A fase dodecafonica de Guerra-Peixe; a luz das impressões do compositor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592499 |
Resumo: | Orientador: Maria Lucia Senna Machado Pascoal |
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A fase dodecafonica de Guerra-Peixe; a luz das impressões do compositorDodecafonismoMúsica - Análise, apreciaçãoMusicologiaOrientador: Maria Lucia Senna Machado PascoalDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O principal objetivo deste trabalho é investigar os procedimentos composicionais adotados por Guerra-Peixe, em suas criações do período denominado por ele como Fase Dodecafônica. Esta fase do compositor foi curta, intensa e altamente produtiva e, apesar de sua repercussão na época, em muitos aspectos nos parece desconhecida. Acredita-se que, através da análise documental poderemos compreender melhor de que maneira Guerra-Peixe procurou expressar seus ideais nesta técnica de composição. Partituras e documentos, elaborados pelo compositor em épocas distintas, constituem a base metodológica do trabalho. Neles, Guerra-Peixe revela suas inquietações a respeito do processo de composição e dedica-se a comentários técnicos de suas peças desta fase. Dos documentos pesquisados um, em especial, é o foco da investigação. Concluído em 26 de abril de 1947, o documento -Oitenta exemplos extraídos de minhas obras demonstrando a evolução estética até abril de 1947, apresenta estritamente fragmentos de 12 peças dodecafônicas compostas nos anos de 1945 e 1947. Esses trechos musicais são analisados, neste estudo, a partir das informações extraídas dos outros documentos. Das conclusões, pode-se ressaltar que os procedimentos composicionais adotados por Guerra-Peixe confirmam as intenções de tomar sua música dodecafônica mais "acessível" e de associar a técnica dos doze sons aos recursos da música brasileira. Espera-se com este trabalho, enriquecer o repertório de estudos em musicologia brasileira e, a partir das idéias levantadas por César Guerra-Peixe, promover novas reflexões a respeito da nossa música contemporâneaAbstract: Not informed.MestradoMestre em Música[s.n.]Pascoal, Maria Lúcia Senna Machado, 1937-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Cecilia Nazare de20022002-03-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf245 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592499LIMA, Cecilia Nazare de. A fase dodecafonica de Guerra-Peixe; a luz das impressões do compositor. 2002. 245 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592499. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/246489porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-16T10:06:57Zoai::246489Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-16T10:06:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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