O problema do conhecimento dos primeiros principios em Aristoteles : indução, inteligencia, dialetica e diaporematica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Carolina Muranaka Saliba
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610365
Resumo: Orientador: Lucas Angioni
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spelling O problema do conhecimento dos primeiros principios em Aristoteles : indução, inteligencia, dialetica e diaporematicaThe problem of first principles knowledge in Aristotle : induction, nous, dialetic and diaporematicAristótelesTeoria do conhecimentoIndução (Lógica)DialéticaKnowledge, Theory ofLogic, InductiveDialeticOrientador: Lucas AngioniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Com o fim da Guerra Fria os Estados Unidos se consolidam no cenário internacional como a única superpotência em termos políticos, militares e econômicos. A partir da queda do inimigo soviético, perspectivas emergem a fim de identificar quais ameaças seriam capazes de colocar em xeque a segurança nacional dos EUA. Neste período, estas novas ameaças foram definidas em duas instâncias, uma considerando as ameaças estatais, relativas aos estados hostis aos EUA bem como os estados delinqüentes os quais representavam ainda uma ameaça generalizada à segurança internacional, e a outra considerando as ameaças não estatais, focadas principalmente no terrorismo como fonte de insegurança e instabilidade internacional. Tendo isto em vista, essa dissertação analisará o documento National Security Strategy dos governos de George H. W. Bush (1989-1993), William J. Clinton (1993-2001) e George W. Bush (2001-2009) com o objetivo de compreender como este define as ameaças aos Estados Unidos, bem como estabelece prioridades estratégicas e objetivos, a fim de direcionar como as ameaças serão enfrentadas. Ao mesmo tempo, será feita uma contraposição entre a análise do documento e as ações desempenhadas pelos governos nas questões de segurança nacional.Abstract: With the end of the Cold War the United States consolidate themselves in the international scenery as the only superpower in political, military and economic terms. Since the fall of the Soviet enemy, perspectives emerge in order to identify which threats would be able to put in check the national security of the USA. In this period, these new threats were defined in two instances, one considering the state actors, relative to hostile states to the USA as well as the rogue states which ones represented a generalized threat to the international security, and the other considering the non-state threats, focused mostly in the terrorism as a source of international insecurity and instability. Having this in mind, this dissertation will analyze the National Security Strategy release of the governments of George H. W. Bush (1989-1993), William J. Clinton (1993-2001) and George W. Bush (2001-2009) in order to comprehend how these documents define the threats to the United States, as well as how it establishes strategic and objective priorities in order to address how the threats will be faced, at the same time, will be made a comparison between the document analysis and the actions performed by the governments in the national security issues.MestradoFilosofia AntigaMestre em Filosofia[s.n.]Angioni, Lucas, 1973-Zingano, Marco Antonio de AvilaBolzani Filho, RobertoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarreto, Carolina Muranaka Saliba2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf116 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610365BARRETO, Carolina Muranaka Saliba. O problema do conhecimento dos primeiros principios em Aristoteles: indução, inteligencia, dialetica e diaporematica. 2009. 116 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610365. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/468713porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:39:47Zoai::468713Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:39:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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