Orientações motivacionais de alunos do ensino fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celestino, Joseilma Ramalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4806
Resumo: A motivação para aprender vem alargando a sua repercussão e discussões no contexto escolar, e com todos os envolvidos e atuantes na educação. Contextualizando as teorias sóciocognitivas da motivação e relacionando as orientações motivacionais que apontam para motivações intrínsecas e extrínsecas dos alunos no processo de aprender, formulamos o seguinte questionamento: qual a orientação motivacional predominante nos alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio? Objetivou-se analisar as orientações motivacionais intrínsecas e extrínsecas de alunos em um colégio da rede privada da cidade de Campina Grande-Paraíba-Brasil. Obtiveram-se informações sociodemográficas, identificação das motivações intrínsecas e extrínsecas dos sujeitos da pesquisa, e relacionaram-se os resultados com as variáveis idades, a série e o gênero. A metodologia é de natureza descritiva, tratando-se quantitativa e qualitativamente os dados obtidos, com base no instrumento desenvolvido e organizado por Neves e Boruchovitch (2001), denominado “pranchas com histórias de motivação” para avaliação das orientações motivacionais de alunos do ensino fundamental. Os dados foram coletados mediante um questionário e a aplicação de 4 pranchas, numa amostra de 124 alunos, com idade entre 13 e 19 anos, de ambos os sexos. Os resultados revelaram uma predominância das orientações motivacionais intrínsecas sobre as extrínsecas na aprendizagem, independente dos diferentes níveis de escolaridade, idade e gênero dos sujeitos.
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