Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weigert, Célia, 1966-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632522
Resumo: Orientador: Elisabeth Barolli
id UNICAMP-30_f768639ea618a4ebe9f47e5f83c1fe0f
oai_identifier_str oai::989634
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olharesExclusion/inclusion in the classroom : borders that (of)limit the looksExclusão escolarInclusão escolarFormação de professoresSchool exclusionSchool inclusionSocial frontiersTeacher trainingOrientador: Elisabeth BarolliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo desta pesquisa é entender, utilizando as falas dos professores e dos alunos, como a exclusão na sala de aula é tratada. Utilizando a sociologia da educação como referencial principal, buscou-se compreender como as relações que se estabelecem em sala de aula influenciam a aprendizagem e o ensino. Os diversos grupos que se estabelecem na escola categorizam os indivíduos baseados em valores e códigos de conduta que são herdados de nossos grupos sociais fundadores e, que carregamos por toda a vida. Estes códigos e valores nos limitam na aceitação, ou não, do outro. Com o auxílio dos conceitos de "estabelecidos" e "outsiders" ouvimos as falas dos diversos atores envolvidos na escola para compreendermos de que forma um comportamento hostil com um indivíduo pode se modificar com outro, e quais as consequências que detectamos no desempenho escolar. As fronteiras sociais, derivadas destes limites impostos, permitem aos atores estabelecer locais e grupos de aceitação ou de rejeição, contribuindo para situações de exclusão ou de inclusão no ambiente escolar. Não é uma determinação teórica, mas uma complementação aos entendimentos historicamente construídos sobre o intrincado espaço escolar. Os resultados nos mostram que esta é uma discussão necessária para a formação de professores, seja ela inicial ou em serviço, pois aponta para determinantes de situações cotidianas na sala de aula, criando possibilidades para o diálogo entre professor e aluno como forma de combater ações de exclusão e de reforçar ações de inclusãoAbstract: The purpose of this research is to understand, using the statements of teachers and students, how the exclusion in the classroom is treated. Using the sociology of education as the main reference, it was sought to understand how the relationships established in the classroom influence learning and teaching. The various groups that establish themselves at school categorize individuals based on values and codes of conduct that are inherited from our founding social groups and carried throughout our lives. These codes and values limit us in the acceptance or otherwise of the other. With the help of the concepts of "established" and "outsiders" we hear the statements of the various actors involved in the school to understand how hostile behavior with one individual can change with another, and what consequences we find in school performance. Social boundaries, derived from these imposed limits, allow actors to establish places and groups of acceptance or rejection, contributing to situations of exclusion or inclusion in the school environment. It is not a theoretical determination, but a complement to the historically constructed understandings of the intricate school space. The results show that this is a necessary discussion for the formation of teachers, be it initial or in service, as it points to determinants of everyday situations in the classroom, creating possibilities for dialogue between teacher and student as a way to combat actions of exclusion and reinforce inclusion actionsDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Barolli, Elisabeth, 1953-Souza, Ana Cristina Gonçalves de AbreuBozzini, Isabela TaloraZan, Dirce Djanira Pacheco eCompiani, MauricioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASWeigert, Célia, 1966-20172017-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (197 p.) : digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632522WEIGERT, Célia. Exclusão/inclusão na escola: fronteiras que (de)limitam os olhares. 2017. 1 recurso online (197 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632522. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989634Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-09T12:28:03Zoai::989634Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-01-09T12:28:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares
Exclusion/inclusion in the classroom : borders that (of)limit the looks
title Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares
spellingShingle Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares
Weigert, Célia, 1966-
Exclusão escolar
Inclusão escolar
Formação de professores
School exclusion
School inclusion
Social frontiers
Teacher training
title_short Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares
title_full Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares
title_fullStr Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares
title_full_unstemmed Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares
title_sort Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares
author Weigert, Célia, 1966-
author_facet Weigert, Célia, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barolli, Elisabeth, 1953-
Souza, Ana Cristina Gonçalves de Abreu
Bozzini, Isabela Talora
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
Compiani, Mauricio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Weigert, Célia, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Exclusão escolar
Inclusão escolar
Formação de professores
School exclusion
School inclusion
Social frontiers
Teacher training
topic Exclusão escolar
Inclusão escolar
Formação de professores
School exclusion
School inclusion
Social frontiers
Teacher training
description Orientador: Elisabeth Barolli
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-11-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632522
WEIGERT, Célia. Exclusão/inclusão na escola: fronteiras que (de)limitam os olhares. 2017. 1 recurso online (197 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632522. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632522
identifier_str_mv WEIGERT, Célia. Exclusão/inclusão na escola: fronteiras que (de)limitam os olhares. 2017. 1 recurso online (197 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632522. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989634
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (197 p.) : digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189116272705536