Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo-Santos, Wilton James
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592436
Resumo: Orientador: Silvana Serrani-Infante
id UNICAMP-30_f62634c31cbf5acf7b7612f93350a172
oai_identifier_str oai::245259
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didaticoLíngua materna - Estudo e ensinoLíngua portuguesa - CurrículosLivros didáticosSemânticaAnálise do discursoOrientador: Silvana Serrani-InfanteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O trabalho é uma análise da relação Sujeito/língua em documentos do ensino do Português no Brasil. Nesse sentido, a pesquisa é dedicada a dois processos de análise. O primeiro deles é sobre o modo como produções acadêmicas tratam os sentidos em relação às concepções de subjetividade e linguagem. Basicamente, examinamos dissertações dirigidas a programas de Pós-graduação e artigos resultantes das pesquisas sobre ensino-aprendizagem da língua materna e livro didático nas décadas de 1980 e 1990. O segundo processo de análise é o das posições construídas na linguagem da proposta dos Parâmetros Cuniculares Nacionais/1997 e em livros didáticos. A partir desses dois processos, avaliamos o espaço reservado à reflexão sobre a língua. A pesquisa se inscreve em um conjunto de estudos trans-disciplinares a partir da Lingüística Aplicada, de estudos da Semântica e da Teoria do Discurso desenvolvida originariamente pela escola francesaAbstract: This dissertation is on the study of the relation between subjectivity and language in Brazilian pedagogic discourse (documents and didactic materials) for the teaching of Portuguese. Along these lines, the research analysis two process. The research is dedicated to analysis the way how Brazilian academic works treat meanings concerning subjectivity and language. We basically examine dissertations directed to some of Brazilian programs of Post-graduation and articles resulting from research about teaching-learning of Portuguese in Brazil in the last two decades. The second process analysis positions constructed on language of curriculum and didactic materiaIs. From these process, we examine the possibilities of reflection about language.The research is develop following an interdisciplinary dialog between Applied Linguistic, Semantic studies and the French school of Discourse AnalysisMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Serrani, Silvana Mabel, 1955-Serrani-Infante, SilvanaGuimarães, EduardoBorges, SoniaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBernardo-Santos, Wilton James20002000-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf203 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592436BERNARDO-SANTOS, Wilton James. Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil: um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico. 2000. 203 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592436. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/245259porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:37:10Zoai::245259Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:37:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico
title Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico
spellingShingle Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico
Bernardo-Santos, Wilton James
Língua materna - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Currículos
Livros didáticos
Semântica
Análise do discurso
title_short Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico
title_full Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico
title_fullStr Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico
title_full_unstemmed Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico
title_sort Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico
author Bernardo-Santos, Wilton James
author_facet Bernardo-Santos, Wilton James
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrani, Silvana Mabel, 1955-
Serrani-Infante, Silvana
Guimarães, Eduardo
Borges, Sonia
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo-Santos, Wilton James
dc.subject.por.fl_str_mv Língua materna - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Currículos
Livros didáticos
Semântica
Análise do discurso
topic Língua materna - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Currículos
Livros didáticos
Semântica
Análise do discurso
description Orientador: Silvana Serrani-Infante
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-03-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592436
BERNARDO-SANTOS, Wilton James. Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil: um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico. 2000. 203 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592436. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BERNARDO-SANTOS, Wilton James. Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil: um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico. 2000. 203 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592436. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/245259
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
203 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188871328497664