Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632522 |
Resumo: | Orientador: Elisabeth Barolli |
id |
UNICAMP-30_f768639ea618a4ebe9f47e5f83c1fe0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::989634 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olharesExclusion/inclusion in the classroom : borders that (of)limit the looksExclusão escolarInclusão escolarFormação de professoresSchool exclusionSchool inclusionSocial frontiersTeacher trainingOrientador: Elisabeth BarolliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo desta pesquisa é entender, utilizando as falas dos professores e dos alunos, como a exclusão na sala de aula é tratada. Utilizando a sociologia da educação como referencial principal, buscou-se compreender como as relações que se estabelecem em sala de aula influenciam a aprendizagem e o ensino. Os diversos grupos que se estabelecem na escola categorizam os indivíduos baseados em valores e códigos de conduta que são herdados de nossos grupos sociais fundadores e, que carregamos por toda a vida. Estes códigos e valores nos limitam na aceitação, ou não, do outro. Com o auxílio dos conceitos de "estabelecidos" e "outsiders" ouvimos as falas dos diversos atores envolvidos na escola para compreendermos de que forma um comportamento hostil com um indivíduo pode se modificar com outro, e quais as consequências que detectamos no desempenho escolar. As fronteiras sociais, derivadas destes limites impostos, permitem aos atores estabelecer locais e grupos de aceitação ou de rejeição, contribuindo para situações de exclusão ou de inclusão no ambiente escolar. Não é uma determinação teórica, mas uma complementação aos entendimentos historicamente construídos sobre o intrincado espaço escolar. Os resultados nos mostram que esta é uma discussão necessária para a formação de professores, seja ela inicial ou em serviço, pois aponta para determinantes de situações cotidianas na sala de aula, criando possibilidades para o diálogo entre professor e aluno como forma de combater ações de exclusão e de reforçar ações de inclusãoAbstract: The purpose of this research is to understand, using the statements of teachers and students, how the exclusion in the classroom is treated. Using the sociology of education as the main reference, it was sought to understand how the relationships established in the classroom influence learning and teaching. The various groups that establish themselves at school categorize individuals based on values and codes of conduct that are inherited from our founding social groups and carried throughout our lives. These codes and values limit us in the acceptance or otherwise of the other. With the help of the concepts of "established" and "outsiders" we hear the statements of the various actors involved in the school to understand how hostile behavior with one individual can change with another, and what consequences we find in school performance. Social boundaries, derived from these imposed limits, allow actors to establish places and groups of acceptance or rejection, contributing to situations of exclusion or inclusion in the school environment. It is not a theoretical determination, but a complement to the historically constructed understandings of the intricate school space. The results show that this is a necessary discussion for the formation of teachers, be it initial or in service, as it points to determinants of everyday situations in the classroom, creating possibilities for dialogue between teacher and student as a way to combat actions of exclusion and reinforce inclusion actionsDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Barolli, Elisabeth, 1953-Souza, Ana Cristina Gonçalves de AbreuBozzini, Isabela TaloraZan, Dirce Djanira Pacheco eCompiani, MauricioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASWeigert, Célia, 1966-20172017-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (197 p.) : digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632522WEIGERT, Célia. Exclusão/inclusão na escola: fronteiras que (de)limitam os olhares. 2017. 1 recurso online (197 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632522. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989634Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-09T12:28:03Zoai::989634Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-01-09T12:28:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares Exclusion/inclusion in the classroom : borders that (of)limit the looks |
title |
Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares |
spellingShingle |
Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares Weigert, Célia, 1966- Exclusão escolar Inclusão escolar Formação de professores School exclusion School inclusion Social frontiers Teacher training |
title_short |
Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares |
title_full |
Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares |
title_fullStr |
Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares |
title_full_unstemmed |
Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares |
title_sort |
Exclusão/inclusão na escola : fronteiras que (de)limitam os olhares |
author |
Weigert, Célia, 1966- |
author_facet |
Weigert, Célia, 1966- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barolli, Elisabeth, 1953- Souza, Ana Cristina Gonçalves de Abreu Bozzini, Isabela Talora Zan, Dirce Djanira Pacheco e Compiani, Mauricio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weigert, Célia, 1966- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exclusão escolar Inclusão escolar Formação de professores School exclusion School inclusion Social frontiers Teacher training |
topic |
Exclusão escolar Inclusão escolar Formação de professores School exclusion School inclusion Social frontiers Teacher training |
description |
Orientador: Elisabeth Barolli |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-11-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632522 WEIGERT, Célia. Exclusão/inclusão na escola: fronteiras que (de)limitam os olhares. 2017. 1 recurso online (197 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632522. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632522 |
identifier_str_mv |
WEIGERT, Célia. Exclusão/inclusão na escola: fronteiras que (de)limitam os olhares. 2017. 1 recurso online (197 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632522. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989634 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (197 p.) : digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189116272705536 |