. 182 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621934. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 182 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189111081205760 |