A utopia da participação : a posição dos movimentos docentes na formulação da politica educativa na Argentina
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582086 |
Resumo: | Orientador: Dermeval Saviani |
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A utopia da participação : a posição dos movimentos docentes na formulação da politica educativa na ArgentinaProfessores - Argentina - Atividades políticas - 1983-1988Educação e Estado - Argentina - 1983-1988Orientador: Dermeval SavianiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A problemática abordada nesta pesquisa retoma - uma vez mais - o debate sobre a relação entre Estado, sociedade e educação e o interesse em profundar o estudo das determinações sociais no processo de formulação e implementação de políticas educacionais, presente nas últimas décadas entre políticos e acadêmicos. Nesta oportunidade, nossa proposta é analisar o comportamento dos docentes organizados no espectro mais amplo da dinâmica social que definiu o cenário de constituição da política educacional na Argentina, durante o período de 1983 a 1988. Um dos setores-chave do fazer educativo é, obviamente, os docentes. Suas organizações atuam como canal de expressão nas diferentes instâncias do Estado e dentro da própria categoria, tanto sobre questões trabalhistas como sobre questões vinculadas diretamente à política educacional. o período 1983-88 é especialmente significativo para a Argentina, porque teve início um processo de transição para a democracia e um momento de redefinição do possível para a sociedade, tanto pela eventual eficácia do sistema democrático para alcançar certas metas, como pelo fato de que ele supõe certas formas de ação e não outras. A derrota negociada dos regimes autoritários em vários países latino-americanos e o inicio de uma longa e confusa fase de transição para a democracia criaram a necessidade da retomada da discussão sobre a multiplicidade de significados contidos numa proposta democrática. Neste sentido, o debate girou em tomo de duas questões: a alternativa entre a chamada democracia formal e democracia substancial, num primeiro momento, e o surgimento do conceito de democracia participativa como solução para aquele conflito. Além disso, o termo participação apresentava-se como uma fórmula mágica que abriria caminhos para a consolidação da democracia, uma vez que poderia recuperar o ideal de justiça social, socializando a responsabilidade desse ideal, através do sistema político. Nesse contexto, um dos temas mais controvertidos para a democracia moderna é o poder das organizações corporativas e o seu papel no processo político. Sem dúvida, a proposta de democracia participativa do governo constitucional que assumiu a Argentina em 1983 caraterizou do modo particular a dinâmica de formulação da política educacional e as posições das diferentes forças sociais. Além disso, recuperar o estudo dos movimentos docentes e do seu potencial transformador toma-se mais relevante na discussão político educacional, desde que se leve em conta a debilidade e a desarticulação crescentes que caracterizam a crise dos partidos políticos tanto na Argentina como em outros países da América LatinaDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Saviani, Dermeval, 1944-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKrawczyk, Nora Rut, 1958-19931993-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf222f.(Enc.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582086KRAWCZYK, Nora Rut. A utopia da participação: a posição dos movimentos docentes na formulação da politica educativa na Argentina. 1993. 222f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582086. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83980porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:18:02Zoai::83980Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:18:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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