A obra para violão solo de Almeida Prado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606375 |
Resumo: | Orientador: Carlos Fernando Fiorini |
id |
UNICAMP-30_f2a8e80595052ac7b7484fe946350abe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::417084 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A obra para violão solo de Almeida PradoThe work for solo guitar by Almeida PradoPrado, Almeida, 1943-2010ViolãoMúsica - Séc. XXGuitarTwentieth century musicOrientador: Carlos Fernando FioriniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O compositor paulista Almeida Prado (1943) escreveu quatro peças para violão solo: Portrait (1972/75), Livro para seis cordas (1974), Sonata nº1 (1981) e Poesilúdios nº1 (1983). Trata-se de uma produção estilisticamente variada, que revela diferentes fases percorridas pelo autor. Assim, as peças da década de 70 giram em torno do atonalismo, primeiro em linguagem atonal-serial, e, a partir de 1974, transtonal. Este último conceito foi atribuído à linguagem pradeana pós-cartas celestes nº1, em que se mesclam elementos do discurso atonal, com a redundância e ressonâncias do tonalismo. Já a década de 80 marca um retorno ao uso de estruturas tradicionais, construídas sobre uma linguagem em que predominam elementos tonais e modais, numa madura e pessoal revisitação à fase guarnieriana. As peças de Almeida Prado apresentam ainda uma exeqüibilidade pouco comum para um compositor que não toca violão. A escolha dos modos e centros favorece um amplo uso de cordas soltas, e, inspirados em Villa-Lobos, efeitos e possibilidades próprias do instrumento são explorados na construção de motivos musicais. Partindo então do estudo de questões estéticas, estruturais e idiomáticas, o trabalho se fundamenta no intuito de elaborar, por fim, uma concepção interpretativa desta obra, que constitui uma considerável parcela do repertório do violão brasileiroAbstract: The brazilian composer Almeida Prado (*1943) has written four pieces for solo guitar: Portrait (1972/75), Livro para seis cordas (1974), Sonata nº1 (1981) and Poesilúdios nº1 (1983). It is a production of varied styles, which reveals its author¿s different phases. So, the pieces of the 70s orbit around atonality, at first with an atonal-serial language, and, after 1974, transtonality. This last concept was attached to his post-cartas celestes 1 language, in which elements of an atonal discourse blends with tonal system¿s redundances and resonances. The decade of the 80s issues the return of traditional structures, built over a language filled with tonal and modal elements, attesting a mature and personal comeback to the Guarnierian phase. Almeida Prado¿s pieces also present an uncommon feasibility for a non-guitarist composer. The choice of modes and centers favors opens strings and, inspired by Villa-Lobos, effects and possibilities of the instrument are explored in the construction of musical motives. Taking this aesthetical, structural and idiomatical issues as starting points, this work intends to elaborate an interpretative conception of his works, which constitutes a considerable part of the brazilian guitar repertoireMestradoPráticas InterpretativasMestre em Música[s.n.]Fiorini, Carlos Fernando, 1970-Fraga, Orlando CezarSilva, Esdras RodriguesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASScarduelli, Fabio, 1977-20072007-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf228p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606375SCARDUELLI, Fabio. A obra para violão solo de Almeida Prado. 2007. 228p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606375. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/417084porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:04:52Zoai::417084Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:04:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A obra para violão solo de Almeida Prado The work for solo guitar by Almeida Prado |
title |
A obra para violão solo de Almeida Prado |
spellingShingle |
A obra para violão solo de Almeida Prado Scarduelli, Fabio, 1977- Prado, Almeida, 1943-2010 Violão Música - Séc. XX Guitar Twentieth century music |
title_short |
A obra para violão solo de Almeida Prado |
title_full |
A obra para violão solo de Almeida Prado |
title_fullStr |
A obra para violão solo de Almeida Prado |
title_full_unstemmed |
A obra para violão solo de Almeida Prado |
title_sort |
A obra para violão solo de Almeida Prado |
author |
Scarduelli, Fabio, 1977- |
author_facet |
Scarduelli, Fabio, 1977- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fiorini, Carlos Fernando, 1970- Fraga, Orlando Cezar Silva, Esdras Rodrigues Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scarduelli, Fabio, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prado, Almeida, 1943-2010 Violão Música - Séc. XX Guitar Twentieth century music |
topic |
Prado, Almeida, 1943-2010 Violão Música - Séc. XX Guitar Twentieth century music |
description |
Orientador: Carlos Fernando Fiorini |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606375 SCARDUELLI, Fabio. A obra para violão solo de Almeida Prado. 2007. 228p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606375. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SCARDUELLI, Fabio. A obra para violão solo de Almeida Prado. 2007. 228p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606375. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/417084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 228p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188978160566272 |