Contribuições dos programas de pos-graduação stricto sensu na formação e atuação dos docentes de ensino superior : o caso da educação fisica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Evando Carlos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604854
Resumo: Orientador: João Batista Andreotti Gomes Tojal
id UNICAMP-30_f8e92478abf9d67dfa41cbaf0a01746b
oai_identifier_str oai::399834
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Contribuições dos programas de pos-graduação stricto sensu na formação e atuação dos docentes de ensino superior : o caso da educação fisicaContributions of the after-graduation programs stricto sensu in the formation and performance of the professors of superior education : the case of the physical educationEducação físicaEnsino superiorPós-graduaçãoUniversidades e faculdades - Pós-graduaçãoProfessores - FormaçãoEducation, PhysicalHigher educationStricto SensuPos-Graduation ProgramsTeacher trainingOrientador: João Batista Andreotti Gomes TojalTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Mestres e Doutores em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física no Brasil contribui para atuação dos docentes de Ensino Superior nos cursos de formação de professores de Educação Física de forma que os mesmos possam interferir na preparação específica para essa atuação profissional e, por conseqüência, contribuam para a formação de profissionais que pensem, discutam, reflitam e atuem na sociedade a partir do entendimento do ser humano numa dimensão holística, integralizada e não fragmentada. Para tanto, em um primeiro momento, ocorreu nesta pesquisa descritiva, uma revisão literária sobre os modelos de Universidade existentes e como os mesmos se caracterizam e interferem na compreensão da concepção de ser humano e de sociedade que os profissionais adquirem, bem como o surgimento da Universidade no Brasil, possibilitando o entendimento do estágio de desenvolvimento existente em nosso país, procurando situar como surgiram as primeiras manifestações de Formação Profissional em Educação Física. Discute-se ainda a problemática da especialização e fragmentação do conhecimento na atualidade expressas no Ensino Superior brasileiro e as crises que derivam dessa questão. São apresentados os pressupostos de organização e administração do Ensino Superior e o compromisso das Instituições Superiores com a preparação de profissionais para o mercado de trabalho, em específico para a atuação como professor junto ao processo do Ensino Formal que ocorre na Educação Básica. Por fim, discute-se a formação professores para atuar no Ensino Superior, apontando a necessidade de formar formadores e, posteriormente, são destacadas as principais características encontradas no cenário atual na formação de professores para o Ensino Superior na área da Educação Física. O universo de pesquisa abrange os Programas de Pós- Graduação Stricto Sensu em Educação Física no Brasil que conferiram titulação nos últimos cinco anos. A pesquisa envolve a coleta de dados dos objetivos/ finalidades dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, além de questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa: alunos egressos desses Programas, tanto objetivos/ finalidades como as respostas do questionário foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Vale ressaltar que os egressos foram definidos pela amostragem estratificada proporcional. De posse desses dados realizou-se o confronto das informações coletadas com a finalidade de identificar a correspondência entre as informações obtidas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física com a área em que esses docentes atuam, de maneira a promover agregação de conhecimentos, que proporcionem a melhoria do exercício da docência no Ensino Superior na formação de professores. Constata-se que os Programas Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, em sua maioria, declaram a partir de seus objetivos, que buscam produzir pesquisa e formar docentes para o Ensino Superior, porém os egressos desses Programas afirmam que organização desses cursos prioriza, no desenvolvimento de suas ações, a busca pela produtividade científica em detrimento a formação para docência no Ensino Superior, oferecendo poucas oportunidades, muitas vezes de forma isolada, esporádica e pouco discutida, refletida e aprofundada para o exercício docente o que acaba comprometendo o processo formativo desses profissionais e, conseqüentemente, a formação dos futuros professores de Educação Física que serão alunos desses professores. Entende-se que esses problemas sejam fruto do processo avaliativo pelo qual os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física passam, exigindo esforços no sentido da produtividade científica, relegando a um segundo plano a formação docente. Sugere-se assim, que se repense ou sejam elaboradas formas de avaliação diversificadas, garantindo o bom desenvolvimento de cada segmento dos Programas. Por fim, faz-se necessário e urgente redimensionar a dinâmica desses Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, com vistas a garantir avanços no campo da formação docente, o que pode ocorrer com a execução de um planejamento que ofereça e desenvolva áreas de concentração e linhas de pesquisa específicas para o estudo, análise e construção de conhecimentos que proporcionem a qualificação de futuros docentes para o ensino nos cursos de formação de professores de Educação Física na Educação BásicaAbstract: This study aims to verify the circumstances and the means by which masters and PHD training process in Stricto Sensu Pos-Graduation Programs in Physical Education, in Brazil, contribute for professors actuation in Physical Education teachers training courses in order to interfere in this specific training for this professional actuation and, as a result, might contribute for the training of professionals who consider, discuss, reflect on and act in society with tlÍe comprehension of the human being in a holistic dimension, integrated and not fragmented. For that, at the first moment, there is a literary revision about the universities models, dealing with how they are characterized and how they interfere on the comprehension of human being and society conception acquired by the professionals; it also deals with the university appearance in Brazil in order to understand the development in that country, trying to explain how the first professional trainings manifestations in Physical Education appeared. It discusses the specialization and the knowledge fragmentation problems nowadays, expressed by Brazilian higher education, and the crisis that come from this matter. It also presents the propositions of higher education organization and administration and the higher education institutions commitment to professionals training to job market, specifically to the teacher actuation in basic education. Finally, it discusses the professors training process, pointing out the necessity of training trainers and, afier that, the main professors training characteristics in nowadays context. The search universe comprehends the Stricto Sensu Physical Education Pos-Graduation Programs which offered titles in the last five years.The search presents a data collection of the objectivesl aims of Stricto Sensu Physical Education Pos-Graduation Programs, and questionnaires applied to students trained by these programs, and both, questionnaires and objectives/aims are analyzed by content analysis technique. It is important to point out that the students were defined by the proporcional stratified sample. After the data collection, the information was confronted in order to identify the similarity between the information given by the programs and the information given by the students. It noticed that programs emphasize they seek for search and professors training, but the students declare that the priority of these programs organization is scientific production, putting the higher education professional training in a second plan, offering few opportunities, isolated, for many times, sporadic and few discussed, few reflected and superficial to the professor practice. This affects the training process and, as a result, affects these professors students training. It shows that these problems are the consequence of the assessment process, by which the Pos-Graduation Programs passes, demanding scientific production, disregarding the professional training. It suggests that new assessment forms might be reflected and elaborated, in order to ensure a good development to each segment ofthe Programs. Finally, it is necessary and urgent to reorganize these Programs dynamics, seeking to ensure advances in the teachers training, what might be done carrying out a plan which offers and develops concentration areas and specific scientific lines for the searches; knowledge analysis and construction in order to give quality to the future professors in Physical Education Courses, who will train qualified teachers for Basic EducationDoutoradoCiência do EsporteDoutor em Educação Física[s.n.]Tojal, João Batista Andreotti Gomes, 1944-Oliveira, Amauri Aparecido Bassoli deAnderaos, MargarethProdócimo, ElaineNista-Piccolo, Vilma LeniUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoreira, Evando Carlos20072007-09-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf427p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604854MOREIRA, Evando Carlos. Contribuições dos programas de pos-graduação stricto sensu na formação e atuação dos docentes de ensino superior: o caso da educação fisica. 2007. 427p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604854. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/399834porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-31T17:54:44Zoai::399834Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-08-31T17:54:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições dos programas de pos-graduação stricto sensu na formação e atuação dos docentes de ensino superior : o caso da educação fisica
Contributions of the after-graduation programs stricto sensu in the formation and performance of the professors of superior education : the case of the physical education
title Contribuições dos programas de pos-graduação stricto sensu na formação e atuação dos docentes de ensino superior : o caso da educação fisica
spellingShingle Contribuições dos programas de pos-graduação stricto sensu na formação e atuação dos docentes de ensino superior : o caso da educação fisica
Moreira, Evando Carlos
Educação física
Ensino superior
Pós-graduação
Universidades e faculdades - Pós-graduação
Professores - Formação
Education, Physical
Higher education
Stricto Sensu
Pos-Graduation Programs
Teacher training
title_short Contribuições dos programas de pos-graduação stricto sensu na formação e atuação dos docentes de ensino superior : o caso da educação fisica
title_full Contribuições dos programas de pos-graduação stricto sensu na formação e atuação dos docentes de ensino superior : o caso da educação fisica
title_fullStr Contribuições dos programas de pos-graduação stricto sensu na formação e atuação dos docentes de ensino superior : o caso da educação fisica
title_full_unstemmed Contribuições dos programas de pos-graduação stricto sensu na formação e atuação dos docentes de ensino superior : o caso da educação fisica
title_sort Contribuições dos programas de pos-graduação stricto sensu na formação e atuação dos docentes de ensino superior : o caso da educação fisica
author Moreira, Evando Carlos
author_facet Moreira, Evando Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tojal, João Batista Andreotti Gomes, 1944-
Oliveira, Amauri Aparecido Bassoli de
Anderaos, Margareth
Prodócimo, Elaine
Nista-Piccolo, Vilma Leni
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Evando Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino superior
Pós-graduação
Universidades e faculdades - Pós-graduação
Professores - Formação
Education, Physical
Higher education
Stricto Sensu
Pos-Graduation Programs
Teacher training
topic Educação física
Ensino superior
Pós-graduação
Universidades e faculdades - Pós-graduação
Professores - Formação
Education, Physical
Higher education
Stricto Sensu
Pos-Graduation Programs
Teacher training
description Orientador: João Batista Andreotti Gomes Tojal
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-09-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604854
MOREIRA, Evando Carlos. Contribuições dos programas de pos-graduação stricto sensu na formação e atuação dos docentes de ensino superior: o caso da educação fisica. 2007. 427p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604854. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MOREIRA, Evando Carlos. Contribuições dos programas de pos-graduação stricto sensu na formação e atuação dos docentes de ensino superior: o caso da educação fisica. 2007. 427p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604854. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/399834
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
427p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188964745084928