Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elisandra dos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606706
Resumo: Orientadores: Maria Francisca Colella dos Santos, Angelica Maria Bicudo Zeferino
id UNICAMP-30_f852e08215cbd286c6180b5f0d00245d
oai_identifier_str oai::421557
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visualStudy of hearing ability in children with visual impairmentDeficiência visualCegueiraBaixa visãoPercepção visualPercepção auditivaAudiçãoVisual impairmentblindnessVision, lowAuditory perceptionHearingOrientadores: Maria Francisca Colella dos Santos, Angelica Maria Bicudo ZeferinoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Objetivo: Analisar o processamento auditivo de escolares portadores de deficiência visual (baixa visão e cegueira), além de caracterizá-los quanto aos aspectos sociais. Métodos: Avaliação de 30 crianças, sendo 15 do Grupo I, constituído por crianças portadoras de deficiência visual e 15 do Grupo II formado por crianças com visão normal, sem queixas auditivas e/ou escolares. Realizamos meatoscopia, audiometria tonal liminar, logoaudiometria e imitânciometria; além dos testes de Localização Sonora em Cinco Direções, Memória Seqüencial para Sons Verbais e Não Verbais, Fala com Ruído, Dicótico de Dígitos, Padrão de Duração e Randon Gap Detection Test. Resultados: Em relação à avaliação audiológica básica, no Grupo I, 3 (20%) escolares tiveram resultados alterados, enquanto 12 (80%) estavam dentro da normalidade. Já no Grupo II, todos os participantes apresentaram resultados normais. Na bateria de testes do Processamento Auditivo, o Grupo I apresentou 10 (66,6%) escolares com alteração e 4 (26,6%) dentro da normalidade , enquanto o Grupo II mostrou 6 (40%) escolares com resultados alterados e 9 (60%) normais. Conclusão: O Grupo I mostrou-se com desempenho desfavorável em relação ao Grupo II tanto na avaliação audiológica básica, como na bateria de testes do Processamento Auditivo. Quanto aos aspectos sociais, o Grupo I apresentou pior situação sócio-econômica quando comparado ao Grupo II, além haver uma tendência em ter maior número de pessoas na família e um significativo número de mães que são responsáveis apenas pelo trabalho doméstico e o cuidado com os filhosAbstract: Objective: Analyze the auditory processing in children with visual impairment (low vision and blindness), in addition to characterize them according to social aspects. Methods: Thirty children were evaluated: 15 comprised Group I ¿ children with visual impairment; and 15 comprised Group II ¿ children with normal vision, without hearing and/or school complaints. The children underwent meatoscopy, pure tone audiometry, logoaudiometry and imitanciometry, as well as tests of sound localization from five directions, verbal and non-verbal sequential memory, speech in noise, dichotic digits, standard gap duration and Randon gap detection test. Results: Respecting the basic auditory evaluation, three (20%) students in Group I presented results altered, while twelve (80%) presented normal results. On the other hand, all participants in Group II presented normal results. Concerning the set of auditory processing tests, ten (66,6%) students in Group I presented alterations and four (26,6%) presented normal results; while six (40%) students in Group II showed results altered and nine (60%) presented normal results. Conclusion: The Group I performance was unfavorable in comparison to the Group II, either in the basic auditory evaluation or in the set of auditory processing tests. However, we could conclude that students with visual impairment do not present better hearing abilities when compared to students with normal eyesightMestradoSaúde da Criança e do AdolescenteMestre em Saúde da Criança e do Adolescente[s.n.]Colella-Santos, Maria Francisca, 1963-Bicudo, Angélica Maria, 1955-Zanchetta, SthellaGagliardo, Heloisa Gagheggi Ravanini GardonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Elisandra dos20082008-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606706SANTOS, Elisandra dos. Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual. 2008. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606706. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/421557porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:08:04Zoai::421557Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:08:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual
Study of hearing ability in children with visual impairment
title Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual
spellingShingle Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual
Santos, Elisandra dos
Deficiência visual
Cegueira
Baixa visão
Percepção visual
Percepção auditiva
Audição
Visual impairment
blindness
Vision, low
Auditory perception
Hearing
title_short Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual
title_full Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual
title_fullStr Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual
title_full_unstemmed Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual
title_sort Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual
author Santos, Elisandra dos
author_facet Santos, Elisandra dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colella-Santos, Maria Francisca, 1963-
Bicudo, Angélica Maria, 1955-
Zanchetta, Sthella
Gagliardo, Heloisa Gagheggi Ravanini Gardon
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elisandra dos
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência visual
Cegueira
Baixa visão
Percepção visual
Percepção auditiva
Audição
Visual impairment
blindness
Vision, low
Auditory perception
Hearing
topic Deficiência visual
Cegueira
Baixa visão
Percepção visual
Percepção auditiva
Audição
Visual impairment
blindness
Vision, low
Auditory perception
Hearing
description Orientadores: Maria Francisca Colella dos Santos, Angelica Maria Bicudo Zeferino
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606706
SANTOS, Elisandra dos. Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual. 2008. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606706. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SANTOS, Elisandra dos. Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual. 2008. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606706. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/421557
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
165p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188981327265792