A tarefa como ambiente para aprender LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbirato, Rita de Cassia
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587806
Resumo: Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_f187eba5f5e4654f05f8abe4ead68708
oai_identifier_str oai::176012
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A tarefa como ambiente para aprender LEComunicaçãoInteração socialAprendizagemOrientador: Jose Carlos Paes de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a construção do processo de ensino/ aprendizagem de uma língua estrangeira utilizando-se tarefas consideradas comunicativas. Assim como a maneira como aprendizes reagem ao serem submetidos ao uso de tarefas e como são equacionadas a forma e o uso ao longo do desenvolvimento de tarefas. Deste modo, elaborou-se um curso piloto para alunos adultos do nível intermediário numa cidade de porte médio do interior de São Paulo, com a duração de oito meses. As tarefas foram elaboradas e ministradas pela professora-pesquisadora e foram classificadas em três grupos: I - atividades convencionais com foco na forma; 2 - tarefas pré-comunicativas e 3 - tarefas comunicativas. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou os seguintes instrumentos para coleta de dados: gravação em áudio, diários dialogados e questionários. Como arcabouço teórico, foram utilizados os estudos de autores como Prabhu (1987), Nunan (1989), Almeida Filho (1993) entre outros. Os resultados da análise dos dados evidenciam um aumento de produção na língua alvo pelos aprendizes quando submetidos ao uso de tarefas consideradas comunicativas e um maior foco no sentido além do uso de tarefas mais semelhantes às situações encontradas pelos alunos na vida real e oportunidades mais freqüentes para interação e negociação na língua alvoAbstract: The aim of this research is to analyse the construction of a foreign language teaching/learning process when communicative tasks are used, how the learners react when they learn through the use of tasks and how are the form (usage) and the use are equated along the development of such tasks. In this way, a pilot course was designed to adult intermediate English learners in a medium-sized city of the interior of São Paulo, for a period of eight months. The tasks were designed and implemented by the researcher-teacher and were classified in three groups: 1- form - focused convencional activities, 2- pre-communicative tasks, 3 ¿ communicative tasks. The present research, based on the qualitative approach makes use the following sources to collect data: audio recording, journal exchange and questionaries. This study was based on authors as Prabhu (1987), Nunan (1989), Almeida Filho (1993), among others. The results showan increase in the target language production by the learners when using communicative tasks and a meaning focused context and the use of tasks more similar to the ones students meet in reallife situations. There are also more oportunities for interaction and negotiation in the target languageMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Abrahão, Maria Helena VieiraBusnardo Neto, Joanne Marie MccaffreyUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbirato, Rita de Cassia19991999-08-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf209p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587806BARBIRATO, Rita de Cassia. A tarefa como ambiente para aprender LE. 1999. 209p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587806. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/176012porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:58:54Zoai::176012Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:58:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A tarefa como ambiente para aprender LE
title A tarefa como ambiente para aprender LE
spellingShingle A tarefa como ambiente para aprender LE
Barbirato, Rita de Cassia
Comunicação
Interação social
Aprendizagem
title_short A tarefa como ambiente para aprender LE
title_full A tarefa como ambiente para aprender LE
title_fullStr A tarefa como ambiente para aprender LE
title_full_unstemmed A tarefa como ambiente para aprender LE
title_sort A tarefa como ambiente para aprender LE
author Barbirato, Rita de Cassia
author_facet Barbirato, Rita de Cassia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Abrahão, Maria Helena Vieira
Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbirato, Rita de Cassia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Interação social
Aprendizagem
topic Comunicação
Interação social
Aprendizagem
description Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-08-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587806
BARBIRATO, Rita de Cassia. A tarefa como ambiente para aprender LE. 1999. 209p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587806. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BARBIRATO, Rita de Cassia. A tarefa como ambiente para aprender LE. 1999. 209p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587806. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/176012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
209p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188826934935552