Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rosileia Oliveira de
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586474
Resumo: Orientador: Rosalia Maria Ribeiro de Aragão
id UNICAMP-30_fa4551ac473cb0c38e7e632bf71044dc
oai_identifier_str oai::134004
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vidaCiência - Estudo e ensinoEnsino - AprendizagemOrientador: Rosalia Maria Ribeiro de AragãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem por objetivo evidenciar a relevância do tratamento escolar das relações entre Tamanho e Vida, ressaltando, para esta finalidade, três aspectos: a) a riqueza e a natureza unificadora do conhecimento científico sobre o tema, que pode contribuir para a ruptura com o ensino fragmentado e descritivo dos seres vivos; b) a constatação, através de pesquisa das tendências de pensamento de professores e alunos de três níveis escolares, de que há obstáculos conceituais e epistemólogicos à sua aprendizagem, desconsiderados até mesmo na formação de professores, o que pode gerar resistências à sua introdução nos currículos, e c) a diversidade de possibilidades de problematização e de abordagem do tema elencadas, que podem possibilitar a superação progressiva de tais obstáculos e, portanto, a aprendizagem efetiva de conhecimentos científicos de diferentes campos conceituais, de forma contextualizada, interdisciplinar e investigativa. Dentre os obstáculos à aprendizagem do tema destacam-se a tendência entre professores e alunos a transporem para outras dimensões aspectos de nossa percepção imediata, especialmente em situações que envolvem redução de tamanho, desconsiderando problemas de escala, e a dificuldade de imaginar situações não experienciadas. o interesse por investigar o tema resultou do reconhecimento de que eu, como professora de Ciências, não tinha elementos conceituais e metodológicos para abordá-Io com segurança em minhas aulas, apesar de considerá-Io relevante, instigante e desafiador. Portanto, tive como principal pressuposto para o desenvolvimento desta pesquisa a concepção de que não só os alunos, mas também os professores, são sujeitos de aprendizagem, de forma que os processos de inovação curricular têm que envolvê-Ios, seja buscando compreender suas dificuldades e lhes fornecendo subsídios no sentido de construirem alternativas para superá-Ias, seja inserindo-os diretamente na pesquisa dos problemas de ensino-aprendizagem de Ciências que encontram em sua prática docenteMestradoMetodologia de EnsinoMestre em Educação[s.n.]Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Rosileia Oliveira de19981998-09-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf202f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586474ALMEIDA, Rosileia Oliveira de. Ser grande e ser pequeno: as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida. 1998. 202f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586474. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134004porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:49:35Zoai::134004Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:49:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida
title Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida
spellingShingle Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida
Almeida, Rosileia Oliveira de
Ciência - Estudo e ensino
Ensino - Aprendizagem
title_short Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida
title_full Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida
title_fullStr Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida
title_full_unstemmed Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida
title_sort Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida
author Almeida, Rosileia Oliveira de
author_facet Almeida, Rosileia Oliveira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rosileia Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - Estudo e ensino
Ensino - Aprendizagem
topic Ciência - Estudo e ensino
Ensino - Aprendizagem
description Orientador: Rosalia Maria Ribeiro de Aragão
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-09-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586474
ALMEIDA, Rosileia Oliveira de. Ser grande e ser pequeno: as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida. 1998. 202f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586474. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ALMEIDA, Rosileia Oliveira de. Ser grande e ser pequeno: as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida. 1998. 202f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586474. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
202f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188814636187648