Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias Fagundes, Francieli Aparecida, 1995-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638644
Resumo: Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva
id UNICAMP-30_f608f7a17cb0441004e48139489d104d
oai_identifier_str oai::1127328
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentosContributions from an extension course in training and teacher practice : possibilities and clues of new literaciesMultiletramentosTecnologia - DesenvolvimentoProfessores - FormaçãoMultiliteraciesTechnology - DevelopmentTeachers, training ofOrientador: Petrilson Alan Pinheiro da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A apropriação cada vez mais significativa das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação vem fazendo com que as discussões acerca dos modos de interação, de leitura e de produção escrita, nas diversas situações sociocomunicativas cotidianas, ganhem outras perspectivas, o que nos leva a refletir sobre a importância da (re)definição dos sentidos de "escola". Entre os estudos que passaram a ser empreendidos no que concerne à educação, estão os relacionados aos Multiletramentos e aos novos letramentos. Considerando a pertinência desses dois conceitos para a educação contemporânea, e tendo ciência de que ainda há questões de suma importância a serem repensadas, como a da formação docente para o trabalho com novas tecnologias, esta pesquisa, situada no campo da Linguística Aplicada, tem por objetivo analisar possíveis contribuições de um curso de extensão, cuja temática está centrada nos Multiletramentos e nos novos letramentos, para o processo de formação continuada dos professores e das professoras cursistas, no que diz respeito à possiblidade de constituição de um novo ethos, de uma nova mentalidade, no direcionamento de sua prática docente. Além da pesquisa bibliográfica, este trabalho lança mão de uma pesquisa de campo que teve como contexto um curso de extensão semipresencial oferecido por uma universidade pública do estado de São Paulo. Treze professores que atuavam em escolas públicas participaram do curso. Os dados foram gerados, inicialmente, por meio de questionários e de observação direta nos encontros presenciais que aconteceram no segundo semestre de 2017. Ademais, o contato entre pesquisadora e participantes, de modo especial quatro deles, foi mantido, a fim de que relatos de práticas posteriores ao curso pudessem ser compartilhados. O processo que envolveu esta pesquisa aponta para a importância de espaços institucionalizados onde se oportuniza a formação continuada de professores voltada para a apropriação de novas tecnologias na perspectiva dos Multi e dos novos letramentos. Por fim, a presente pesquisa defende que um processo de formação docente que dialogue com as mudanças que reconfiguram a vida em sociedade provoca a docência para uma mediação mais consciente, crítica e responsável, o que vai ao encontro de uma educação transformadora que, por sua vez, está diretamente ligada aos professores e professoras que mediam as vivências de construção de conhecimento nas práticas escolaresAbstract: The increasingly significant appropriation of Digital Information and Communication Technologies has led to discussions about modes of interaction, reading and written production, in the various everyday sociocommunication situations, gain other perspectives, or what leads us to reflect on the importance of (re) definition of the meanings of "school". Among the studies that conducted studies not related to education, are related to the Multiliteracies and the new literacies. Having a relevance of these two concepts for contemporary education, and being aware that there are still problems of important importance, such as a teacher education for working with new technologies, this research, located in the field of Applied Linguistics, aims to analyze possible contributions of an extension course, whose theme is centered on Multilaboratories and new literacies, for the process of continuing formation of teachers and teachers of course students, without respecting the possibility of constituting a new ethos, a new mentality, without directing their teaching practice. In addition to bibliographic research, this work initiates a field research that had as context a semi-presential extension course used by a public university in the state of São Paulo. Thirteen teachers who work in public schools participating in the course. The data were generated, allowed through questionnaires and direct observation at the presidential meetings that took place in the second half of 2017. In addition, the contact between researchers and participants, especially four of them, was maintained, an end of relationship of practices. after the course could be shared. The process that involves this research points to the importance of institutionalized spaces, where it is possible to enable the continuing education of teachers focused on the appropriation of new technologies from the perspective of Multiliteracies and new literacies. Finally, this research argues that a training process documents that the dialogue with how changes that reconfigures life in society and provokes a teaching for a more conscious, critical and responsible mediation, or that meets a transformative education that, In turn, it is directly linked to teachers who experience the construction of knowledge in school practicesMestradoLinguagem e EducaçãoMestra em Linguística AplicadaCAPES[s.n.]Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-Buzato, Marcelo El KhouriSilva, Sandro Luis daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDias Fagundes, Francieli Aparecida, 1995-20192019-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (145 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638644DIAS FAGUNDES, Francieli Aparecida. Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente: possibilidades e indícios de novos letramentos. 2019. 1 recurso online (145 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638644. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127328Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-11T16:29:20Zoai::1127328Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-05-11T16:29:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos
Contributions from an extension course in training and teacher practice : possibilities and clues of new literacies
title Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos
spellingShingle Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos
Dias Fagundes, Francieli Aparecida, 1995-
Multiletramentos
Tecnologia - Desenvolvimento
Professores - Formação
Multiliteracies
Technology - Development
Teachers, training of
title_short Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos
title_full Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos
title_fullStr Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos
title_full_unstemmed Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos
title_sort Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos
author Dias Fagundes, Francieli Aparecida, 1995-
author_facet Dias Fagundes, Francieli Aparecida, 1995-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-
Buzato, Marcelo El Khouri
Silva, Sandro Luis da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias Fagundes, Francieli Aparecida, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Multiletramentos
Tecnologia - Desenvolvimento
Professores - Formação
Multiliteracies
Technology - Development
Teachers, training of
topic Multiletramentos
Tecnologia - Desenvolvimento
Professores - Formação
Multiliteracies
Technology - Development
Teachers, training of
description Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638644
DIAS FAGUNDES, Francieli Aparecida. Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente: possibilidades e indícios de novos letramentos. 2019. 1 recurso online (145 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638644. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638644
identifier_str_mv DIAS FAGUNDES, Francieli Aparecida. Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente: possibilidades e indícios de novos letramentos. 2019. 1 recurso online (145 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638644. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127328
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (145 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189158536609792