Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonfietti, Priscila Errerias, 1994-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10534
Resumo: Orientador: Elaine Prodócimo
id UNICAMP-30_f3732f2de4fffdee7fc70a33f7070597
oai_identifier_str oai::1339408
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que"Physical education in elementary school : "in favor of what, who and against what"Freire, Paulo, 1921-1997Educação física escolarEnsino fundamentalPandemiasProfessoresPesquisadoresSchool physical educationFreire, PauloElementary schoolPandemicsTeachersResearchersOrientador: Elaine ProdócimoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Diante do entendimento que o ensino brasileiro permanece contribuindo para a manutenção de uma sociedade injusta, antidialógica e antidemocrática, a educação libertadora de Paulo Freire se apresenta como esperança de transformação. Pensando nisso, como professora-pesquisadora, desenvolvi e analisei propostas de educação física baseadas nas ideias de educação crítica e libertadora de Paulo Freire, investigando como os temas da cultura corporal podem ser sistematizados a partir desse referencial, analisando as respostas dos(as) estudantes a essa forma de ensino. Foram duas propostas de aulas de educação física: uma em contexto remoto off-line devido à ocorrência da pandemia do COVID-19 e uma presencial ao retornarem as aulas após período de distanciamento social, ambas baseadas em ideias freireanas e com duração de um bimestre cada, desenvolvidas com duas turmas de quinto ano do ensino fundamental I. No período analisado do ensino à distância, o tema foi a dança e os dados foram levantados por meio de cadernos impressos que eram entregues aos(às) estudantes e devolvidos à escola, e grupos de Whatsapp com as poucas crianças que tinham acesso à internet. Já no presencial, tematizei a separação de gênero durante as práticas corporais e as interpretações foram feitas a partir das observações das aulas e anotações em diário de campo. Minhas observações apontaram a possibilidade do trabalho com temas da cultura corporal de forma crítica pautado no referencial freireano e a importância da aprendizagem significativa que possibilita aos educandos e educandas a apreensão da realidade que os(as) envolve, além do reconhecimento de si mesmos(as) como produtores(as) de conhecimento e transformadores(as) do mundo. Ainda que o contexto remoto off-line dificulte o desenvolvimento do ensino crítico e libertador, resistir à educação bancária, tradicional, autoritária, mostrou-se não só possível como indispensável. Com as reflexões geradas, realço também a necessidade de educadores e educadoras desenvolverem suas práticas sabendo "a favor de que, de quem e contra que" atuam, refletindo sempre sobre suas ações pedagógicasAbstract: Faced with the recognition that Brazilian education remains confident in maintaining an unjust, anti-dialogical and anti-democratic society, Paulo Freire's education presents itself as a hope for transformation. With that in mind, I, the teacher-researcher, elaborated and analyzed proposals for physical education based on Paulo Freire's ideas of critical education, investigating how the contents of body culture can be systematized from this framework and investigating the students' responses to this proposal. One proposal was teaching physical education in a remote offline context because of the COVID-19 pandemic and another face-to-face one as the regular classes came back, both based on Paulo Freire’s ideas and lasting a two-month period, developed with two classes of the fifth grade of elementary. During distance learning, the subject was dance and data were collected through printed activities that were given to students and returned to the school plus Whatsapp groups with the few children who had internet access. Back to school, the discussions became about gender separation during body practices and interpretations were made from class observations and notes in the field diary. The observations point to the importance of meaningful learning that enables students to apprehend the reality that surrounds them, in addition to recognizing themselves as producers of knowledge and transformers of the world. Although the offline remote context makes the development of critical teaching difficult, resisting traditional and authoritarian education proved to be not only possible but indispensable. It was also realized the need for educators to develop their actions knowing in favor of whom and against what they act, always reflecting on their pedagogical workMestradoEducação Física e SociedadeMestra em Educação Física[s.n.]Prodócimo, Elaine, 1967-Ayoub, ElianaFreire, ElisabeteUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBonfietti, Priscila Errerias, 1994-20232023-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (123 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10534BONFIETTI, Priscila Errerias. Educação física no ensino fundamental I: "a favor de que, de quem e contra que". 2023. 1 recurso online (123 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10534. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1339408Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-22T16:18:40Zoai::1339408Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-06-22T16:18:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que"
Physical education in elementary school : "in favor of what, who and against what"
title Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que"
spellingShingle Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que"
Bonfietti, Priscila Errerias, 1994-
Freire, Paulo, 1921-1997
Educação física escolar
Ensino fundamental
Pandemias
Professores
Pesquisadores
School physical education
Freire, Paulo
Elementary school
Pandemics
Teachers
Researchers
title_short Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que"
title_full Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que"
title_fullStr Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que"
title_full_unstemmed Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que"
title_sort Educação física no ensino fundamental I : "a favor de que, de quem e contra que"
author Bonfietti, Priscila Errerias, 1994-
author_facet Bonfietti, Priscila Errerias, 1994-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prodócimo, Elaine, 1967-
Ayoub, Eliana
Freire, Elisabete
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonfietti, Priscila Errerias, 1994-
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Paulo, 1921-1997
Educação física escolar
Ensino fundamental
Pandemias
Professores
Pesquisadores
School physical education
Freire, Paulo
Elementary school
Pandemics
Teachers
Researchers
topic Freire, Paulo, 1921-1997
Educação física escolar
Ensino fundamental
Pandemias
Professores
Pesquisadores
School physical education
Freire, Paulo
Elementary school
Pandemics
Teachers
Researchers
description Orientador: Elaine Prodócimo
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-03-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10534
BONFIETTI, Priscila Errerias. Educação física no ensino fundamental I: "a favor de que, de quem e contra que". 2023. 1 recurso online (123 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10534. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10534
identifier_str_mv BONFIETTI, Priscila Errerias. Educação física no ensino fundamental I: "a favor de que, de quem e contra que". 2023. 1 recurso online (123 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10534. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1339408
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (123 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138579184615424