Hegel, dialetica, educação : sobre a contribuição da dialetica hegeliana para a praxis educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ruben Guedes
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592428
Resumo: Orientador : Dermeval Saviani
id UNICAMP-30_f4c0d7f2b5ef52d945bab5cade2b487b
oai_identifier_str oai::245247
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Hegel, dialetica, educação : sobre a contribuição da dialetica hegeliana para a praxis educativaHegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831DialéticaPraxis (Filosofia)Imanência (Filosofia)EducaçãoOrientador : Dermeval SavianiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nessa tese exponho a singular imanência educativa da dialética hegeliana, tanto como formação cultural (Bildung), quanto como formação pedagógica (Erziehung). Em suma: a educação é ato dialético -- essa a conclusão. A apreensão dessa conclusão requer duas exigências conceituais: a) a razoávei compreensão do núcleo do sistema dialético hegeliano, e b) a concepção do homem como ser de liberdade e consciência, desde esse núcleo. Trata-se, pois, de expor a natureza dessa dialética como movimento de negatividade radicado na contradição prima finitude-infinitude, intrínseca ao pensar e que fundamenta seu longos - não como lógica abstrata das coisas, significado fixo, que ela não o é; mas como lógica do concreto das coisas, significante vivo, formas de liberdade e consciência do sujeito in Ãeri. Daí que, a rogressão das contradições decorrentes é itinerário histórico superativo e formativo da consciência para a autoconsciência, através da alteridade -- observando-se, nesses processos a imanência educativa da dialética, efetivando-se na história e efetivando a históriaAbstract: In this thesis we present the singular educative immanence of the Hegelian dialectics, not only as cultural formation (Biidung) bul also as pedagogic one (Erziehung). In short: education is a dialectic act -- this is the final conclusion. The apprehension of this conclusion requires two conceptual requests: a) the reasonable understanding of the nucleus of the Hegelian dialectic system, and b) the onception of Man as a being of freedom and conscience, since that nucleus. It is aimed, then, to explain the nature of that dialectics as movement of negativity rooted in the primary contradiction hnitude-infinitude, intrinsic to thinking, which establishes its logos -- not as abstract logic of things, fixed meaning that it is not, but as logic of the concrete of things, live significance, forms of freedom and conscience of the subject in fieri. It follows that the progression of the resulting contradictions is historic itinerary, which overcomes and forms conscience for self-consciousness through alterity -- considering in these processes the educative immanence of dialectics, accomplishing itself in history and accomplishing historyDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Saviani, Dermeval, 1944-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNunes, Ruben Guedes20022002-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf289 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592428NUNES, Ruben Guedes. Hegel, dialetica, educação: sobre a contribuição da dialetica hegeliana para a praxis educativa. 2002. 289 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592428. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/245247porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T00:33:33Zoai::245247Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T00:33:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hegel, dialetica, educação : sobre a contribuição da dialetica hegeliana para a praxis educativa
title Hegel, dialetica, educação : sobre a contribuição da dialetica hegeliana para a praxis educativa
spellingShingle Hegel, dialetica, educação : sobre a contribuição da dialetica hegeliana para a praxis educativa
Nunes, Ruben Guedes
Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831
Dialética
Praxis (Filosofia)
Imanência (Filosofia)
Educação
title_short Hegel, dialetica, educação : sobre a contribuição da dialetica hegeliana para a praxis educativa
title_full Hegel, dialetica, educação : sobre a contribuição da dialetica hegeliana para a praxis educativa
title_fullStr Hegel, dialetica, educação : sobre a contribuição da dialetica hegeliana para a praxis educativa
title_full_unstemmed Hegel, dialetica, educação : sobre a contribuição da dialetica hegeliana para a praxis educativa
title_sort Hegel, dialetica, educação : sobre a contribuição da dialetica hegeliana para a praxis educativa
author Nunes, Ruben Guedes
author_facet Nunes, Ruben Guedes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saviani, Dermeval, 1944-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Ruben Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831
Dialética
Praxis (Filosofia)
Imanência (Filosofia)
Educação
topic Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831
Dialética
Praxis (Filosofia)
Imanência (Filosofia)
Educação
description Orientador : Dermeval Saviani
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592428
NUNES, Ruben Guedes. Hegel, dialetica, educação: sobre a contribuição da dialetica hegeliana para a praxis educativa. 2002. 289 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592428. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
NUNES, Ruben Guedes. Hegel, dialetica, educação: sobre a contribuição da dialetica hegeliana para a praxis educativa. 2002. 289 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592428. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/245247
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
289 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188870643777536