O papel do professor na construção do conhecimento do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iida, Rosa Kioko
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68664
Resumo: Orientadora : Verônica Branco
id UFPR_519a785825e0894c8384331dbdadf6f4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68664
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Iida, Rosa KiokoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em AlfabetizaçãoBranco, Veronica, 1947-2022-10-11T13:29:49Z2022-10-11T13:29:49Z1992https://hdl.handle.net/1884/68664Orientadora : Verônica BrancoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em AlfabetizaçãoResumo: Com o presente trabalho pretendeu-se fazer um estudo mais aprofundado sobre como o professor poderia atuar junto aos seus alunos na construção de sua aprendizagem, tendo o aluno como centro de sua atenção, respeitando suas experiências, seu ritmo de aprendizagem, suas dificuldades, incentivando-o a ser mais observador, crítico, criativo e cada vez mais interessado em pesquisar e experimentar o que foi adquirindo no dia a dia escolar junto aos professores , colegas e outras pessoas que convivem com o aluno. A pesquisa em ação foi feita com aplicação de um projeto didático-pedagógico na Escola Municipal Tapajós - Ensino de 1º Grau que atende de Pré à 4º serie, no Bairro do Xaxim, em Curitiba numa turma de pré-escola e numa turma de lã série formada de sua maioria de repetentes. A metodologia foi subsidiada em conhecimento sob perspectiva genética de Piaget, assumindo postura construtivista-interacionista, acreditando no fato de que a criança ê ativa e ela bora a sua aprendizagem em contato com o meio em que vive e enriquecida na convivência com seus colegas, professores e a comunidade em geral.42 f. : il., tabs.application/pdfEducação - Estudo e ensinoAlfabetização - Estudo e ensinoProfessores - Aspectos sociaisAprendizagemEstudantes - AprendizagemO papel do professor na construção do conhecimento do alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - ROSA KIOKO IIDA.pdfapplication/pdf1810417https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68664/1/E%20-%20ROSA%20KIOKO%20IIDA.pdf7e5e7161fb7c526760f73723cc95357eMD51open access1884/686642022-10-11 10:29:49.659open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68664Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-11T13:29:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do professor na construção do conhecimento do aluno
title O papel do professor na construção do conhecimento do aluno
spellingShingle O papel do professor na construção do conhecimento do aluno
Iida, Rosa Kioko
Educação - Estudo e ensino
Alfabetização - Estudo e ensino
Professores - Aspectos sociais
Aprendizagem
Estudantes - Aprendizagem
title_short O papel do professor na construção do conhecimento do aluno
title_full O papel do professor na construção do conhecimento do aluno
title_fullStr O papel do professor na construção do conhecimento do aluno
title_full_unstemmed O papel do professor na construção do conhecimento do aluno
title_sort O papel do professor na construção do conhecimento do aluno
author Iida, Rosa Kioko
author_facet Iida, Rosa Kioko
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Alfabetização
dc.contributor.author.fl_str_mv Iida, Rosa Kioko
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Branco, Veronica, 1947-
contributor_str_mv Branco, Veronica, 1947-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Alfabetização - Estudo e ensino
Professores - Aspectos sociais
Aprendizagem
Estudantes - Aprendizagem
topic Educação - Estudo e ensino
Alfabetização - Estudo e ensino
Professores - Aspectos sociais
Aprendizagem
Estudantes - Aprendizagem
description Orientadora : Verônica Branco
publishDate 1992
dc.date.issued.fl_str_mv 1992
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-11T13:29:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-11T13:29:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68664
url https://hdl.handle.net/1884/68664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68664/1/E%20-%20ROSA%20KIOKO%20IIDA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e5e7161fb7c526760f73723cc95357e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860412360097792