Pluralismo epistemológico em simulações econômicas para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Yan Prada, 1993-
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18861
Resumo: Orientador: André Santanchè
id UNICAMP-30_f8a8ec4b6eae40bc185e2b3cd55f71b7
oai_identifier_str oai::1393130
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Pluralismo epistemológico em simulações econômicas para criançasEpistemological pluralism in economic simulations for childrensMineração de dados (Computação)Ensino a distânciaData miningDistance educationOrientador: André SantanchèDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de ComputaçãoResumo: O pluralismo epistemológico constitui abordagem da filosofia da ciência que reconhece a diversidade de perspectivas na obtenção de conhecimento. Em ambientes computacionais, autores como Turkle e Papert observaram a expressão desse pluralismo no comportamento dos usuários e enfatizaram a importância do design de tais ambientes para acomodar diferentes estilos de aprendizagem. Embora diversos estudos tenham explorado esse fenômeno, especialmente em simulações para identificar padrões de comportamento relacionados a estilos de aprendizagem, permanece desafiadora a tarefa de identificar os estilos específicos de cada usuário. Este trabalho direciona seu foco para uma lacuna de pesquisa, ao explorar, no contexto do ensino de economia para crianças, o pluralismo epistemológico. Propomos um modelo econômico simples, de oferta e demanda, aplicado em oficinas, no Museu Exploratório de Ciência da Unicamp, voltadas a crianças de sete a doze anos. O objetivo foi investigar os padrões de comportamento dos usuários sob a luz dos tipos ideais delineados por Turkle e Papert, norteando a análise do perfil de aprendizagem dos grupos encontrados. Em nosso experimento, identificamos grupos de usuários mais propensos à exploração e outros, a uma abordagem mais planejada. No nível de análise da coerência de suas ações, notamos uma convergência entre ambos os grupos. Este estudo contribui também para a aplicação prática desses conceitos no ensino de economia para crianças. A adaptação do design de ambientes computacionais e estratégias de ensino, com base nesses padrões, pode resultar em experiências de aprendizado mais envolventes e personalizadasAbstract: Epistemological pluralism is an approach in the philosophy of science that acknowledges the diversity of perspectives in acquiring knowledge. In computational environments, scholars such as Turkle and Papert have observed the expression of this pluralism in user behavior, emphasizing the importance of designing these environments to accommodate different learning styles. While numerous studies have explored this phenomenon, particularly in identifying behavior patterns in simulations related to learning styles, the task of identifying these specific user styles remains a challenge. This work focuses on a research gap, we perceive in this context, by exploring epistemological pluralism in the context of teaching economics to children. We propose a simple economic model of supply and demand, applied in workshops held at the Unicamp Science Exploratory Museum, targeting children aged seven to twelve. The goal was to investigate whether the observed behavior patterns resemble the ideal types outlined by Turkle and Papert while also exploring the learning profile of these groups. In our experiment, we identified user groups more inclined towards exploration and others with a more planned approach. We observed a convergence between both groups, analyzing the coherence of their actions. This study also contributes to the practical application of these concepts in teaching economics to children. Adapting the design of computational environments and teaching strategies based on these patterns can lead to more engaging and personalized learning experiencesAbertoMestradoCiência da ComputaçãoMestre em Ciência da ComputaçãoCNPQ130403/2021-0[s.n.]Santanchè, André, 1968-Sampaio, Fábio FerrentiniAzevedo, Rodolfo Jardim deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoro, Yan Prada, 1993-20242024-03-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (64 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/18861MORO, Yan Prada. Pluralismo epistemológico em simulações econômicas para crianças. 2024. 1 recurso online (64 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18861. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1393130Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1393130Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T16:01:37Zoai::1393130Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-04T16:01:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pluralismo epistemológico em simulações econômicas para crianças
Epistemological pluralism in economic simulations for childrens
title Pluralismo epistemológico em simulações econômicas para crianças
spellingShingle Pluralismo epistemológico em simulações econômicas para crianças
Moro, Yan Prada, 1993-
Mineração de dados (Computação)
Ensino a distância
Data mining
Distance education
title_short Pluralismo epistemológico em simulações econômicas para crianças
title_full Pluralismo epistemológico em simulações econômicas para crianças
title_fullStr Pluralismo epistemológico em simulações econômicas para crianças
title_full_unstemmed Pluralismo epistemológico em simulações econômicas para crianças
title_sort Pluralismo epistemológico em simulações econômicas para crianças
author Moro, Yan Prada, 1993-
author_facet Moro, Yan Prada, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santanchè, André, 1968-
Sampaio, Fábio Ferrentini
Azevedo, Rodolfo Jardim de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Yan Prada, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Mineração de dados (Computação)
Ensino a distância
Data mining
Distance education
topic Mineração de dados (Computação)
Ensino a distância
Data mining
Distance education
description Orientador: André Santanchè
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
2024-03-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/18861
MORO, Yan Prada. Pluralismo epistemológico em simulações econômicas para crianças. 2024. 1 recurso online (64 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18861. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/18861
identifier_str_mv MORO, Yan Prada. Pluralismo epistemológico em simulações econômicas para crianças. 2024. 1 recurso online (64 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18861. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1393130
Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1393130
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (64 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189199433170944