O corpo cenico e o transe : um estudo para a preparação corporal do artista cenico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navarro, Grácia Maria, 1965-
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588996
Resumo: Orientador: Regina Polo Muller
id UNICAMP-30_fb4f65d020ac64fa8b66e25667b7fb80
oai_identifier_str oai::198742
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O corpo cenico e o transe : um estudo para a preparação corporal do artista cenicoDançaDança - BrasilTeatroArtes cênicasTranseReligião popularNegros - ReligiãoExpressão corporalCoreografiaOrientador: Regina Polo MullerDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho, um estudo comparativo entre o transe e o Corpo Cênico, aliou pesquisa em práticas teatrais, pesquisa de campo e criação cênica, a partir de uma metodologia na qual os questionamentos revelaram-se na prática corporal. A reflexão teórica foi realizada a posteriori e veio complementar o que havia sido concluído na experiência prática. A pesquisa teve inicio com a prática da seqüência para a Construção do Corpo Dilatado, proposta pelo LUME, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas teatrais da UNICAMP, a qual propõe o ato de gerar energia a partir do corpo como ação básica para a transformação da corporeidade cotidiana em corporeidade cênica. Essa prática conjuga movimentos da cultura corporal universal, procurando despertar toda a ação física a partir da região central do corpo: coluna vertebral e pelve. Foi realizada pesquisa de campo sobre os rituais do Tambor de Mina, religião afro-brasileira existente no Maranhão. A prática da seqüência de movimentos do Tambor de Mina destaca, em sua movimentação, as mesmas partes do corpo ressaltadas na seqüência para a Construção do Corpo Dilatado, apresentando, no entanto, dinâmicas específicas da dança brasileira. Essas dinâmicas referem-se à "anatomia simbólica" descrita por Graziela Rodrigues, em que os pés/raízes são enfatizados na relação do corpo/mastro votivo, que estabelece a comunicação simbólica entre a terra e o céu, intermediada pelo movimento gerador da bacia. Graziela ressalta a importância do contexto/festividade para que essa anatomia se instaure. Essas práticas e pesquisas conjugadas proporcionaram um sentido de unidade corporal que só se completaria com a criação do contexto-cena: O corpo estava estimulado em sua cultura universal e local e é criado o espetáculo de dança "Beneditas". A construção do corpo cênico está diretamente relacionada ao sentido de unidade corporal, mas este só se realiza plenamente no exercício da cena. O corpo cênico deve ter a habilidadede gerar e manipular a energia gerada. Assim como o jogo do corpo na dança do Tambor de Mina propicia o transe (quebra) e a transformação da corporeidade do filho de santo, o trabalho corporal do dançarino deve propiciar a alteração da corporeidade cotidiana para corporeidades diversas, ou seja: personagens diversos, construídos a partir do corpo para espetáculos criados a partir da dramaturgia corporalAbstract: Not informed.MestradoMestre em Artes[s.n.]Muller, Regina Polo, 1950-Universidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNavarro, Grácia Maria, 1965-20002000-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588996NAVARRO, Grácia Maria. O corpo cenico e o transe: um estudo para a preparação corporal do artista cenico. 2000. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588996. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/198742porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-15T10:02:49Zoai::198742Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-15T10:02:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O corpo cenico e o transe : um estudo para a preparação corporal do artista cenico
title O corpo cenico e o transe : um estudo para a preparação corporal do artista cenico
spellingShingle O corpo cenico e o transe : um estudo para a preparação corporal do artista cenico
Navarro, Grácia Maria, 1965-
Dança
Dança - Brasil
Teatro
Artes cênicas
Transe
Religião popular
Negros - Religião
Expressão corporal
Coreografia
title_short O corpo cenico e o transe : um estudo para a preparação corporal do artista cenico
title_full O corpo cenico e o transe : um estudo para a preparação corporal do artista cenico
title_fullStr O corpo cenico e o transe : um estudo para a preparação corporal do artista cenico
title_full_unstemmed O corpo cenico e o transe : um estudo para a preparação corporal do artista cenico
title_sort O corpo cenico e o transe : um estudo para a preparação corporal do artista cenico
author Navarro, Grácia Maria, 1965-
author_facet Navarro, Grácia Maria, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muller, Regina Polo, 1950-
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Navarro, Grácia Maria, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Dança - Brasil
Teatro
Artes cênicas
Transe
Religião popular
Negros - Religião
Expressão corporal
Coreografia
topic Dança
Dança - Brasil
Teatro
Artes cênicas
Transe
Religião popular
Negros - Religião
Expressão corporal
Coreografia
description Orientador: Regina Polo Muller
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588996
NAVARRO, Grácia Maria. O corpo cenico e o transe: um estudo para a preparação corporal do artista cenico. 2000. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588996. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588996
identifier_str_mv NAVARRO, Grácia Maria. O corpo cenico e o transe: um estudo para a preparação corporal do artista cenico. 2000. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588996. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/198742
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
99 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138349552762880