Representações de identidades de gênero e de sexualidade nos discursos de professores de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Nilsandra Martins de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612739
Resumo: Orientador: Terezinha de Jesus Machado Maher
id UNICAMP-30_f2118777bbc569cc83daed70568e73ec
oai_identifier_str oai::772825
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Representações de identidades de gênero e de sexualidade nos discursos de professores de educação infantilRepresentations of gender identities and sexuality in pre-school teachers discoursesRepresentaçõesIdentidade de gêneroSexualidadeProfissionais da educaçãoRepresentationsGender identitiesSexualityTeachers in pre-school educationOrientador: Terezinha de Jesus Machado MaherDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O propósito do estudo descrito nesta dissertação de mestrado foi o de refletir acerca de questões relacionadas a identidades de gênero e à sexualidade no cenário da Educação Infantil, considerando para tanto discursos de profissionais que atuam nesse campo educativo. Mais especificamente buscamos compreender as representações de profissionais masculinos e femininos que atuam em um município de médio porte no interior paulista acerca de suas próprias identidades e das práticas pedagógicas que envolvem questões de gênero e de sexualidade. A pesquisa em questão é de base qualitativa interpretativista e se insere área da Linguística Aplicada. A investigação foi dividida em três etapas. A primeira incluiu a definição do tema da pesquisa, a escolha do arcabouço teórico geral e a revisão de autores relevantes presentes na literatura especializada, com especial ênfase naqueles que problematizavam as questões do multiculturalismo e das representações de identidade de gênero e de sexualidade. Na segunda etapa, definimos o cenário da pesquisa e o processo de geração de registros. Definiu-se que, em termos gerais, os registros primários seriam gerados em entrevistas com profissionais desse campo de atuação realizadas em seus locais de trabalho e que trechos de trabalhos finais de um curso de especialização comporiam dados secundários do corpus analisado. Na terceira etapa, iniciamos e finalizamos a análise dos registros gerados na fase anterior. Nossa pesquisa está ligada aos Estudos Culturais cujas reflexões auxiliam na compreensão das representações das identidades no espaço escolar. Valemo-nos das noções de pós-modernidade e dos processos de construção de identidades sociais, os quais apontam para a chamada "crise de identidade". Ainda nos valemos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, principalmente o que correspondente às orientações sobre o tratamento da temática no volume destinado aos temas transversais, visando compreender o lugar concedido a essas questões nas escolas. Em um primeiro momento, pudemos notar que as representações analisadas indicaram uma sensibilidade e maturidade dos participantes da pesquisa no que se refere a questões que envolvem gênero e sexualidade. No entanto, notamos que esses discursos são heterogêneos e, por vezes, contraditórios, atravessados que são por diferentes perspectivas ideológicas. Assim, as identidades dos participantes apontam para processos de identificação em andamento, para sua pouca solidez no confronto entre suas crenças, o que lhes é proposto pela formação continuada e por sua experiência com profissionais do sexo masculina na Educação Infantil. O que a pesquisa apresenta, portanto, são esses discursos em confronto, evidenciando a complexidade das relações de gênero e de sexualidade no interior da escolaAbstract: The aim of the study described in this dissertation was to reflect upon issues related to gender and sexual identities in the context of pre-school education, taking into account discourses produced by professionals who work in this field. More specifically, we have tried to understand male and female teachers? representation from a medium sized town in the state of São Paulo about their own identities and about the pedagogical practices in which they have to deal with matters of gender and sexuality. This was a qualitative/interpretative based research study in the area of Applied Linguistics. The investigation was divided into three stages. The first one included the definition of the research theme, its theoretical foundation and a review of relevant published work with special emphasis on authors who discuss multiculturalism and gender identity and sexuality. In the second stage, the research context and the process of data generation were defined. The corpus consisted of data generated mainly in interviews conducted at the teachers workplaces. Some excerpts of papers written by teachers as part of the evaluation of their performance in a Curso de Especialiação were also used as complementary data. In the third stage such corpus was analyzed. The research is linked to the field of Cultural Studies in the sense that such reflections contribute to the understanding of identities representations in educational settings. We have made use of the notions of post-modernity and social identity construction which point to the so called "identity crisis". The volume dedicated to "temas transversais" in the Brazilian National Curricula Parameters was used as a way to better understand the place these issues are supposed to take in schools. Initially, the representations under analyzes seemed to indicate that our research subjects showed to be quite sensitive to gender identities and sexuality. However, these representations also showed to be heterogeneous and, at points, even contradictory, considering they are under the influence of different ideological perspectives. The results of the investigation also suggest the identity of the female teachers who have participated in the study are undergoing processes that reveal the existence of conflicting beliefs as a result of the information they have come across in their continuing education courses, as well as their experience with male professionals in pre-school education. Therefore, this dissertations presents these discourses in confront as evidences of the complexity of gender identities and sexuality in schoolsMestradoMulticulturalismo, Plurilinguismo e Educação BilingueMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Maher, Terezinha de Jesus Machado, 1950-Cavalcanti, Marilda do CoutoSilva, Luiza Helena Oliveira daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCastro, Nilsandra Martins de2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf111 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612739CASTRO, Nilsandra Martins de. Representações de identidades de gênero e de sexualidade nos discursos de professores de educação infantil. 2010. 111 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612739. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/772825porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T10:17:54Zoai::772825Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-04-26T10:17:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de identidades de gênero e de sexualidade nos discursos de professores de educação infantil
Representations of gender identities and sexuality in pre-school teachers discourses
title Representações de identidades de gênero e de sexualidade nos discursos de professores de educação infantil
spellingShingle Representações de identidades de gênero e de sexualidade nos discursos de professores de educação infantil
Castro, Nilsandra Martins de
Representações
Identidade de gênero
Sexualidade
Profissionais da educação
Representations
Gender identities
Sexuality
Teachers in pre-school education
title_short Representações de identidades de gênero e de sexualidade nos discursos de professores de educação infantil
title_full Representações de identidades de gênero e de sexualidade nos discursos de professores de educação infantil
title_fullStr Representações de identidades de gênero e de sexualidade nos discursos de professores de educação infantil
title_full_unstemmed Representações de identidades de gênero e de sexualidade nos discursos de professores de educação infantil
title_sort Representações de identidades de gênero e de sexualidade nos discursos de professores de educação infantil
author Castro, Nilsandra Martins de
author_facet Castro, Nilsandra Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maher, Terezinha de Jesus Machado, 1950-
Cavalcanti, Marilda do Couto
Silva, Luiza Helena Oliveira da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Nilsandra Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Representações
Identidade de gênero
Sexualidade
Profissionais da educação
Representations
Gender identities
Sexuality
Teachers in pre-school education
topic Representações
Identidade de gênero
Sexualidade
Profissionais da educação
Representations
Gender identities
Sexuality
Teachers in pre-school education
description Orientador: Terezinha de Jesus Machado Maher
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612739
CASTRO, Nilsandra Martins de. Representações de identidades de gênero e de sexualidade nos discursos de professores de educação infantil. 2010. 111 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612739. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612739
identifier_str_mv CASTRO, Nilsandra Martins de. Representações de identidades de gênero e de sexualidade nos discursos de professores de educação infantil. 2010. 111 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612739. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/772825
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
111 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189036235948032