Relações entre as orientações motivacionais e o desempenho escolar de alunos da 7ª serie do Ensino Fundamental em Matematica, na resolução de equações do 1º grau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600335 |
Resumo: | Orientador: Lucila Diehl Tolaine Fini |
id |
UNICAMP-30_f3d2f399d3be1ebd0659b8122aca1daa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::344892 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações entre as orientações motivacionais e o desempenho escolar de alunos da 7ª serie do Ensino Fundamental em Matematica, na resolução de equações do 1º grauMotivação na escolaDesempenho de aprendizagemEducação matemáticaDesempenho - AlunosSolução de problemasOrientador: Lucila Diehl Tolaine FiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo do presente estudo foi o de investigar relações entre a motivação para o estudo e o desempenho em matemática de alunos da 7 a série do ensino fundamental, na resolução de equações de 10 grau. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual com 127 participantes. Foram utilizados os seguintes instrumentos:doze (12) pranchas sobre motivação, um questionário com seis questões abertas sobre a avaliação na escola; uma prova de matemática e um questionário para caracterização de alunos. Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram uma tendência à orientação motivacional predominantemente intrínseca. Os participantes destacaram o valor do estudo e os benefícios do estudo para os próprios alunos como valor em si mesmo, destacando o esforço, a novidade e a curiosidade importantes para aprendizagem. A grande maioria das respostas mostrou que as notas não devem ser a razão para se dedicar esforço aos trabalhos escolares. Na análise de relações entre as respostas ao questionário e o desempenho em Matemática, na prova aplicada pela pesquisadora, a análise estatistica mostrou relações significativas, (F (2,124) = 6,192 p< 0,0 I). No caso, das respostas ao questionário e ao desempenho em Matemática no conceito final fornecido pela escola, também foram identificadas relações significativas (F (2,124) = 4,530 P < 0,05). Os resultados mostraram tanto na prova da pesquisadora, quanto na avaliação da professora, melhor desempenho de alunos que estudam somente para aprender em relação ao desempenho dos outros alunos, comparando-se com os alunos que gostam de matemática e os que não gostam. A análise estatística, não mostrou relações significativas entre o desempenho em matemática e o tipo de motivação predominante dos alunosAbstract: The purpose of this study was to investigate the relationships between the motivation towards studying and performance of 7th grade elementary school mathematics students in order to solve 1 sI grade equations. The survey was carried out in a State School with 127 participants. It was used the following instruments: twelve (12) short histories about motivation, a questionnaire with six open questions about evaluation at school, a math test and a questionnaire about students' features. The results pointed out that the students demonstrated a trend to predominantly intrinsic motivation orientation. The participants highlighted the very essential worth of studying and its benefits to the students themselves, emphasizing the effort, the novelty and the curiosity as important factors for learning. The answers, in their great majority, revealed that the grade must not be the reason to dedicate effort to accomplish the school tasks. Analyzing statistically the relationships between the questionnaire answers and the mathematics test performance applied by the researcher, significant relationships were indicated, (F (2,124) = 6,192 p < 0,01). It was also detected significant relationships between the questionnaire answers and performance in mathematics in the grade given by the school (F (2,124) = 4,530 P < 0,05). The results demonstrated, both in the test applied by the researcher and in the evaluation applied by the teacher, better performance of students that study only to learn than the performance of the other students, that is, the ones that like mathematics in relation to the others that don't like it. The statistical analysis did not show relevant relationships between the students' performance in mathematics and the kind of their predominant motivationMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Gislaine Donizeti Fagnani da, 1975-20052005-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf166p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600335COSTA, Gislaine Donizeti Fagnani da. Relações entre as orientações motivacionais e o desempenho escolar de alunos da 7ª serie do Ensino Fundamental em Matematica, na resolução de equações do 1º grau. 2005. 166p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600335. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/344892porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T12:10:23Zoai::344892Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T12:10:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre as orientações motivacionais e o desempenho escolar de alunos da 7ª serie do Ensino Fundamental em Matematica, na resolução de equações do 1º grau |
title |
Relações entre as orientações motivacionais e o desempenho escolar de alunos da 7ª serie do Ensino Fundamental em Matematica, na resolução de equações do 1º grau |
spellingShingle |
Relações entre as orientações motivacionais e o desempenho escolar de alunos da 7ª serie do Ensino Fundamental em Matematica, na resolução de equações do 1º grau Costa, Gislaine Donizeti Fagnani da, 1975- Motivação na escola Desempenho de aprendizagem Educação matemática Desempenho - Alunos Solução de problemas |
title_short |
Relações entre as orientações motivacionais e o desempenho escolar de alunos da 7ª serie do Ensino Fundamental em Matematica, na resolução de equações do 1º grau |
title_full |
Relações entre as orientações motivacionais e o desempenho escolar de alunos da 7ª serie do Ensino Fundamental em Matematica, na resolução de equações do 1º grau |
title_fullStr |
Relações entre as orientações motivacionais e o desempenho escolar de alunos da 7ª serie do Ensino Fundamental em Matematica, na resolução de equações do 1º grau |
title_full_unstemmed |
Relações entre as orientações motivacionais e o desempenho escolar de alunos da 7ª serie do Ensino Fundamental em Matematica, na resolução de equações do 1º grau |
title_sort |
Relações entre as orientações motivacionais e o desempenho escolar de alunos da 7ª serie do Ensino Fundamental em Matematica, na resolução de equações do 1º grau |
author |
Costa, Gislaine Donizeti Fagnani da, 1975- |
author_facet |
Costa, Gislaine Donizeti Fagnani da, 1975- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Gislaine Donizeti Fagnani da, 1975- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação na escola Desempenho de aprendizagem Educação matemática Desempenho - Alunos Solução de problemas |
topic |
Motivação na escola Desempenho de aprendizagem Educação matemática Desempenho - Alunos Solução de problemas |
description |
Orientador: Lucila Diehl Tolaine Fini |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-02-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600335 COSTA, Gislaine Donizeti Fagnani da. Relações entre as orientações motivacionais e o desempenho escolar de alunos da 7ª serie do Ensino Fundamental em Matematica, na resolução de equações do 1º grau. 2005. 166p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600335. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) COSTA, Gislaine Donizeti Fagnani da. Relações entre as orientações motivacionais e o desempenho escolar de alunos da 7ª serie do Ensino Fundamental em Matematica, na resolução de equações do 1º grau. 2005. 166p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600335. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/344892 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 166p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188926162731008 |