Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592436 |
Resumo: | Orientador: Silvana Serrani-Infante |
id |
UNICAMP-30_f62634c31cbf5acf7b7612f93350a172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::245259 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didaticoLíngua materna - Estudo e ensinoLíngua portuguesa - CurrículosLivros didáticosSemânticaAnálise do discursoOrientador: Silvana Serrani-InfanteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O trabalho é uma análise da relação Sujeito/língua em documentos do ensino do Português no Brasil. Nesse sentido, a pesquisa é dedicada a dois processos de análise. O primeiro deles é sobre o modo como produções acadêmicas tratam os sentidos em relação às concepções de subjetividade e linguagem. Basicamente, examinamos dissertações dirigidas a programas de Pós-graduação e artigos resultantes das pesquisas sobre ensino-aprendizagem da língua materna e livro didático nas décadas de 1980 e 1990. O segundo processo de análise é o das posições construídas na linguagem da proposta dos Parâmetros Cuniculares Nacionais/1997 e em livros didáticos. A partir desses dois processos, avaliamos o espaço reservado à reflexão sobre a língua. A pesquisa se inscreve em um conjunto de estudos trans-disciplinares a partir da Lingüística Aplicada, de estudos da Semântica e da Teoria do Discurso desenvolvida originariamente pela escola francesaAbstract: This dissertation is on the study of the relation between subjectivity and language in Brazilian pedagogic discourse (documents and didactic materials) for the teaching of Portuguese. Along these lines, the research analysis two process. The research is dedicated to analysis the way how Brazilian academic works treat meanings concerning subjectivity and language. We basically examine dissertations directed to some of Brazilian programs of Post-graduation and articles resulting from research about teaching-learning of Portuguese in Brazil in the last two decades. The second process analysis positions constructed on language of curriculum and didactic materiaIs. From these process, we examine the possibilities of reflection about language.The research is develop following an interdisciplinary dialog between Applied Linguistic, Semantic studies and the French school of Discourse AnalysisMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Serrani, Silvana Mabel, 1955-Serrani-Infante, SilvanaGuimarães, EduardoBorges, SoniaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBernardo-Santos, Wilton James20002000-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf203 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592436BERNARDO-SANTOS, Wilton James. Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil: um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico. 2000. 203 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592436. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/245259porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:37:10Zoai::245259Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:37:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico |
title |
Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico |
spellingShingle |
Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico Bernardo-Santos, Wilton James Língua materna - Estudo e ensino Língua portuguesa - Currículos Livros didáticos Semântica Análise do discurso |
title_short |
Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico |
title_full |
Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico |
title_fullStr |
Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico |
title_full_unstemmed |
Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico |
title_sort |
Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico |
author |
Bernardo-Santos, Wilton James |
author_facet |
Bernardo-Santos, Wilton James |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serrani, Silvana Mabel, 1955- Serrani-Infante, Silvana Guimarães, Eduardo Borges, Sonia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardo-Santos, Wilton James |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua materna - Estudo e ensino Língua portuguesa - Currículos Livros didáticos Semântica Análise do discurso |
topic |
Língua materna - Estudo e ensino Língua portuguesa - Currículos Livros didáticos Semântica Análise do discurso |
description |
Orientador: Silvana Serrani-Infante |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000-03-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592436 BERNARDO-SANTOS, Wilton James. Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil: um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico. 2000. 203 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592436. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) BERNARDO-SANTOS, Wilton James. Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil: um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico. 2000. 203 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592436. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/245259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 203 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188871328497664 |