Dercy Gonçalves : o corpo torto do teatro brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Namur, Virginia Maria de Souza Maisano
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613381
Resumo: Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro
id UNICAMP-30_f26637600e061b37cdeb4581e6d67660
oai_identifier_str oai::777906
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dercy Gonçalves : o corpo torto do teatro brasileiroDercy Gonçalves : a devious character of the brazilian theaterGonçalves, Dercy, 1907-2008Teatro brasileiroTeatroParódiaDialogismo grotescoBrazilian theaterPopular theaterParodyDialogical grotescheOrientador: Neyde de Castro Veneziano MonteiroTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A presente pesquisa tem como objetivo o estudo da produção cênica de Dercy Gonçalves, uma das mais populares comediantes brasileiras. Estendendo-se do teatro de revista e de comédia para o cinema e a televisão e chegando depois de quase um século de atividades às mídias digitais como ícone de um tipo específico de humor, essa produção não foi até hoje devidamente aferida pela crítica e historiografia das artes cênicas no país. Tal desinteresse denuncia, no mínimo, a existência de lapsos entre a teoria e a prática, a partir dos quais melhor se pode compreender tanto a importância do discurso dialógico ou paródico para a sobrevivência da cena popular, quanto a trama entre popular e erudito que malgrado as pretensões oficiais, sempre caracterizou o teatro brasileiro, explicando inclusive a dessacralização que permeia suas expressões mais genuínas, das comédias de costume ao teatro "inteligente" que nas últimas décadas do século XX se impôs no panorama internacional. Encontrada nas estratégias cênicas da comediante em sua forma mais radical, ou seja, em procedimentos de carnavalização e realismo grotesco, o que já justifica seu atávico desconcerto com a oficialidade, a paródia é, conseqüentemente, o conceito emergente no estudo. Como canto paralelo ou cena que se enuncia sempre "à sombra" de outra, com a qual se identifica e simultaneamente se alterna, sugere através do caso em exame a urgência e os prazeres de descobrir, à luz corrosiva das vertentes populares, a pluralidade e o hibridismo que fecundam os palcos nativos.Abstract: The present research aims to study the scenic production of Dercy Goncalves, one of the most popular Brazilian comedians. Extending from the revue and comedy theater to the cinema and the television and coming after nearly a century of activities to the digital media as an icon of a specific type of humor, this production has not been properly measured by the critics and historiography until now. The neglect, to say the least, denounces gaps between theory and practice in the panorama officially traced to drama in the country, from which we can better understand both the importance of dialogic or parodic speech for the survival of the popular scene and the weft between popular and scholarly which, despite the official claims, has always characterized the Brazilian scene, explaining inclusively the tradition of unsacredness that permeates its most genuine expressions, from the custom comedies to the "smart" drama that integrated her, in the twentieth century, into the international panorama. Found in the scenic strategies of the comedian in its most radical form, namely in procedures of carnivalization and grotesque realism, which has justified its atavistic uneasiness with the accepted/canonical standards, the parody is, consequently, the emerging concept in the study. As a parallel chant or scene that always enunciates "in the shadow" of another, with which it simultaneously identifies and switches, suggests, through the case under consideration, the urgency and the pleasures of discovering, by the corrosive light of the popular aspects, the plurality and hybridism which fertilize the native stages.DoutoradoDoutor em Artes[s.n.]Veneziano, Neyde, 1944-Veneziano, Neyde, 1944-Garcia, ClovisMate, Alexandre LuizCarrasco, Claudiney RodriguesLopes, SaraUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNamur, Virginia Maria de Souza Maisano2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed348 p. : il. + 1 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613381NAMUR, Virginia Maria de Souza Maisano. Dercy Gonçalves: o corpo torto do teatro brasileiro. 2009. 348 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613381. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777906https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777906porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-24T09:25:07Zoai::777906Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-24T09:25:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dercy Gonçalves : o corpo torto do teatro brasileiro
Dercy Gonçalves : a devious character of the brazilian theater
title Dercy Gonçalves : o corpo torto do teatro brasileiro
spellingShingle Dercy Gonçalves : o corpo torto do teatro brasileiro
Namur, Virginia Maria de Souza Maisano
Gonçalves, Dercy, 1907-2008
Teatro brasileiro
Teatro
Paródia
Dialogismo grotesco
Brazilian theater
Popular theater
Parody
Dialogical grotesche
title_short Dercy Gonçalves : o corpo torto do teatro brasileiro
title_full Dercy Gonçalves : o corpo torto do teatro brasileiro
title_fullStr Dercy Gonçalves : o corpo torto do teatro brasileiro
title_full_unstemmed Dercy Gonçalves : o corpo torto do teatro brasileiro
title_sort Dercy Gonçalves : o corpo torto do teatro brasileiro
author Namur, Virginia Maria de Souza Maisano
author_facet Namur, Virginia Maria de Souza Maisano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veneziano, Neyde, 1944-
Veneziano, Neyde, 1944-
Garcia, Clovis
Mate, Alexandre Luiz
Carrasco, Claudiney Rodrigues
Lopes, Sara
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Namur, Virginia Maria de Souza Maisano
dc.subject.por.fl_str_mv Gonçalves, Dercy, 1907-2008
Teatro brasileiro
Teatro
Paródia
Dialogismo grotesco
Brazilian theater
Popular theater
Parody
Dialogical grotesche
topic Gonçalves, Dercy, 1907-2008
Teatro brasileiro
Teatro
Paródia
Dialogismo grotesco
Brazilian theater
Popular theater
Parody
Dialogical grotesche
description Orientador: Neyde de Castro Veneziano Monteiro
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613381
NAMUR, Virginia Maria de Souza Maisano. Dercy Gonçalves: o corpo torto do teatro brasileiro. 2009. 348 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613381. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613381
identifier_str_mv NAMUR, Virginia Maria de Souza Maisano. Dercy Gonçalves: o corpo torto do teatro brasileiro. 2009. 348 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613381. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777906
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777906
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
348 p. : il. + 1 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138475052630016