Pluralismo epistemológico em simulações econômicas para crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/18861 |
Resumo: | Orientador: André Santanchè |
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Pluralismo epistemológico em simulações econômicas para criançasEpistemological pluralism in economic simulations for childrensMineração de dados (Computação)Ensino a distânciaData miningDistance educationOrientador: André SantanchèDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de ComputaçãoResumo: O pluralismo epistemológico constitui abordagem da filosofia da ciência que reconhece a diversidade de perspectivas na obtenção de conhecimento. Em ambientes computacionais, autores como Turkle e Papert observaram a expressão desse pluralismo no comportamento dos usuários e enfatizaram a importância do design de tais ambientes para acomodar diferentes estilos de aprendizagem. Embora diversos estudos tenham explorado esse fenômeno, especialmente em simulações para identificar padrões de comportamento relacionados a estilos de aprendizagem, permanece desafiadora a tarefa de identificar os estilos específicos de cada usuário. Este trabalho direciona seu foco para uma lacuna de pesquisa, ao explorar, no contexto do ensino de economia para crianças, o pluralismo epistemológico. Propomos um modelo econômico simples, de oferta e demanda, aplicado em oficinas, no Museu Exploratório de Ciência da Unicamp, voltadas a crianças de sete a doze anos. O objetivo foi investigar os padrões de comportamento dos usuários sob a luz dos tipos ideais delineados por Turkle e Papert, norteando a análise do perfil de aprendizagem dos grupos encontrados. Em nosso experimento, identificamos grupos de usuários mais propensos à exploração e outros, a uma abordagem mais planejada. No nível de análise da coerência de suas ações, notamos uma convergência entre ambos os grupos. Este estudo contribui também para a aplicação prática desses conceitos no ensino de economia para crianças. A adaptação do design de ambientes computacionais e estratégias de ensino, com base nesses padrões, pode resultar em experiências de aprendizado mais envolventes e personalizadasAbstract: Epistemological pluralism is an approach in the philosophy of science that acknowledges the diversity of perspectives in acquiring knowledge. In computational environments, scholars such as Turkle and Papert have observed the expression of this pluralism in user behavior, emphasizing the importance of designing these environments to accommodate different learning styles. While numerous studies have explored this phenomenon, particularly in identifying behavior patterns in simulations related to learning styles, the task of identifying these specific user styles remains a challenge. This work focuses on a research gap, we perceive in this context, by exploring epistemological pluralism in the context of teaching economics to children. We propose a simple economic model of supply and demand, applied in workshops held at the Unicamp Science Exploratory Museum, targeting children aged seven to twelve. The goal was to investigate whether the observed behavior patterns resemble the ideal types outlined by Turkle and Papert while also exploring the learning profile of these groups. In our experiment, we identified user groups more inclined towards exploration and others with a more planned approach. We observed a convergence between both groups, analyzing the coherence of their actions. This study also contributes to the practical application of these concepts in teaching economics to children. Adapting the design of computational environments and teaching strategies based on these patterns can lead to more engaging and personalized learning experiencesAbertoMestradoCiência da ComputaçãoMestre em Ciência da ComputaçãoCNPQ130403/2021-0[s.n.]Santanchè, André, 1968-Sampaio, Fábio FerrentiniAzevedo, Rodolfo Jardim deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoro, Yan Prada, 1993-20242024-03-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (64 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/18861MORO, Yan Prada. Pluralismo epistemológico em simulações econômicas para crianças. 2024. 1 recurso online (64 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18861. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1393130Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1393130Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T16:01:37Zoai::1393130Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-04T16:01:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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