A obra para violão solo de Almeida Prado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarduelli, Fabio, 1977-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606375
Resumo: Orientador: Carlos Fernando Fiorini
id UNICAMP-30_f2a8e80595052ac7b7484fe946350abe
oai_identifier_str oai::417084
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A obra para violão solo de Almeida PradoThe work for solo guitar by Almeida PradoPrado, Almeida, 1943-2010ViolãoMúsica - Séc. XXGuitarTwentieth century musicOrientador: Carlos Fernando FioriniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O compositor paulista Almeida Prado (1943) escreveu quatro peças para violão solo: Portrait (1972/75), Livro para seis cordas (1974), Sonata nº1 (1981) e Poesilúdios nº1 (1983). Trata-se de uma produção estilisticamente variada, que revela diferentes fases percorridas pelo autor. Assim, as peças da década de 70 giram em torno do atonalismo, primeiro em linguagem atonal-serial, e, a partir de 1974, transtonal. Este último conceito foi atribuído à linguagem pradeana pós-cartas celestes nº1, em que se mesclam elementos do discurso atonal, com a redundância e ressonâncias do tonalismo. Já a década de 80 marca um retorno ao uso de estruturas tradicionais, construídas sobre uma linguagem em que predominam elementos tonais e modais, numa madura e pessoal revisitação à fase guarnieriana. As peças de Almeida Prado apresentam ainda uma exeqüibilidade pouco comum para um compositor que não toca violão. A escolha dos modos e centros favorece um amplo uso de cordas soltas, e, inspirados em Villa-Lobos, efeitos e possibilidades próprias do instrumento são explorados na construção de motivos musicais. Partindo então do estudo de questões estéticas, estruturais e idiomáticas, o trabalho se fundamenta no intuito de elaborar, por fim, uma concepção interpretativa desta obra, que constitui uma considerável parcela do repertório do violão brasileiroAbstract: The brazilian composer Almeida Prado (*1943) has written four pieces for solo guitar: Portrait (1972/75), Livro para seis cordas (1974), Sonata nº1 (1981) and Poesilúdios nº1 (1983). It is a production of varied styles, which reveals its author¿s different phases. So, the pieces of the 70s orbit around atonality, at first with an atonal-serial language, and, after 1974, transtonality. This last concept was attached to his post-cartas celestes 1 language, in which elements of an atonal discourse blends with tonal system¿s redundances and resonances. The decade of the 80s issues the return of traditional structures, built over a language filled with tonal and modal elements, attesting a mature and personal comeback to the Guarnierian phase. Almeida Prado¿s pieces also present an uncommon feasibility for a non-guitarist composer. The choice of modes and centers favors opens strings and, inspired by Villa-Lobos, effects and possibilities of the instrument are explored in the construction of musical motives. Taking this aesthetical, structural and idiomatical issues as starting points, this work intends to elaborate an interpretative conception of his works, which constitutes a considerable part of the brazilian guitar repertoireMestradoPráticas InterpretativasMestre em Música[s.n.]Fiorini, Carlos Fernando, 1970-Fraga, Orlando CezarSilva, Esdras RodriguesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASScarduelli, Fabio, 1977-20072007-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf228p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606375SCARDUELLI, Fabio. A obra para violão solo de Almeida Prado. 2007. 228p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606375. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/417084porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:04:52Zoai::417084Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:04:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A obra para violão solo de Almeida Prado
The work for solo guitar by Almeida Prado
title A obra para violão solo de Almeida Prado
spellingShingle A obra para violão solo de Almeida Prado
Scarduelli, Fabio, 1977-
Prado, Almeida, 1943-2010
Violão
Música - Séc. XX
Guitar
Twentieth century music
title_short A obra para violão solo de Almeida Prado
title_full A obra para violão solo de Almeida Prado
title_fullStr A obra para violão solo de Almeida Prado
title_full_unstemmed A obra para violão solo de Almeida Prado
title_sort A obra para violão solo de Almeida Prado
author Scarduelli, Fabio, 1977-
author_facet Scarduelli, Fabio, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiorini, Carlos Fernando, 1970-
Fraga, Orlando Cezar
Silva, Esdras Rodrigues
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Scarduelli, Fabio, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Prado, Almeida, 1943-2010
Violão
Música - Séc. XX
Guitar
Twentieth century music
topic Prado, Almeida, 1943-2010
Violão
Música - Séc. XX
Guitar
Twentieth century music
description Orientador: Carlos Fernando Fiorini
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606375
SCARDUELLI, Fabio. A obra para violão solo de Almeida Prado. 2007. 228p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606375. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SCARDUELLI, Fabio. A obra para violão solo de Almeida Prado. 2007. 228p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606375. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/417084
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
228p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188978160566272