Programa de remediação fonologica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado-Azoni, Cíntia Alves, 1978-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611778
Resumo: Orientador: Sylvia Maria Ciasca
id UNICAMP-30_fabdd377b9fd77909955ade35f9bcfaf
oai_identifier_str oai::480770
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Programa de remediação fonologica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimentoDislexiaRemediaçãoAprendizagemLinguagemCriançasOrientador: Sylvia Maria CiascaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: O objetivo geral deste estudo foi elaborar e verificar a eficácia de um programa de remediação fonológica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento. Dentre os objetivos específicos, o estudo visou descrever o programa de remediação fonológica, de leitura e escrita a partir de procedimentos fonológicos, auditivos e visuais; comparar o desempenho da informação linguística para leitura e escrita, pré e pós-testagem, em crianças com dislexia do desenvolvimento submetidos e não submetidos ao programa e comparar o desempenho da informação linguística para leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento pós-testagem e sem dificuldades escolares. Participaram deste estudo 62 crianças, sendo o grupo experimental (GE) subdivido em: GIE composto por 17 crianças com dislexia do desenvolvimento submetidas ao programa, e GIIE, composto por 14 crianças com dislexia do desenvolvimento não submetidas ao programa. O grupo controle (GC) constituiu-se de 31 crianças sem dificuldades de aprendizagem submetidas à avaliação fonoaudiológica. Foi realizado o programa de remediação fonológica, de leitura e escrita nas crianças do GEI em três etapas: pré-testagem, treino, pós-testagem. O programa de remediação foi realizado em 20 sessões. Os resultados deste estudo revelaram que GIE e GIIE apresentaram diferenças estatisticamente significativas no desempenho de subtestes do processamento fonológico, leitura e escrita. Embora GIE tenha desempenho melhor que GIIE, o primeiro apresentou desempenho inferior em situação de pós-testagem quando comparado ao GCAbstract: The aim of this study was to develop and verify the effectiveness of a phonological remediation program of reading and writing in children with developmental dyslexia. Among the specific objectives, the study aimed to elaborate the phonological remediation program in reading and writing from the auditory, visual and phonological procedures. Compared the performance of linguistic information for reading and writing, pre-and post-testing in children with developmental dyslexia wich part were and were not submitted to the program. Also compared the performance of linguistic information for reading and writing in children with developmental dyslexia post-testing and without learning difficulties. The study included 62 children being the experimental group (EG) subdivided into: EGI composed of 17 children with developmental dyslexia submitted to the program, and EGII, composed of 14 children with developmental dyslexia that were not submitted to the program. The control group (CG) consisted of 31 children without learning disabilities undergoing clinical assessment. The program was applied for phonological remediation in reading and writing in children of EGI in three stages: pre-testing, training and post-testing. The remediation program was given to the subjects in 20 sessions. The results of this study revealed that EGI and EGII presented statistically significant differences in the performance subtests of phonological processing, reading and writing. Although EGI has outperformed EGII, the performance of the first was lower in post-testing when compared to the GCDoutoradoCiências BiomédicasMestre em Ciências Médicas[s.n.]Ciasca, Sylvia Maria, 1955-Crenitte, Patricia Abreu PinheiroNavas, Ana Luiza Gomes PintoToledo, Marcia MariaDamasceno, Benito PereiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSalgado-Azoni, Cíntia Alves, 1978-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf316 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611778SALGADO-AZONI, Cíntia Alves. Programa de remediação fonologica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento. 2010. 316 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611778. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/480770porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:50:47Zoai::480770Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:50:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de remediação fonologica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento
title Programa de remediação fonologica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento
spellingShingle Programa de remediação fonologica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento
Salgado-Azoni, Cíntia Alves, 1978-
Dislexia
Remediação
Aprendizagem
Linguagem
Crianças
title_short Programa de remediação fonologica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento
title_full Programa de remediação fonologica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento
title_fullStr Programa de remediação fonologica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento
title_full_unstemmed Programa de remediação fonologica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento
title_sort Programa de remediação fonologica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento
author Salgado-Azoni, Cíntia Alves, 1978-
author_facet Salgado-Azoni, Cíntia Alves, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro
Navas, Ana Luiza Gomes Pinto
Toledo, Marcia Maria
Damasceno, Benito Pereira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado-Azoni, Cíntia Alves, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Remediação
Aprendizagem
Linguagem
Crianças
topic Dislexia
Remediação
Aprendizagem
Linguagem
Crianças
description Orientador: Sylvia Maria Ciasca
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611778
SALGADO-AZONI, Cíntia Alves. Programa de remediação fonologica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento. 2010. 316 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611778. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611778
identifier_str_mv SALGADO-AZONI, Cíntia Alves. Programa de remediação fonologica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento. 2010. 316 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611778. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/480770
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
316 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189028780572672