Uma analise da logistica colaborativa na industria farmaceutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luiz Fernando Moreira da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611665
Resumo: Orientador: Douglas Tacla
id UNICAMP-30_f89029df3dc89b1212c012361da4dcdc
oai_identifier_str oai::479598
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma analise da logistica colaborativa na industria farmaceuticaAn analysis of the collaborative logistics for the pharmaceutical industryLogísticaLogística empresarialDistribuição de mercadoriasRede - DistribuiçãoTransportes - Custo operacionalLogisticsBusiness logisticsPhysical distribution of goodsDistribution networksTransportation - Cost of operationOrientador: Douglas TaclaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: Esta dissertação objetiva discutir a situação atual da logística farmacêutica na Grande São Paulo e analisar uma alternativa para a distribuição de medicamentos destinados às farmácias, sob os aspectos estratégico, tático e operacional. Esta alternativa deverá permitir a redução de custos e melhorar a eficiência desta distribuição urbana com entrega feita por meio de transporte rodoviário. Uma vez aplicada esta alternativa, espera-se uma redução nas taxas de poluição e de tráfego de veículos de entregas, com vantagens em comparação ao método atualmente utilizado pelo mercado farmacêutico. O uso da logística colaborativa no desenho da malha desta estratégia de distribuição fina é facilitado pela grande interação já existente entre as empresas do setor farmacêutico. Esta interação será ainda maior devido à publicação da Lei 11.903/09 e, mais recentemente, à regulamentação da ANVISA RDC 059/09, que torna obrigatória a coleta e troca de informação entre produtores, distribuidores e varejistas. De modo a tornar esta estratégia viável, sua composição de custos deve permitir a inserção de um parceiro de distribuição na malha atual. Este parceiro deverá estar apto a planejar e executar as entregas destinadas à região metropolitana, reduzindo o número de veículos usados na operação em comparação ao método de distribuição regular. Por se tratar de um método de distribuição em grandes centros urbanos por intermédio de um único parceiro, o ganho de escala proporcionado pode tornar viável o uso de uma frota de veículos movida a combustível limpo ou ecológico, como etanol ou eletricidade, permitindo maior redução da poluição gerada pela distribuição urbana. A forma utilizada para desenvolver este trabalho se deu pela análise de uma operação real de distribuição de medicamentos na Grande São Paulo, sua comparação com uma abordagem colaborativa para a distribuição de medicamentos na mesma região e a conclusão com base nos resultados gerados pela simulação e comparação das variáveis que influenciam o tráfego, a emissão de poluentes e os custos envolvidos com a distribuição de medicamentos em áreas urbanas. Após o desenvolvimento destes dois métodos de distribuição, eles foram aplicados às variáveis atribuídas a cada um, a partir de dados e premissas baseadas em operações reais colhidas junto a um operador logístico de distribuição de medicamentos, gerando valores comparáveis e que embasaram uma conclusão e recomendação, a partir deste estudo. Uma das premissas mais importantes deste estudo é que, adicionalmente às variáveis consideradas, esta nova configuração deve provar sua eficiência também no que se refere ao nível de serviço, isto é, a frequência e a pontualidade nas entregas urbanas, mantendo-o, no mínimo, no mesmo nível encontrado atualmente. A conclusão deste trabalho será a comparação de três variáveis entre a configuração atual - em que vários e diferentes transportadores precisam atingir lojas de varejo diariamente, entregando diversos tipos de produtos, e configuração proposta - em que apenas um transportador fará as entregas nas áreas urbanasAbstract: This dissertation aims to discuss the current situation of pharmaceutical logistics in the São Paulo metro area and analyze an alternative for the distribution of pharmaceutical products for the drugstores and pharmacies located in the metro regions under the aspects strategic, tactic and operational. The alternative for the distribution method presented in this study shall allow a cost reduction and improve the efficiency of the urban distribution using the ground transportation. Once this alternative is applied, it will be expected a reduction in pollution and transit rates generated by this urban deliveries, bringing advantages when in comparison with the current method utilized by the pharmaceutical market. The use of collaborative logistics to design this distribution network strategy is facilitated by the great interaction already existing among the pharmaceutical industry. This interaction will be even bigger due to the issue of a new law n. 11.903/09 and a new rule from the Federal Sanitary Agency (ANVISA), n. 059/09, which states the obligation of exchanging information among industry, logistics providers, wholesalers and retailers. To make the strategy presented in this study feasible, the costs involved in its operation must to allow insert a new partner in current supply chain. This partner must be apt to plan and execute the deliveries in the metro area, reducing the number of vehicles used in this operation in comparison with the current or regular distribution method. Considering this is an urban distribution method for a big city using an unique provider, the scalability can allow the use of a clean fuel fleet, as ethanol or electricity, allowing an even bigger reduction in the pollution generated by this urban distribution piece. The methodology used was the analysis of a real operation for pharmaceutical distribution in the Sao Paulo metro area, its comparison with a collaborative approach and then the conclusion based on the results obtained through the simulation of the two scenarios using the arguments that affect the traffic, pollution and the costs involved in this distribution. The data to simulate the two scenarios were taken from a real operation of pharmaceutical distribution located in the Sao Paulo metro area. One of the most important assumptions is that this model must to prove its efficiency in the service level, assuring at least the same level provided currently. The conclusion will be the comparison between the current methods, where many different carriers need to carry goods to retail stores daily, with the proposed method, where only one carrier will provide the deliveries in the metro areaMestradoTransportesMestre em Engenharia Civil[s.n.]Tacla, Douglas, 1964-Lima Júnior, Orlando FontesBatocchio, AntonioUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Luiz Fernando Moreira da20102010-08-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf92 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611665SILVA, Luiz Fernando Moreira da. Uma analise da logistica colaborativa na industria farmaceutica. 2010. 92 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611665. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/479598porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:49:51Zoai::479598Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:49:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma analise da logistica colaborativa na industria farmaceutica
An analysis of the collaborative logistics for the pharmaceutical industry
title Uma analise da logistica colaborativa na industria farmaceutica
spellingShingle Uma analise da logistica colaborativa na industria farmaceutica
Silva, Luiz Fernando Moreira da
Logística
Logística empresarial
Distribuição de mercadorias
Rede - Distribuição
Transportes - Custo operacional
Logistics
Business logistics
Physical distribution of goods
Distribution networks
Transportation - Cost of operation
title_short Uma analise da logistica colaborativa na industria farmaceutica
title_full Uma analise da logistica colaborativa na industria farmaceutica
title_fullStr Uma analise da logistica colaborativa na industria farmaceutica
title_full_unstemmed Uma analise da logistica colaborativa na industria farmaceutica
title_sort Uma analise da logistica colaborativa na industria farmaceutica
author Silva, Luiz Fernando Moreira da
author_facet Silva, Luiz Fernando Moreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tacla, Douglas, 1964-
Lima Júnior, Orlando Fontes
Batocchio, Antonio
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luiz Fernando Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Logística empresarial
Distribuição de mercadorias
Rede - Distribuição
Transportes - Custo operacional
Logistics
Business logistics
Physical distribution of goods
Distribution networks
Transportation - Cost of operation
topic Logística
Logística empresarial
Distribuição de mercadorias
Rede - Distribuição
Transportes - Custo operacional
Logistics
Business logistics
Physical distribution of goods
Distribution networks
Transportation - Cost of operation
description Orientador: Douglas Tacla
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-08-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611665
SILVA, Luiz Fernando Moreira da. Uma analise da logistica colaborativa na industria farmaceutica. 2010. 92 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611665. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611665
identifier_str_mv SILVA, Luiz Fernando Moreira da. Uma analise da logistica colaborativa na industria farmaceutica. 2010. 92 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611665. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/479598
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
92 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138466724839424