A gestora escolar : entre a prática e a gramática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Rúbia Cristina, 1968-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618574
Resumo: Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi
id UNICAMP-30_f34b192a30e781bbeb713aa60cf0fb64
oai_identifier_str oai::876592
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A gestora escolar : entre a prática e a gramáticaThe school management : between practice and grammarGestores - FormaçãoCotidiano escolarInvestigaçãoNarrativasFormação continuadaManagers - TrainingSchool routineResearchNarrativesContinuing educationOrientador: Corinta Maria Grisolia GeraldiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa toma como objeto de estudos a gestão escolar na complexidade de seu cotidiano, com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre a formação do gestor em seu próprio ambiente de trabalho. A compreensão dos processos que constituem o trabalho de gestão sustenta-se num conjunto de narrativas, selecionadas dentre os acontecimentos cotidianos na escola, com base nos conceitos benjaminiano e larrosiano de experiência. A metodologia utilizada foi a da investigação narrativa. Na reconstituição narrativa dos acontecimentos, além da memória da própria investigadora-narradora e gestora, foram utilizados distintos materiais: anotações da gestora, de outras colegas de gestão, documentos da escola, documentos legais, atas de reuniões, e também entrevistas com os sujeitos envolvidos em cada um dos acontecimentos, incluindo não só professores mas também outros trabalhadores da escola e membros da comunidade. O entrecruzamento das informações e dados destes diferentes materiais empíricos permitiu uma aproximação maior dos fatos tomados aqui como ponto de partida da reflexão. A organização dos acontecimentos narrados, depois de uma primeira análise, obedeceu a critérios temáticos: a gestão dos espaços e tempos da escola; as relações mais amplas com a comunidade do bairro da escola na constituição do Conselho Escolar e a implicação das decisões jurídicas sobre aplicabilidade da legislação independentemente das condições concretas da escola para atendê-las. De cada história e seu tema foi extraída uma lição para o exercício da gestão. E cada lição foi estudada com base na bibliografia pertinente ao tema e à gestão escolar. As três principais lições podem ser consubstanciadas nos seguintes enunciados: (a) ainda que procedente de uma visão tradicional de gestão, na escola é de responsabilidade administrativa gerir os conflitos relativos aos espaços e tempos; (b) a uma gestão democrática é imprescindível o contato constante com a comunidade do entorno, tanto para compreender a história do lugar e da própria escola, quanto para gerir o presente de modo a respeitar o passado para construir em conjunto um futuro; (c) as políticas públicas que chegam a expressar-se na forma de leis, independentemente das condições concretas da escola para executá-las, abrem espaços para a judicialização da oferta de educação impondo soluções "ad hoc" para casos específicos com perda da finalidade maior da própria política pública que deu origem à legislação. Esta pesquisa beneficiou-se das experiências de trabalho com o cotidiano da escola e com a metodologia da investigação narrativa das produções do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada - GEPEC - da Unicamp, a que a presente investigação está filiada.Abstract: This research has as study objects the school management in its daily complexity, with the objective to contrubute to the thinking about the formation of the manager on its own work place. The understanding of the process that constitute the work of management is sustained in a group of narratives, selected among the daily school events, with basis on benjaminianism and larrosianism concepts of experience. The methodology was the narrative investigation. In the events narrative reconstitution, besides the memories of the investigator-narrator and manager herself, distinct material were used: manager's annotations, and other colleagues of management, school documents, legal documents, meeting reports, and also interviews with involved persons in each of the events, including not only teachers but also other workers of school and members of the community. The crossroads of the information and data of there different empircal materials allowed a bigger approximation from the facts here taken as the beginning of the thinking. The organization of the facts narrated here, after a first analysis, obbey to thematical criteria: the management of the times and spaces of the school; the bigger relations of the school neighborhood community in the constitution of the School's Council and the implication of legal decisions about the application of the legislation independently of the concrete conditions of the school to attend them. A lesson was extracted of every story and theme for the managing execution. And every lesson was studied based on a bibliography pertinent to the theme and the education management. The three main lessons can be substantiated in the following titles: (a) even being derivated from a traditional management, it's the administrative responsiblity to manage the conflicts related to times and spaces; (b) for a democratic management the constant contact to the community around is very necessary, thus for the comprehesion of the region and the school itself, as to manage the present respecting the past to everybody construct a future; (c) the public policies that sometimes express themselves in the form of laws, independently of the concrete conditions of the school to execute them, open spaces for the judicialization of the offering of education imposing "ad hoc" solutions for specific cases with the loss of the bigger goal from the public policy that originated the legislation. This research was benefited by the experiences of daily school work and with the methodology of the narrative investigation of the "Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada" - GEPEC UNICAMP - studies, wich this investigation is affiliated.DoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-Ganzeli, PedroGalzerani, Maria Carolina BovérioLima, Maria Emília Caixeta de CastroAlmeida, Ivanete BellucciUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCruz, Rúbia Cristina, 1968-20122012-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf281 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618574CRUZ, Rúbia Cristina. A gestora escolar: entre a prática e a gramática. 2012. 281 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618574. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/876592porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-14T10:19:15Zoai::876592Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-10-14T10:19:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestora escolar : entre a prática e a gramática
The school management : between practice and grammar
title A gestora escolar : entre a prática e a gramática
spellingShingle A gestora escolar : entre a prática e a gramática
Cruz, Rúbia Cristina, 1968-
Gestores - Formação
Cotidiano escolar
Investigação
Narrativas
Formação continuada
Managers - Training
School routine
Research
Narratives
Continuing education
title_short A gestora escolar : entre a prática e a gramática
title_full A gestora escolar : entre a prática e a gramática
title_fullStr A gestora escolar : entre a prática e a gramática
title_full_unstemmed A gestora escolar : entre a prática e a gramática
title_sort A gestora escolar : entre a prática e a gramática
author Cruz, Rúbia Cristina, 1968-
author_facet Cruz, Rúbia Cristina, 1968-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-
Ganzeli, Pedro
Galzerani, Maria Carolina Bovério
Lima, Maria Emília Caixeta de Castro
Almeida, Ivanete Bellucci
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Rúbia Cristina, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Gestores - Formação
Cotidiano escolar
Investigação
Narrativas
Formação continuada
Managers - Training
School routine
Research
Narratives
Continuing education
topic Gestores - Formação
Cotidiano escolar
Investigação
Narrativas
Formação continuada
Managers - Training
School routine
Research
Narratives
Continuing education
description Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-07-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618574
CRUZ, Rúbia Cristina. A gestora escolar: entre a prática e a gramática. 2012. 281 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618574. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618574
identifier_str_mv CRUZ, Rúbia Cristina. A gestora escolar: entre a prática e a gramática. 2012. 281 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618574. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/876592
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
281 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189084212494336