Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638644 |
Resumo: | Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva |
id |
UNICAMP-30_f608f7a17cb0441004e48139489d104d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1127328 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentosContributions from an extension course in training and teacher practice : possibilities and clues of new literaciesMultiletramentosTecnologia - DesenvolvimentoProfessores - FormaçãoMultiliteraciesTechnology - DevelopmentTeachers, training ofOrientador: Petrilson Alan Pinheiro da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A apropriação cada vez mais significativa das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação vem fazendo com que as discussões acerca dos modos de interação, de leitura e de produção escrita, nas diversas situações sociocomunicativas cotidianas, ganhem outras perspectivas, o que nos leva a refletir sobre a importância da (re)definição dos sentidos de "escola". Entre os estudos que passaram a ser empreendidos no que concerne à educação, estão os relacionados aos Multiletramentos e aos novos letramentos. Considerando a pertinência desses dois conceitos para a educação contemporânea, e tendo ciência de que ainda há questões de suma importância a serem repensadas, como a da formação docente para o trabalho com novas tecnologias, esta pesquisa, situada no campo da Linguística Aplicada, tem por objetivo analisar possíveis contribuições de um curso de extensão, cuja temática está centrada nos Multiletramentos e nos novos letramentos, para o processo de formação continuada dos professores e das professoras cursistas, no que diz respeito à possiblidade de constituição de um novo ethos, de uma nova mentalidade, no direcionamento de sua prática docente. Além da pesquisa bibliográfica, este trabalho lança mão de uma pesquisa de campo que teve como contexto um curso de extensão semipresencial oferecido por uma universidade pública do estado de São Paulo. Treze professores que atuavam em escolas públicas participaram do curso. Os dados foram gerados, inicialmente, por meio de questionários e de observação direta nos encontros presenciais que aconteceram no segundo semestre de 2017. Ademais, o contato entre pesquisadora e participantes, de modo especial quatro deles, foi mantido, a fim de que relatos de práticas posteriores ao curso pudessem ser compartilhados. O processo que envolveu esta pesquisa aponta para a importância de espaços institucionalizados onde se oportuniza a formação continuada de professores voltada para a apropriação de novas tecnologias na perspectiva dos Multi e dos novos letramentos. Por fim, a presente pesquisa defende que um processo de formação docente que dialogue com as mudanças que reconfiguram a vida em sociedade provoca a docência para uma mediação mais consciente, crítica e responsável, o que vai ao encontro de uma educação transformadora que, por sua vez, está diretamente ligada aos professores e professoras que mediam as vivências de construção de conhecimento nas práticas escolaresAbstract: The increasingly significant appropriation of Digital Information and Communication Technologies has led to discussions about modes of interaction, reading and written production, in the various everyday sociocommunication situations, gain other perspectives, or what leads us to reflect on the importance of (re) definition of the meanings of "school". Among the studies that conducted studies not related to education, are related to the Multiliteracies and the new literacies. Having a relevance of these two concepts for contemporary education, and being aware that there are still problems of important importance, such as a teacher education for working with new technologies, this research, located in the field of Applied Linguistics, aims to analyze possible contributions of an extension course, whose theme is centered on Multilaboratories and new literacies, for the process of continuing formation of teachers and teachers of course students, without respecting the possibility of constituting a new ethos, a new mentality, without directing their teaching practice. In addition to bibliographic research, this work initiates a field research that had as context a semi-presential extension course used by a public university in the state of São Paulo. Thirteen teachers who work in public schools participating in the course. The data were generated, allowed through questionnaires and direct observation at the presidential meetings that took place in the second half of 2017. In addition, the contact between researchers and participants, especially four of them, was maintained, an end of relationship of practices. after the course could be shared. The process that involves this research points to the importance of institutionalized spaces, where it is possible to enable the continuing education of teachers focused on the appropriation of new technologies from the perspective of Multiliteracies and new literacies. Finally, this research argues that a training process documents that the dialogue with how changes that reconfigures life in society and provokes a teaching for a more conscious, critical and responsible mediation, or that meets a transformative education that, In turn, it is directly linked to teachers who experience the construction of knowledge in school practicesMestradoLinguagem e EducaçãoMestra em Linguística AplicadaCAPES[s.n.]Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-Buzato, Marcelo El KhouriSilva, Sandro Luis daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDias Fagundes, Francieli Aparecida, 1995-20192019-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (145 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638644DIAS FAGUNDES, Francieli Aparecida. Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente: possibilidades e indícios de novos letramentos. 2019. 1 recurso online (145 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638644. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127328Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-11T16:29:20Zoai::1127328Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-05-11T16:29:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos Contributions from an extension course in training and teacher practice : possibilities and clues of new literacies |
title |
Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos |
spellingShingle |
Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos Dias Fagundes, Francieli Aparecida, 1995- Multiletramentos Tecnologia - Desenvolvimento Professores - Formação Multiliteracies Technology - Development Teachers, training of |
title_short |
Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos |
title_full |
Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos |
title_fullStr |
Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos |
title_full_unstemmed |
Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos |
title_sort |
Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos |
author |
Dias Fagundes, Francieli Aparecida, 1995- |
author_facet |
Dias Fagundes, Francieli Aparecida, 1995- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Petrilson Alan, 1977- Buzato, Marcelo El Khouri Silva, Sandro Luis da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias Fagundes, Francieli Aparecida, 1995- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiletramentos Tecnologia - Desenvolvimento Professores - Formação Multiliteracies Technology - Development Teachers, training of |
topic |
Multiletramentos Tecnologia - Desenvolvimento Professores - Formação Multiliteracies Technology - Development Teachers, training of |
description |
Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-08-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638644 DIAS FAGUNDES, Francieli Aparecida. Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente: possibilidades e indícios de novos letramentos. 2019. 1 recurso online (145 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638644. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638644 |
identifier_str_mv |
DIAS FAGUNDES, Francieli Aparecida. Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente: possibilidades e indícios de novos letramentos. 2019. 1 recurso online (145 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638644. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127328 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (145 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189158536609792 |