Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10534 |
Resumo: | Orientador: Elaine Prodócimo |
id |
UNICAMP-30_f3732f2de4fffdee7fc70a33f7070597 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1339408 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que"Physical education in elementary school : "in favor of what, who and against what"Freire, Paulo, 1921-1997Educação física escolarEnsino fundamentalPandemiasProfessoresPesquisadoresSchool physical educationFreire, PauloElementary schoolPandemicsTeachersResearchersOrientador: Elaine ProdócimoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Diante do entendimento que o ensino brasileiro permanece contribuindo para a manutenção de uma sociedade injusta, antidialógica e antidemocrática, a educação libertadora de Paulo Freire se apresenta como esperança de transformação. Pensando nisso, como professora-pesquisadora, desenvolvi e analisei propostas de educação física baseadas nas ideias de educação crítica e libertadora de Paulo Freire, investigando como os temas da cultura corporal podem ser sistematizados a partir desse referencial, analisando as respostas dos(as) estudantes a essa forma de ensino. Foram duas propostas de aulas de educação física: uma em contexto remoto off-line devido à ocorrência da pandemia do COVID-19 e uma presencial ao retornarem as aulas após período de distanciamento social, ambas baseadas em ideias freireanas e com duração de um bimestre cada, desenvolvidas com duas turmas de quinto ano do ensino fundamental I. No período analisado do ensino à distância, o tema foi a dança e os dados foram levantados por meio de cadernos impressos que eram entregues aos(às) estudantes e devolvidos à escola, e grupos de Whatsapp com as poucas crianças que tinham acesso à internet. Já no presencial, tematizei a separação de gênero durante as práticas corporais e as interpretações foram feitas a partir das observações das aulas e anotações em diário de campo. Minhas observações apontaram a possibilidade do trabalho com temas da cultura corporal de forma crítica pautado no referencial freireano e a importância da aprendizagem significativa que possibilita aos educandos e educandas a apreensão da realidade que os(as) envolve, além do reconhecimento de si mesmos(as) como produtores(as) de conhecimento e transformadores(as) do mundo. Ainda que o contexto remoto off-line dificulte o desenvolvimento do ensino crítico e libertador, resistir à educação bancária, tradicional, autoritária, mostrou-se não só possível como indispensável. Com as reflexões geradas, realço também a necessidade de educadores e educadoras desenvolverem suas práticas sabendo "a favor de que, de quem e contra que" atuam, refletindo sempre sobre suas ações pedagógicasAbstract: Faced with the recognition that Brazilian education remains confident in maintaining an unjust, anti-dialogical and anti-democratic society, Paulo Freire's education presents itself as a hope for transformation. With that in mind, I, the teacher-researcher, elaborated and analyzed proposals for physical education based on Paulo Freire's ideas of critical education, investigating how the contents of body culture can be systematized from this framework and investigating the students' responses to this proposal. One proposal was teaching physical education in a remote offline context because of the COVID-19 pandemic and another face-to-face one as the regular classes came back, both based on Paulo Freire’s ideas and lasting a two-month period, developed with two classes of the fifth grade of elementary. During distance learning, the subject was dance and data were collected through printed activities that were given to students and returned to the school plus Whatsapp groups with the few children who had internet access. Back to school, the discussions became about gender separation during body practices and interpretations were made from class observations and notes in the field diary. The observations point to the importance of meaningful learning that enables students to apprehend the reality that surrounds them, in addition to recognizing themselves as producers of knowledge and transformers of the world. Although the offline remote context makes the development of critical teaching difficult, resisting traditional and authoritarian education proved to be not only possible but indispensable. It was also realized the need for educators to develop their actions knowing in favor of whom and against what they act, always reflecting on their pedagogical workMestradoEducação Física e SociedadeMestra em Educação Física[s.n.]Prodócimo, Elaine, 1967-Ayoub, ElianaFreire, ElisabeteUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBonfietti, Priscila Errerias, 1994-20232023-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (123 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10534BONFIETTI, Priscila Errerias. Educação física no ensino fundamental I: "a favor de que, de quem e contra que". 2023. 1 recurso online (123 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10534. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1339408Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-22T16:18:40Zoai::1339408Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-06-22T16:18:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que" Physical education in elementary school : "in favor of what, who and against what" |
title |
Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que" |
spellingShingle |
Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que" Bonfietti, Priscila Errerias, 1994- Freire, Paulo, 1921-1997 Educação física escolar Ensino fundamental Pandemias Professores Pesquisadores School physical education Freire, Paulo Elementary school Pandemics Teachers Researchers |
title_short |
Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que" |
title_full |
Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que" |
title_fullStr |
Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que" |
title_full_unstemmed |
Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que" |
title_sort |
Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que" |
author |
Bonfietti, Priscila Errerias, 1994- |
author_facet |
Bonfietti, Priscila Errerias, 1994- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prodócimo, Elaine, 1967- Ayoub, Eliana Freire, Elisabete Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonfietti, Priscila Errerias, 1994- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Freire, Paulo, 1921-1997 Educação física escolar Ensino fundamental Pandemias Professores Pesquisadores School physical education Freire, Paulo Elementary school Pandemics Teachers Researchers |
topic |
Freire, Paulo, 1921-1997 Educação física escolar Ensino fundamental Pandemias Professores Pesquisadores School physical education Freire, Paulo Elementary school Pandemics Teachers Researchers |
description |
Orientador: Elaine Prodócimo |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-03-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10534 BONFIETTI, Priscila Errerias. Educação física no ensino fundamental I: "a favor de que, de quem e contra que". 2023. 1 recurso online (123 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10534. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10534 |
identifier_str_mv |
BONFIETTI, Priscila Errerias. Educação física no ensino fundamental I: "a favor de que, de quem e contra que". 2023. 1 recurso online (123 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10534. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1339408 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (123 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138579184615424 |