Obstáculos e possibilidades para a construção de uma práxis crítica e criadora em educação ambiental na escola : Obstacles and possibilities for the construction of a critical and creative praxis in school's enviromental education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wutzki, Nathalie Cristina, 1988-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639313
Resumo: Orientador: Sandro Tonso
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Compreendemos a EA crítica como processo educativo que nos convida ao desafio da construção do conhecimento sobre o ambiente em suas múltiplas dimensões através do diálogo crítico e problematizador, comprometido com o desvelamento da realidade e a formação de sujeitos capazes de compreender e se posicionar diante das questões socioambientais. Tendo como objetivo investigar os obstáculos e possibilidades para a construção de uma práxis crítica e criadora em EA na escola, através de um processo colaborativo considerando as condições objetivas da escola pública, ocorreu a inserção da pesquisadora no cotidiano de uma escola da rede estadual em Campinas-SP, com as professoras que atuam nos anos iniciais. Nesse processo buscou-se uma aproximação com a abordagem metodológica da pesquisa-participante, como possibilidade de construir um diálogo entre as práticas educativas ambientais no contexto escolar e o referencial teórico crítico da EA. Após a primeira fase de reflexão colaborativa com as professoras, evidenciou-se como obstáculo central os diversos mecanismos de controle por parte da Secretaria Estadual de Educação sobre a prática pedagógica das professoras, visando a adequação destas às avaliações externas. Apesar dos obstáculos encontrados no processo, foram construídas pelas professoras algumas possibilidades de inserção da EA em suas práticas pedagógicas. Na segunda fase, intentou-se construir um processo de ação e reflexão a partir das possibilidades percebidas pelas professoras, com a participação da pesquisadora nos momentos de planejamento, realização das atividades com as crianças e avaliação das ações. Através do diálogo dessas experiências relatadas no trabalho com o referencial teórico da pesquisa, buscou-se compreender os obstáculos encontrados, com ênfase nas consequências do neotecnicismo sobre a práxis educativa, e também refletir sobre as possibilidades construídas, tendo como referência algumas categorias compreendidas como relevantes para uma práxis crítica e criadora em EA na escolaAbstract: This study is in the field of Environmental Education (EE) and turns to the inclusion of environmental education in the elementary education from public school. We begin from the understanding that critical EE is an educational process that invites us to the challenge of building knowledge about the environment in its multiple dimensions through critical and problematizing dialogue, committed to the reality¿s unveiling and the formation of subjects capable to understanding and positioning themselves in front of social and environmental issues. With the objective of investigating the obstacles, possibilities and limits for the construction of a critical and creative praxis in EE at school through a collaborative process considering the public school¿s objective conditions, the researcher participated in the daily life in a school located in Campinas, with the teachers who work in the earlier years. Motivated by the possibility of a research that enables the dialogue between the school¿s environmental educational practices and the critical theoretical framework of EE, we sought an approximation with the methodological participant research¿s approach. After the first phase of collaborative reflection with teachers, the various mechanisms of control by the State Department of Education over the teacher¿s pedagogical practice were highlighted as a central obstacle, in their aiming to adaptate to external evaluations. Despite the obstacles encountered in the process, some possibilities for EE `s insertion in their pedagogical practices were built by the teachers. In the second phase, seeking to build a process of action and reflection based on the possibilities perceived by the teachers, we participated in the moments of planning, carrying out the activities with the children and evaluating the actions. Through the dialogue of these experiences reported in the work with the theoretical framework of the research, we seek to understand the obstacles encountered with emphasis on the consequences of neotechnism on educational praxis and elaborate a reflection on the constructed process, taking as reference some categories that we understand as relevant to reflect about a critical and creative praxis in school¿s EEMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES01-P-3703/2017[s.n.]Tonso, Sandro, 1961-Viveiro, Alessandra AparecidaBarbosa, Gláucia SoaresUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASWutzki, Nathalie Cristina, 1988-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 238 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639313WUTZKI, Nathalie Cristina. Obstáculos e possibilidades para a construção de uma práxis crítica e criadora em educação ambiental na escola : Obstacles and possibilities for the construction of a critical and creative praxis in school's enviromental education. 2020. 1 recurso online ( 238 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639313. 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