Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606706 |
Resumo: | Orientadores: Maria Francisca Colella dos Santos, Angelica Maria Bicudo Zeferino |
id |
UNICAMP-30_f852e08215cbd286c6180b5f0d00245d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::421557 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visualStudy of hearing ability in children with visual impairmentDeficiência visualCegueiraBaixa visãoPercepção visualPercepção auditivaAudiçãoVisual impairmentblindnessVision, lowAuditory perceptionHearingOrientadores: Maria Francisca Colella dos Santos, Angelica Maria Bicudo ZeferinoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Objetivo: Analisar o processamento auditivo de escolares portadores de deficiência visual (baixa visão e cegueira), além de caracterizá-los quanto aos aspectos sociais. Métodos: Avaliação de 30 crianças, sendo 15 do Grupo I, constituído por crianças portadoras de deficiência visual e 15 do Grupo II formado por crianças com visão normal, sem queixas auditivas e/ou escolares. Realizamos meatoscopia, audiometria tonal liminar, logoaudiometria e imitânciometria; além dos testes de Localização Sonora em Cinco Direções, Memória Seqüencial para Sons Verbais e Não Verbais, Fala com Ruído, Dicótico de Dígitos, Padrão de Duração e Randon Gap Detection Test. Resultados: Em relação à avaliação audiológica básica, no Grupo I, 3 (20%) escolares tiveram resultados alterados, enquanto 12 (80%) estavam dentro da normalidade. Já no Grupo II, todos os participantes apresentaram resultados normais. Na bateria de testes do Processamento Auditivo, o Grupo I apresentou 10 (66,6%) escolares com alteração e 4 (26,6%) dentro da normalidade , enquanto o Grupo II mostrou 6 (40%) escolares com resultados alterados e 9 (60%) normais. Conclusão: O Grupo I mostrou-se com desempenho desfavorável em relação ao Grupo II tanto na avaliação audiológica básica, como na bateria de testes do Processamento Auditivo. Quanto aos aspectos sociais, o Grupo I apresentou pior situação sócio-econômica quando comparado ao Grupo II, além haver uma tendência em ter maior número de pessoas na família e um significativo número de mães que são responsáveis apenas pelo trabalho doméstico e o cuidado com os filhosAbstract: Objective: Analyze the auditory processing in children with visual impairment (low vision and blindness), in addition to characterize them according to social aspects. Methods: Thirty children were evaluated: 15 comprised Group I ¿ children with visual impairment; and 15 comprised Group II ¿ children with normal vision, without hearing and/or school complaints. The children underwent meatoscopy, pure tone audiometry, logoaudiometry and imitanciometry, as well as tests of sound localization from five directions, verbal and non-verbal sequential memory, speech in noise, dichotic digits, standard gap duration and Randon gap detection test. Results: Respecting the basic auditory evaluation, three (20%) students in Group I presented results altered, while twelve (80%) presented normal results. On the other hand, all participants in Group II presented normal results. Concerning the set of auditory processing tests, ten (66,6%) students in Group I presented alterations and four (26,6%) presented normal results; while six (40%) students in Group II showed results altered and nine (60%) presented normal results. Conclusion: The Group I performance was unfavorable in comparison to the Group II, either in the basic auditory evaluation or in the set of auditory processing tests. However, we could conclude that students with visual impairment do not present better hearing abilities when compared to students with normal eyesightMestradoSaúde da Criança e do AdolescenteMestre em Saúde da Criança e do Adolescente[s.n.]Colella-Santos, Maria Francisca, 1963-Bicudo, Angélica Maria, 1955-Zanchetta, SthellaGagliardo, Heloisa Gagheggi Ravanini GardonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Elisandra dos20082008-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606706SANTOS, Elisandra dos. Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual. 2008. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606706. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/421557porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:08:04Zoai::421557Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:08:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual Study of hearing ability in children with visual impairment |
title |
Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual |
spellingShingle |
Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual Santos, Elisandra dos Deficiência visual Cegueira Baixa visão Percepção visual Percepção auditiva Audição Visual impairment blindness Vision, low Auditory perception Hearing |
title_short |
Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual |
title_full |
Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual |
title_fullStr |
Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual |
title_full_unstemmed |
Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual |
title_sort |
Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual |
author |
Santos, Elisandra dos |
author_facet |
Santos, Elisandra dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Colella-Santos, Maria Francisca, 1963- Bicudo, Angélica Maria, 1955- Zanchetta, Sthella Gagliardo, Heloisa Gagheggi Ravanini Gardon Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Elisandra dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência visual Cegueira Baixa visão Percepção visual Percepção auditiva Audição Visual impairment blindness Vision, low Auditory perception Hearing |
topic |
Deficiência visual Cegueira Baixa visão Percepção visual Percepção auditiva Audição Visual impairment blindness Vision, low Auditory perception Hearing |
description |
Orientadores: Maria Francisca Colella dos Santos, Angelica Maria Bicudo Zeferino |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-02-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606706 SANTOS, Elisandra dos. Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual. 2008. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606706. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SANTOS, Elisandra dos. Estudo das habilidades auditivas em crianças portadoras de deficiencia visual. 2008. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606706. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/421557 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 165p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188981327265792 |