Reflexões sobre a Educação Fisica para portadores de necessidades educacionais especiais a luz da individualização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Graciele Massoli
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586515
Resumo: Orientador: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares
id UNICAMP-30_fb60a27dbbbdbd49d7f588b4a05ce94a
oai_identifier_str oai::134311
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a Educação Fisica para portadores de necessidades educacionais especiais a luz da individualizaçãoEducação físicaEnsino individualizadoOrientador: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes TavaresDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: O presente estudo teve como objetivo verificar a questão da individualização na atividade do profissional responsável pelas aulas de Educação Física, analisando a abrangência e repercussão dessas idéias no espaço da Educação Física para pessoas com necessidades educacionais especiais, em instituições que atendem esta população. Justificamos nossa preocupação, tendo em vista as idéias e discussões veiculadas neste momento histórico em diversas áreas de atuação, possibilitando, assim, dimensionar uma discussão emergente e pertinente à atual realidade na qual está inserida a Educação Física para portadores de necessidades educacionais especiais. Para tanto, utilizamos como recurso metodológico um questionário direcionado ao profissional responsável pela Educação Física nas instituições que atendem portadores de necessidades educacionais especiais. Nossa amostra foi delimitada a partir do cadastro das instituições do DEAFA (Departamento de Atividade Física e Adaptação), da FEF UNICAMP, para o VIII Jogos Especiais de Campinas de 1997, e selecionada através de amostragem probabilística aleatória (casual simples), de modo que responderam ao questionário nove profissionais. Os resultados encontrados apontam que a Educação Física, nos locais pesquisados, nem sempre é de responsabilidade de profissionais graduados na área; prevalece no grupo pesquisado uma concepção de deficiência que apoia-se nas dificuldades dos alunos e, nas instituições pesquisadas, a Educação Física não demonstra objetividade e carece de sistematização dos conteúdos e planejamento das aulas. Concluímos que as concepções veiculadas nas instituições ditam e perspectivam as práticas nestes locais. Há uma desarticulação da proposta curricular com a realidade do aluno corroborada pela falta de delineamento da Educação Física e, a individualização compreendida pelos profissionais pesquisados não se coaduna com a idéia disseminada nestes estudos. O projeto curricular da Educação Física necessita ser dimensionado nestas instituições, de forma que se apoie na realidade circunstancial e institucional dos alunos, construindo e projetando o papel da Educação Física junto a esta população, o que pode ser perspectivado à luz do processo de individualização do ensinoAbstract: The present study had like goal to verify the subject of the individualization in the responsible professional's activity for the of Physical Education classes, analyzing the inclusion and repercussion of these ideas in the space of the Physical EducatMestradoAtividade Física e AdaptaçãoMestre em Educação Física[s.n.]Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes, 1953-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Graciele Massoli19981998-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf98f.(Enc.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586515RODRIGUES, Graciele Massoli. Reflexões sobre a Educação Fisica para portadores de necessidades educacionais especiais a luz da individualização. 1998. 98f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586515. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134311porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T11:55:07Zoai::134311Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T11:55:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a Educação Fisica para portadores de necessidades educacionais especiais a luz da individualização
title Reflexões sobre a Educação Fisica para portadores de necessidades educacionais especiais a luz da individualização
spellingShingle Reflexões sobre a Educação Fisica para portadores de necessidades educacionais especiais a luz da individualização
Rodrigues, Graciele Massoli
Educação física
Ensino individualizado
title_short Reflexões sobre a Educação Fisica para portadores de necessidades educacionais especiais a luz da individualização
title_full Reflexões sobre a Educação Fisica para portadores de necessidades educacionais especiais a luz da individualização
title_fullStr Reflexões sobre a Educação Fisica para portadores de necessidades educacionais especiais a luz da individualização
title_full_unstemmed Reflexões sobre a Educação Fisica para portadores de necessidades educacionais especiais a luz da individualização
title_sort Reflexões sobre a Educação Fisica para portadores de necessidades educacionais especiais a luz da individualização
author Rodrigues, Graciele Massoli
author_facet Rodrigues, Graciele Massoli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes, 1953-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Graciele Massoli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino individualizado
topic Educação física
Ensino individualizado
description Orientador: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-09-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Enc.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586515
RODRIGUES, Graciele Massoli. Reflexões sobre a Educação Fisica para portadores de necessidades educacionais especiais a luz da individualização. 1998. 98f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586515. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Enc.)
RODRIGUES, Graciele Massoli. Reflexões sobre a Educação Fisica para portadores de necessidades educacionais especiais a luz da individualização. 1998. 98f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586515. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134311
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
98f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188814719025152