Da contração termal à tectônica de placas : a dinâmica interna da Terra em livros didáticos de Geografia entre 1932 a 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Danilo Mosca da, 1988-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641037
Resumo: Orientador: Edson Roberto de Souza
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spelling Da contração termal à tectônica de placas : a dinâmica interna da Terra em livros didáticos de Geografia entre 1932 a 2016From Thermal Contraction to Plate Tectonics : the internal dynamics of Earth in Geography textbooks from 1932 to 2016Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)Geografia - Estudo e ensinoGeociênciasTectônica de placasLivros didáticosGeography - Study and teachingGeosciencesPlate tectonicsTextbooksNational Textbook Program (Brazil)Orientador: Edson Roberto de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A presente investigação de mestrado teve por objetivo compreender como ocorreram as mudanças discursivas sobre o tectonismo em livros didáticos do sexto ano do Ensino Fundamental II, publicados no Brasil entre a década de 1932 e a década de 2016. Assim, investigamos como tais livros tratavam as origens dos dobramentos ou soerguimentos do relevo e dos deslocamentos da crosta terrestre, movimentos estes vinculados ao tectonismo, buscando compreender as condições de produção desses discursos. Embora estejam vinculados diretamente ao referido mecanismo, não abordamos de forma específica fenômenos como vulcanismo e abalos sísmicos. Portanto, ao falarmos sobre dinâmica interna da Terra, referimo-nos neste trabalho apenas às forças do planeta que implicam na formação do relevo, de cadeias montanhosas e nos deslocamentos da própria litosfera. Para a investigação, reunimos e analisamos um Corpus de 28 livros didáticos de Geografia, resultando em reflexões que nos ajudam a entender a trajetória do ensino e história de Ciências da Terra na educação básica brasileira a partir do referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso, da Linha Francesa. Consideramos em nossas análises os contextos, as condições de produção e o interdiscurso, elementos fundamentais da Análise do Discurso e que serão debatidos ao longo da pesquisa. De forma geral, percebemos que entre os anos de 1930 até a década de 1980, boa parte dos livros didáticos de Geografia e seus autores ainda apresentavam discursos relacionados à teoria da Contração Termal, advinda do século XIX, como responsável pelos dobramentos e criação de montanhas. Essa perspectiva não mudou nem mesmo com a proposta da teoria da Deriva Continental, de Alfred Wegener, difundida no início do século XX, e que somente começou a ser considerada com mais seriedade pela comunidade científica durante a segunda metade desse mesmo século, uma vez que o mapeamento do fundo dos oceanos proporcionou novas descobertas para as Geociências, culminando na teoria da expansão do assoalho marinho e também em um novo paradigma: a teoria da Tectônica de Placas, formulada no final da década de 1960. Verificamos que somente a partir das décadas de 1980 a 1990, com a criação, desenvolvimento e implementação do PNLD – Programa Nacional do Livro Didático, é que os autores desses materiais passaram a incorporar de vez a Tectônica de Placas para explicar a dinâmica interna da Terra. Neste sentido, destacaremos no texto a importância que o PNLD possui no aperfeiçoamento contínuo desses materiais. Hoje, por exemplo, todos os livros didáticos apresentam variados recursos ao abordarem o tectonismo. A leitura desses livros e sua análise nos permitiram entender quais foram as mudanças científicas, editoriais e discursivas em relação à formação de montanhas ou dobramentos e deslocamentos da crostaAbstract: The present master's research aimed to understand how discursive changes on tectonism occurred in textbooks of the sixth year of Elementary School II, published in Brazil between the 1932s and the 2016s. Thus, we investigated how these books treated the origins of the folds or uplifts of the relief and displacements of the earth's crust, movements linked to tectonism, seeking to understand the conditions of production of these discourses. Although they are directly linked to this mechanism, we do not specifically address phenomena such as volcanism and seismic shocks. Therefore, when we talk about the internal dynamics of the Earth, we refer in this work only to the forces of the planet that imply the formation of relief, mountain ranges and the displacement of the lithosphere itself. For the investigation, we gathered and analyzed a Corpus of 28 textbooks on Geography, resulting in reflections that help us to understand the trajectory of Earth Science teaching and history in Brazilian basic education from the theoretical-methodological framework of Discourse Analysis, of the French Line. We consider in our analyzes the contexts, the conditions of production and the interdiscourse, fundamental elements of Discourse Analysis and which will be discussed throughout the research. In general, we realized that between the 1930s and the 1980s, most of the Geography textbooks and their authors still presented speeches related to the theory of Thermal Contraction, which came from the 19th century, as responsible for the folding and creation of mountains . This perspective did not change even with the proposal of Alfred Wegener's theory of Continental Drift, disseminated in the early twentieth century, and which only began to be considered more seriously by the scientific community during the second half of that same century, since the mapping of the ocean floor provided new discoveries for Geosciences, culminating in the theory of the expansion of the sea floor and also in a new paradigm: the Plate Tectonics theory, formulated in the late 1960s. We found that only from the decades from 1980 to 1990, with the creation, development and implementation of the PNLD - National Textbook Program, the authors of these materials started to incorporate Plates Tectonics once and for all to explain the internal dynamics of the Earth. In this sense, we will highlight in the text the importance that the PNLD has in the continuous improvement of these materials. Today, for example, all textbooks have varied resources when addressing the tectonism. Reading these books and analyzing them allowed us to understand what were the scientific, editorial and discursive changes in relation to the formation of mountains or folds and displacements of the crustMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Souza, Edson Roberto de, 1972-Megid Neto, JorgeGonçalves Junior, Francisco de AssisUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Danilo Mosca da, 1988-20212021-01-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (125 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641037COSTA, Danilo Mosca da. Da contração termal à tectônica de placas: a dinâmica interna da Terra em livros didáticos de Geografia entre 1932 a 2016. 2021. 1 recurso online (125 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641037. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1162162Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-13T17:10:22Zoai::1162162Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-04-13T17:10:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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