Apoio Pedagógico nos serviços de assuntos estudantis das universidades federais brasileiras : mapeamento, tendências e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toti, Michelle Cristine da Silva, 1981-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4131
Resumo: Orientador: Soely Aparecida Jorge Polydoro
id UNICAMP-30_f9d7df3445d24fed10ba9f950b6bbe80
oai_identifier_str oai::1242232
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Apoio Pedagógico nos serviços de assuntos estudantis das universidades federais brasileiras : mapeamento, tendências e desafiosAcademic support in student affairs services at Brazilian federal universities : mapping, trends and challengesEnsino superiorHigher EducationOrientador: Soely Aparecida Jorge PolydoroTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: As políticas de expansão e democratização do ensino superior no Brasil resultaram não somente em número maior de estudantes nesse nível de ensino, como também na alteração do perfil desses alunos. Por outro lado, colocou em destaque a necessidade de que as instituições tenham ações abrangentes com vistas a garantir a permanência dos estudantes de graduação, tornando imprescindíveis avanços da política de assistência estudantil, materializados no Decreto 7234/2010. A concepção ampliada de assistência estudantil assumida com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) criou a condição legal para o fortalecimento dos serviços de apoio ao estudante nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), demandando que as instituições adequassem o seu quadro de servidores. Considerando esse contexto de transformações, especialmente nas últimas duas décadas, esta pesquisa tem como objetivo geral mapear e analisar o que é o Apoio Pedagógico nas universidades federais brasileiras, a partir de aspectos centrais nos serviços, como concepções, oferta de ações, perfil dos profissionais, organização institucional e avaliação dos serviços. Para tanto, elencamos como objetivos específicos: mapear e analisar a produção científica sobre o Apoio Pedagógico aos discentes nas universidades federais; mapear a existência e a organização das ações de Apoio Pedagógico aos discentes nas universidades federais; e identificar o perfil dos profissionais que atuam no Apoio Pedagógico, bem como suas concepções sobre a área, percepções sobre a prática e informações sobre a organização institucional. Cada um desses objetivos corresponde a um estudo, que pode ser lido independentemente, mas que constituem em conjunto a resposta ao nosso objetivo geral. A pesquisa teve caráter exploratório, com métodos quantitativos e qualitativos, dentre eles, análise de regressão linear múltipla e análise de conteúdo. Para a obtenção dos dados, optou-se pelo uso de revisão de literatura, levantamento institucional via Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Portal da Transparência, questionário online. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com o número CAAE 15575419.8.0000.8142. Responderam ao questionário do terceiro estudo 74 profissionais que atuam no Apoio Pedagógico aos discentes em universidades federais. Os resultados mostram pouca produção científica sobre o tema, por outro lado, constata-se o crescimento de pesquisas sobre Apoio Pedagógico nos últimos anos. As universidades atendem ao Pnaes na oferta de ações da área, apresentando pluralidade nas intervenções desenvolvidas. Essas ações têm caráter remediativo e individual e são desenvolvidas por profissionais, majoritariamente, mulheres, de cargos técnico-administrativo em educação e com alto nível de qualificação acadêmica. Nos três estudos, foram encontradas concepções que remetem à imprescindibilidade dessas ações, confirmadas pela universalização da área nas universidades federais. As profissionais destes serviços veem como principais desafios para o futuro a fundamentação para a atuação e a valorização institucional, sendo que a análise indicou a importância da "participação nas decisões institucionais" para a atuação e pluralidade das ações. Constatou-se, ainda, baixo índice de adoção de protocolos de avaliação dos serviçosAbstract: Academic support in student affairs services at Brazilian federal universities: mapping, trends and challenges The policies of expansion and democratization of higher education in Brazil resulted not only in a greater number of students at this level of education, but also in changes to the profiles of said students. Meanwhile, it highlighted the need for institutions to take comprehensive actions to ensure the permanence of undergraduate students, making advances in student assistance policy essential, materialized in Decree 7234/2010. The expanded concept of student assistance in pair with the Programa Nacional de Assistência Estudantil (National Student Assistance Program, abbreviated as Pnaes) created the legal conditions to strengthen the student support services in Instituições Federais de Ensino Superior (Federal Institutions of Higher Education, abbreviated as Ifes), demanding that institutions adapt their staff. Considering this context of transformations, especially in the last two decades, this research has the general objective of mapping and analyzing what is Academic Support in Brazilian federal universities, from central aspects in services, such as conceptions, offer of actions, profile of professionals, institutional organization and evaluation of services. Therefore, we list as specific objectives: To map and analyze the scientific production on Academic Support for professors in federal universities; To map the existence and organization of Academic Support actions for students in federal universities; To identify the profile of professionals who work in Academic Support, as well as their conceptions on the area, perceptions on the practice and information on the institutional organization. Each of these objectives corresponds to a study, that can be read independently, however, when together, constitute the answer to our general objective. The research had an exploratory feature, with quantitative and qualitative methods, including multiple linear regression analysis and content analysis. To obtain the data, it was decided to use a literature review, institutional survey via the Sistema Eletrônico de Informaões ao Cidadão (Electronic Citizen Information System, or e-SIC) and Portal da Transparência (Transparency Portal), and an online questionnaire. The research was approved by the Comitê de Ética em Pesquisa (Research Ethics Committee) under the number CAAE 15575419.8.0000.8142. 74 professionals who work in Academic Support to students in federal universities answered the questionnaire of the third study. The results show little scientific production on the subject, in contrast, there has been a growth in research on Academic Support in recent years. Universities meet Pnaes’ criteria in offering actions in the area by presenting a plurality in the interventions developed. These actions have a remedial and individual feature and are developed by professionals, mostly women, with technical-administrative positions in education and with a high level of academic qualification. In the three studies, conceptions were found that refer to the necessity of these actions, confirmed by the universalization of the area in federal universities. The professionals of these services see as the main challenges for the future the foundation for the performance and the institutional value, and the analysis indicated the importance of "participation in institutional decisions" for the performance and plurality of actions. A low rate of adoption of service assessment protocols can also be seenDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-Lacaz, Cristiane Pessoa da CunhaPelissoni, Adriane Martins SoaresSampaio, Helena Maria Sant'AnaHeringer, Rosana RodriguesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASToti, Michelle Cristine da Silva, 1981-20222022-03-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (210 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4131TOTI, Michelle Cristine da Silva. Apoio Pedagógico nos serviços de assuntos estudantis das universidades federais brasileiras: mapeamento, tendências e desafios. 2022. 1 recurso online (210 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4131. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1242232Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-24T11:10:17Zoai::1242232Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-24T11:10:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apoio Pedagógico nos serviços de assuntos estudantis das universidades federais brasileiras : mapeamento, tendências e desafios
Academic support in student affairs services at Brazilian federal universities : mapping, trends and challenges
title Apoio Pedagógico nos serviços de assuntos estudantis das universidades federais brasileiras : mapeamento, tendências e desafios
spellingShingle Apoio Pedagógico nos serviços de assuntos estudantis das universidades federais brasileiras : mapeamento, tendências e desafios
Toti, Michelle Cristine da Silva, 1981-
Ensino superior
Higher Education
title_short Apoio Pedagógico nos serviços de assuntos estudantis das universidades federais brasileiras : mapeamento, tendências e desafios
title_full Apoio Pedagógico nos serviços de assuntos estudantis das universidades federais brasileiras : mapeamento, tendências e desafios
title_fullStr Apoio Pedagógico nos serviços de assuntos estudantis das universidades federais brasileiras : mapeamento, tendências e desafios
title_full_unstemmed Apoio Pedagógico nos serviços de assuntos estudantis das universidades federais brasileiras : mapeamento, tendências e desafios
title_sort Apoio Pedagógico nos serviços de assuntos estudantis das universidades federais brasileiras : mapeamento, tendências e desafios
author Toti, Michelle Cristine da Silva, 1981-
author_facet Toti, Michelle Cristine da Silva, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-
Lacaz, Cristiane Pessoa da Cunha
Pelissoni, Adriane Martins Soares
Sampaio, Helena Maria Sant'Ana
Heringer, Rosana Rodrigues
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Toti, Michelle Cristine da Silva, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Higher Education
topic Ensino superior
Higher Education
description Orientador: Soely Aparecida Jorge Polydoro
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-03-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/4131
TOTI, Michelle Cristine da Silva. Apoio Pedagógico nos serviços de assuntos estudantis das universidades federais brasileiras: mapeamento, tendências e desafios. 2022. 1 recurso online (210 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4131. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/4131
identifier_str_mv TOTI, Michelle Cristine da Silva. Apoio Pedagógico nos serviços de assuntos estudantis das universidades federais brasileiras: mapeamento, tendências e desafios. 2022. 1 recurso online (210 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4131. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1242232
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (210 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189181973331968