Desenvolvimento profissional de professores de Física : um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Wilson Elmer, 1986-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636178
Resumo: Orientador: Elisabeth Barolli
id UNICAMP-30_f533c58f34e1c01927044c3600525e2e
oai_identifier_str oai::1088503
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional de professores de Física : um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da açãoProfessional development of Physics teachers : a study under the disposotional and contextualist perspective of actionDesenvolvimento profissionalProfessores de física - RetratosEnsino de ciênciasProfessional developmentPhysics teachers - PortraitsScience teachingOrientador: Elisabeth BarolliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O desenvolvimento profissional docente, em acordo com a literatura especializada na área de formação de professores, refere-se a um processo de transformação dos indivíduos que envolve inúmeras etapas, que incluem desde a formação inicial e continuada até as experiências pessoais e profissionais. Deste modo, a presente pesquisa teve como objetivo principal compreender a influência de disposições em processos de desenvolvimento profissional docente. Mais especificamente, buscamos levantar e analisar trajetórias de professores de Física egressos de dois cursos de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) (da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)), visando identificar a constituição, atualizações, alterações ou desativações de disposições. Além disso, analisar a influência das condições contextuais características dos cursos de MPEF, bem como outros contextos formativos, no desenvolvimento profissional dos professores. Dentre os quadros teórico-metodológicos multiferenciais disponíveis para o estudo do complexo processo de transformação dos sujeitos dentro de um campo profissional específico, assumimos a perspectiva sociológica disposicionalista e contextualista da ação, ancorada principalmente nas contribuições de Bernard Lahire. Em consonância com a metodologia de pesquisa de Lahire, após a realização de um conjunto de entrevistas semiestruturadas em profundidade, foram produzidos retratos sociológicos de quatro professores de Física em exercício. Tais retratos sociológicos, configuram-se como narrativas que condensam dados empíricos, referencial teórico sociológico e análise em uma perspectiva diacrônica e sincrônica. A análise desses retratos partiu da articulação entre o referencial teórico disposicionalista e contextualista da ação e um esquema analítico composto por oito dimensões do desenvolvimento profissional de professores de Ciências. Compõem esse esquema as seguintes dimensões: planejamento da carreira profissional, atualização nos conhecimentos científicos, atualização nos conhecimentos pedagógicos, organização e condução do ensino, sustentação da aprendizagem dos alunos, investigação da própria prática, participação na gestão escolar e participação na responsabilidade social. A partir da análise dos retratos buscamos desvelar a complexidade da dinâmica dos processos educativos que implicam na aprendizagem docente. Na reconstrução das trajetórias dos professores e professoras, foi possível identificar algumas disposições que se constituíram como catalisadoras de desenvolvimento profissional, quais sejam: disposição ao conhecimento, disposição à afetividade, disposição à resiliência, disposição hipercorretiva e disposição ao convencimento. Em contrapartida, algumas disposições identificadas se configuraram como obstáculos ao desenvolvimento profissional docente, como a disposição hipocorretiva e a disposição ascética. Os resultados da investigação apontam para a relevância em abordar o desenvolvimento profissional docente com base em aspectos que transcendam o campo da racionalidade, na medida em que as disposições podem atuar como recursos próprios dos sujeitos, tacitamente mobilizados, para atender a demandas contextuais. Além disso, há um dinamismo intrínseco aos processos de desenvolvimento profissional que não prescinde de certas disposições e contextos formativosAbstract: The professional teacher development, according to the literature specialized in the field of teacher formation, refers to a transformation process of the individuals that involves several phases, which range from initial and continuing training to personal and professional experiences. Thus, this research had the main goal to understand the influence of dispositions in the processes of professional teacher development. More specifically, we seek to raise and analyze the path of Physics teacher alumni of two courses of the Professional Master¿s Degree in Physics Teaching (PMDPT) (of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) and the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS)), aiming to identify the constitution, updates, changes, or the deactivation of provisions. Besides that, to analyze the influence of the contextual characteristic conditions of the PMDPT courses, as well as other formative contexts, in the professional development of the teachers. Among the theoretical-methodological frameworks available for the study of the complex process of subjects¿ transformation within a specific professional field, we assume the dispositional and contextualist sociological perspective of action, anchored mainly in the contributions of Bernard Lahire. In agreement with the research methodology of Lahire, after realizing a set of semi-structured interviews in depth, sociological portraits of four professors of Physics in exercise were produced. Such sociological portraits are configured as narratives that condense empirical data, sociological theoretical reference, and analysis from a diachronic and synchronic perspective. The analysis of these portraits came from the articulation between the theoretical dispositional and contextualist reference of the action and an analytical scheme composed of eight dimensions of the professional development of Science teachers. This scheme includes the following dimensions: professional career planning, updating of scientific knowledge, updating pedagogical knowledge, organizing and conducting teaching, sustaining student learning, investigating one's own practice, participating in school management and participating in social responsibility. From the analysis of the portraits, we seek to unveil the complexity of the dynamics of the educational processes that imply in teacher learning. In the reconstruction of the teachers' trajectories, it was possible to identify some dispositions that have been constituted as catalysts for professional development, such as: a disposition to knowledge, disposition to affectivity, disposition to resilience, hypercorrective disposition and disposition to convince. On the other hand, some of the provisions identified have been obstacles to professional teacher development, such as the hypocorrective disposition and the ascetic disposition. The research results point to the relevance of approaching professional teacher development based on aspects that transcend the field of rationality, since the dispositions can act as subjects' own resources, tacitly mobilized, to meet contextual demands. In addition, there is an intrinsic dynamism to the processes of professional development that do not lack certain dispositions and formative contextsDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES[s.n.]Barolli, Elisabeth, 1953-Kawamura, Maria Regina DubeuxFiorentini, DarioManzan, William AlexandreCompiani, MauricioUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNascimento, Wilson Elmer, 1986-20192019-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (279 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636178NASCIMENTO, Wilson Elmer. Desenvolvimento profissional de professores de Física: um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação. 2019. 1 recurso online (279 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636178. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088503Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-03T17:18:11Zoai::1088503Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-06-03T17:18:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de professores de Física : um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação
Professional development of Physics teachers : a study under the disposotional and contextualist perspective of action
title Desenvolvimento profissional de professores de Física : um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação
spellingShingle Desenvolvimento profissional de professores de Física : um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação
Nascimento, Wilson Elmer, 1986-
Desenvolvimento profissional
Professores de física - Retratos
Ensino de ciências
Professional development
Physics teachers - Portraits
Science teaching
title_short Desenvolvimento profissional de professores de Física : um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação
title_full Desenvolvimento profissional de professores de Física : um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação
title_fullStr Desenvolvimento profissional de professores de Física : um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional de professores de Física : um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação
title_sort Desenvolvimento profissional de professores de Física : um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação
author Nascimento, Wilson Elmer, 1986-
author_facet Nascimento, Wilson Elmer, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barolli, Elisabeth, 1953-
Kawamura, Maria Regina Dubeux
Fiorentini, Dario
Manzan, William Alexandre
Compiani, Mauricio
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Wilson Elmer, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Professores de física - Retratos
Ensino de ciências
Professional development
Physics teachers - Portraits
Science teaching
topic Desenvolvimento profissional
Professores de física - Retratos
Ensino de ciências
Professional development
Physics teachers - Portraits
Science teaching
description Orientador: Elisabeth Barolli
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-02-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636178
NASCIMENTO, Wilson Elmer. Desenvolvimento profissional de professores de Física: um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação. 2019. 1 recurso online (279 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636178. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636178
identifier_str_mv NASCIMENTO, Wilson Elmer. Desenvolvimento profissional de professores de Física: um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação. 2019. 1 recurso online (279 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636178. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088503
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (279 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138536976285696