Etnomatemática na escola : a questão do sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Adriano, 1980-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635536
Resumo: Orientador: Jackeline Rodrigues Mendes
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spelling Etnomatemática na escola : a questão do sujeitoEthnomathematics in the school : the question of the subjectEtnomatemáticaPosição-sujeitoPraticas discursivasRelações de poder-saberCondutaEthnomathematicsSubject-positionsDiscursive practicesPower-knowledge relationsConductOrientador: Jackeline Rodrigues MendesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A dimensão pedagógica da Etnomatemática perpassa e é tratada/abordada por uma grande parcela de trabalhos de pesquisa deste campo, considerado pluri e transdisciplinar. E, em vários destes trabalhos, encontramos ações pedagógicas orientadas pela Etnomatemática desenvolvidas em diferentes contextos escolares de diferentes espaços culturais e geográficos brasileiros. O foco desta pesquisa está em compreender como os sujeitos participantes destas ações se constituem e como funcionam, no interior das práticas discursivas e das relações de poder que mobilizam e/ou que são produzidas estas/nestas ações. A tese que move/impulsiona este estudo trata da compreensão de que os discursos que mobilizaram e/ou que foram (re)significados pelos pesquisadores ao desenvolverem ações pedagógicas orientadas pela Etnomatemática - assim como as relações de poder que produzem e fazem movimentar esses discursos - operam de modo a produzir certas posições-sujeito não somente para o professor e o aluno; mas, também, para as pessoas pertencentes aos grupos socioculturais envolvidos. Tese que suscita duas questões analíticas: (a) Questão principal: a partir de uma analítica discursiva, como estes sujeitos e estas ações pedagógicas orientadas pela Etnomatemática funcionam/operam de certos modos e não de outros?; (b) Questão secundária: quais saberes (inclusive aqueles identificados como matemáticos) são produzidos e/ou mobilizados nos/pelos discursos e nas/pelas relações de poder e como participam ou contribuem para o funcionamento/constituição destes sujeitos? Assim, o corpus analítico desta pesquisa é composto por alguns destes trabalhos, os quais foram selecionados dentre um conjunto mais amplo. Como recurso teórico-metodológico, recorro a uma analítica discursiva, principalmente numa perspectiva foucaultiana, a qual foi se constituindo ao longo dos vários movimentos desta Tese. Como conclusão, sempre parcial e em construção, pude perceber certos enunciados que emergem de uma discursividade que mobiliza/atravessa estas ações pedagógicas orientadas pela Etnomatemática e que, impulsionadas por propósitos tanto epistemológicos quanto subjetivos-posicionais, possibilitam a existência de uma prática de condução das ações dos sujeitos. Prática que contribui, por sua vez, para a constituição/produção e funcionamento de certas posições-sujeito (de)marcadas no interior das práticas discursivas e das relações de poder inerentes a estas ações pedagógicas, produzindo também certos saberes (pedagógicos, curriculares) referentes aos modos como os saberes identificados como matemáticos devem ser mobilizados. Mobilização que percebo se fazer necessária para a produção e funcionamento das posições-sujeitoAbstract: The pedagogical dimension of Ethnomathematics runs through and is treated/aproached by a large number of research works in this field considerated pluri and transdisciplinary. And in several of this works we find pedagogical actions guided by Ethnomathematics being developed in different school contexts of different Brazilian cultural and geographic spaces. The focus of this research is to understand how the participants of these actions are constituted and how they act within the discursive practices and within the power relations that mobilize and/or produce these actions. The thesis that moves/drives this study deals with the understanding that the discourses that mobilized and/or were (re)signified by the researchers when they developed pedagogic actions guided by Ethnomathematics, - as well as the power relations that produce and make move these discourses -, operate to produce certain subject-positions not only for the teacher and the student, but also for the people who are part of the sociocultural groups involved. Thesis that raises two analytical questions: (a) Principal question: from a discursive analytic, how these subjects and these pedagogical actions guided by Ethnomathematics operate in certain modes but not others?; (b) Secundary question: what knowledge (inclusive that knowledge identified as mathematics) are produced or mobilized on/by discourses and in/by power relations and how do they participate or contribute to working/constitution of these subjects? Thus, the analytical corpus of this research is composed by some of these works, which were selected from a broader set. As a theoretical-methodological resource, I turn to a discursive analytic, mainly in a Foucaultian perspective, which was constituted itself along various movements in this Thesis. As a conclusion, always partial and in construction, I was able to perceive certain statements that emerge from a discursiveness that mobilizes/crosses these pedagogical actions guided by Ethnomathematics and that, driven by both epistemological and subjective-positional purposes, this actions enable the existence of a conduction practice of the subject actions. This practice contributes, in its turn, to the constitution/production and working of certain subject-positions marked (or demarcate) within the discursive practices and power relations inherent in these pedagogical actions, producing also certain (pedagogical, curricular) knowledges to the ways in which knowledge identified as mathematicians should be mobilized. Mobilization that I perceive to be necessary for the production and operation of subject-positionsDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Mendes, Jackeline Rodrigues, 1963-Miarka, RogerMascia, Marcia Aparecida AmadorOsorio, Carolina TamayoFernandes, Filipe SantosUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFonseca, Adriano, 1980-20192019-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (228 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635536FONSECA, Adriano. Etnomatemática na escola: a questão do sujeito. 2019. 1 recurso online (228 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635536. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080647Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-20T11:42:53Zoai::1080647Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-03-20T11:42:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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