Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586474 |
Resumo: | Orientador: Rosalia Maria Ribeiro de Aragão |
id |
UNICAMP-30_fa4551ac473cb0c38e7e632bf71044dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::134004 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vidaCiência - Estudo e ensinoEnsino - AprendizagemOrientador: Rosalia Maria Ribeiro de AragãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem por objetivo evidenciar a relevância do tratamento escolar das relações entre Tamanho e Vida, ressaltando, para esta finalidade, três aspectos: a) a riqueza e a natureza unificadora do conhecimento científico sobre o tema, que pode contribuir para a ruptura com o ensino fragmentado e descritivo dos seres vivos; b) a constatação, através de pesquisa das tendências de pensamento de professores e alunos de três níveis escolares, de que há obstáculos conceituais e epistemólogicos à sua aprendizagem, desconsiderados até mesmo na formação de professores, o que pode gerar resistências à sua introdução nos currículos, e c) a diversidade de possibilidades de problematização e de abordagem do tema elencadas, que podem possibilitar a superação progressiva de tais obstáculos e, portanto, a aprendizagem efetiva de conhecimentos científicos de diferentes campos conceituais, de forma contextualizada, interdisciplinar e investigativa. Dentre os obstáculos à aprendizagem do tema destacam-se a tendência entre professores e alunos a transporem para outras dimensões aspectos de nossa percepção imediata, especialmente em situações que envolvem redução de tamanho, desconsiderando problemas de escala, e a dificuldade de imaginar situações não experienciadas. o interesse por investigar o tema resultou do reconhecimento de que eu, como professora de Ciências, não tinha elementos conceituais e metodológicos para abordá-Io com segurança em minhas aulas, apesar de considerá-Io relevante, instigante e desafiador. Portanto, tive como principal pressuposto para o desenvolvimento desta pesquisa a concepção de que não só os alunos, mas também os professores, são sujeitos de aprendizagem, de forma que os processos de inovação curricular têm que envolvê-Ios, seja buscando compreender suas dificuldades e lhes fornecendo subsídios no sentido de construirem alternativas para superá-Ias, seja inserindo-os diretamente na pesquisa dos problemas de ensino-aprendizagem de Ciências que encontram em sua prática docenteMestradoMetodologia de EnsinoMestre em Educação[s.n.]Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Rosileia Oliveira de19981998-09-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf202f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586474ALMEIDA, Rosileia Oliveira de. Ser grande e ser pequeno: as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida. 1998. 202f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586474. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134004porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:49:35Zoai::134004Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:49:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida |
title |
Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida |
spellingShingle |
Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida Almeida, Rosileia Oliveira de Ciência - Estudo e ensino Ensino - Aprendizagem |
title_short |
Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida |
title_full |
Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida |
title_fullStr |
Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida |
title_full_unstemmed |
Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida |
title_sort |
Ser grande e ser pequeno : as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida |
author |
Almeida, Rosileia Oliveira de |
author_facet |
Almeida, Rosileia Oliveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Rosileia Oliveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência - Estudo e ensino Ensino - Aprendizagem |
topic |
Ciência - Estudo e ensino Ensino - Aprendizagem |
description |
Orientador: Rosalia Maria Ribeiro de Aragão |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 1998-09-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586474 ALMEIDA, Rosileia Oliveira de. Ser grande e ser pequeno: as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida. 1998. 202f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586474. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) ALMEIDA, Rosileia Oliveira de. Ser grande e ser pequeno: as tendencias de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida. 1998. 202f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586474. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 202f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188814636187648 |