O dodecafonismo tardio de Adorno
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/95171 |
Resumo: | Esta dissertação tem como tema a relação entre teoria e prática da técnica dodecafônica em Adorno. Enfoca a crítica efetuada por Adorno à técnica dodecafônica no ensaio Schoenberg e o progresso, as noções de dessensibilização do material e de obra tardia e algumas peças musicais compostas por Adorno em seus anos de exílio na Inglaterra e nos EUA. Pretende com isso mostrar a afinidade existente entre a crítica teórica de Adorno ao dodecafonismo serial mais ortodoxo e o caráter idiossincrático dos procedimentos seriais e da concepção formal presentes em algumas de suas últimas composições. |
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O dodecafonismo tardio de AdornoAdorno, Theodor W., 1903-1969DodecafonismoForma musicalMusica - Filosofia e esteticaTécnica dodecafônicaDodecafonismo serialTwelve-tone techniqueSerial dodecaphonismEsta dissertação tem como tema a relação entre teoria e prática da técnica dodecafônica em Adorno. Enfoca a crítica efetuada por Adorno à técnica dodecafônica no ensaio Schoenberg e o progresso, as noções de dessensibilização do material e de obra tardia e algumas peças musicais compostas por Adorno em seus anos de exílio na Inglaterra e nos EUA. Pretende com isso mostrar a afinidade existente entre a crítica teórica de Adorno ao dodecafonismo serial mais ortodoxo e o caráter idiossincrático dos procedimentos seriais e da concepção formal presentes em algumas de suas últimas composições.This dissertation has as theme the relationship between theory and practice of the twelve-tone technique in Adorno's work. It focuses the critic made by Adorno to the twelve-tone technique in the essay Schoenberg and the progress, the notions of desensitization of the material and of late work and some musical pieces composed by Adorno in his years of exile in England and in the USA. It intends with that to show the existent likeness among Adorno's theoretical critic to the more orthodox twelve-tone technique and the idiosyncratic character of the serial procedures and of the formal conception present in some of his last compositions.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tomás, Lia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baggio, Igor [UNESP]2014-06-11T19:27:28Z2014-06-11T19:27:28Z2008-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 f. : il.application/pdfBAGGIO, Igor. O dodecafonismo tardio de Adorno. 2008. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.http://hdl.handle.net/11449/95171000584784baggio_i_me_ia.pdf33004013066P3Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T06:16:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95171Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:23:55.296910Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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