Um estudo experimental sobre recursão no português do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Nathalie, 1992-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634901
Resumo: Orientador: Maria Filomena Spatti Sandalo
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spelling Um estudo experimental sobre recursão no português do BrasilAn experimental study on recursion in Brazilian PortugueseRecursãoGramática gerativaLíngua portuguesaPsicologia cognitivaRecursionGenerative grammarPortuguese languageCognitive psychologyOrientador: Maria Filomena Spatti SandaloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A questão principal a que se busca responder, por meio deste trabalho, é: existe uma ordem para aquisição dos diferentes mecanismos recursivos no português brasileiro? O estudo empreendido tem caráter experimental; foi desenvolvido com crianças a partir de três anos de idade e com adultos, tomando a Gramática Gerativa como principal arcabouço teórico (CHOMSKY, 1965, 1981, 1995, 2000). Os testes foram de reconhecimento e de produção, envolvendo três instâncias recursivas: sintagmas preposicionais, sintagmas possessivos e sintagmas relativos, sempre contrastando estruturas coordenadas e subordinadas, na intenção de destacar as diferenças que essas estruturas implicam, em termos de processamento. Os resultados mostraram que, aos cinco anos, as crianças já dominam satisfatoriamente a recursão com vários níveis de PPs possessivos e de sentenças relativas, mas ainda não interpretam com facilidade vários níveis de PPs locativos, resistindo fortemente à produção de subordinadas. Além disso, os dados sugeriram que a coordenação, por associar-se frequentemente ao fenômeno da elisão, torna-se mais difícil do que a subordinação, não só para as crianças, mas também para os adultos. No entanto, quando não há elipse, a compreensão da coordenação é expressivamente menos dispendiosa do que de orações complexasAbstract: The main question that, by means of this work, we seek to answer is: is there an order to acquire the different recursive mechanisms in Brazilian Portuguese? The study undertaken has an experimental disposition; it was developed with children from three years of age and with adults, by taking Generative Grammar as the main theoretical framework (CHOMSKY, 1965, 1981, 1995, 2000). The tests were designed to measure comprehension and production, involving three recursive instances: prepositional phrases, possessive phrases and relative phrases, The tests have always contrasted coordinated and subordinate structures, in order to highlight the differences that these structures imply, in terms of processing. The results showed that, at the age of five, children have satisfactorily ability with several levels of recursive PPs possessives and relative clauses, but they still do not easily understand several levels of locative PPs, thus strongly resisting to the production of subordinates. Furthermore, the data suggested that coordination, seeing that is often associated with the phenomenon of ellipsis, becomes more difficult than subordination, not only for children but also for adults. However, when there is no ellipsis, the understanding of coordination is significantly less expensive than the one of complex sentencesMestradoLingüísticaMestra em Linguística[s.n.]Sândalo, Maria Filomena Spatti, 1965-Tescari Neto, AquilesMaia, MarcusUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTorres, Nathalie, 1992-20182018-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (130 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634901TORRES, Nathalie. Um estudo experimental sobre recursão no português do Brasil. 2018. 1 recurso online (130 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634901. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062514Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-19T11:20:42Zoai::1062514Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-12-19T11:20:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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