A dimensão social da Ginástica para Todos : o que move as relações construídas no interior dos grupos de prática?
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/7825 |
Resumo: | Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto |
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A dimensão social da Ginástica para Todos : o que move as relações construídas no interior dos grupos de prática?The social aspects of Gymnastics for All : what drives the social relationships formed into the groups?GinásticaPraxiologia motrizRelações sociaisAmizadeReconhecimento socialGymnasticsMotor PraxeologySocial relationshipsFriendshipSocial recognitionOrientador: Marco Antonio Coelho BortoletoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Estudos recentes apontam que a prática da Ginástica para Todos (GPT) possui particularidades que, a depender da forma como é desenvolvida, pode caracterizar-se como uma prática social dinamizadora de habilidades sociais como cooperação, comunicação e respeito. Com uma prática regular e prolongada, pode, portanto, tornar-se um espaço de prática corporal onde é possível experienciar o reconhecimento e o pertencimento social. Considerando estes potenciais, a presente pesquisa teve como objetivo investigar os elementos que influenciam na constituição e manutenção de relações sociais entre integrantes de grupos de GPT. Substancialmente ancorada nas proposições de Pierre Parlebas (Praxiologia Motriz), caracteriza-se como um estudo misto, no qual a investigação de campo se dividiu em duas fases: a primeira com a participação de praticantes e a segunda com a dos coordenadores de grupo – momentos em que foram utilizados diferentes instrumentos de coleta de dados. A fase 1 contou com 378 participantes (entre 18 e 84 anos), integrantes de 22 grupos de GPT brasileiros, os quais preencheram um questionário on-line. A fase 2 consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com os 22 coordenadores dos grupos participantes da fase 1. Os dados quantitativos foram analisados por meio de Estatística Descritiva e Inferencial (ANOVA e Test-T), enquanto os dados qualitativos foram tratados com base nas premissas da Análise Temática. Os resultados foram apresentados em dois momentos, constituindo dois capítulos distintos. No Capítulo 3, foram apresentadas e brevemente discutidas as variáveis que emergiram dos dados do questionário, organizando-as em dois grupos: variáveis de perfil (vínculo institucional do grupo, quantidade de integrantes, faixa etária, gênero, tempo de permanência no grupo, experiências anteriores com práticas gímnicas e demais práticas corporais) e variáveis sociais (encontros sociais, permanência na prática por razões associadas a dimensão social, relações de amizade, habilidades sociais, participação ativa, funções do coordenador, dinâmicas de composição coreográfica e reconhecimento de figuras de referência). No Capítulo 4, apresentamos os resultados dos testes estatísticos, cruzando e comparando as variáveis acima, além de dados das entrevistas com os coordenadores. Para isto, este último capítulo foi divido em três eixos. O Eixo 1, com foco nas relações de amizade entre os integrantes, revelou que as relações de amizade são diretamente influenciadas pelas variáveis tempo de permanência, habilidades sociais e encontros sociais, revelando ainda que grupos não-extensionistas e grupos de tamanho pequeno tendem a possuir relações de amizade mais fortes. Não foram encontrados dados suficientes que permitam afirmar que as variáveis de participação ativa interferem nas relações de amizade, relação que também não foi encontrada com as variáveis de reconhecimento social. Os discursos dos coordenadores, que neste eixo foram explorados a partir dos benefícios da prática da GPT por eles identificados, corrobora a presença de fortes relações de amizade entre os integrantes. No Eixo 2 – onde exploramos o reconhecimento das figuras de referência dentro dos grupos – foi possível inferir que grupos nos quais o coordenador é uma figura de referência mais expressiva para os praticantes, há uma tendência de que o reconhecimento social entre os integrantes seja mais tímido, cenário que parece ocorrer com maior frequência entre os grupos não-extensionistas. Além disso, identificamos que a variável de reconhecimento social – que está relacionada ao modo de funcionamento interno do grupo – não é influenciada diretamente pelo tempo de permanência e encontros sociais. Por fim, no Eixo 3, onde foram abordadas as razões para início e permanência na prática, foi possível identificar que, tanto na visão de integrantes como de coordenadores, os aspectos atrelados a dimensão social da prática – amizade, pertencimento, reconhecimento social – assumem uma posição de protagonismo entre as razões que fazem com que os praticantes permaneçam na prática da GPT. Por todo o exposto, é possível afirmar que dimensão social possui um papel de destaque na manutenção das atividades cotidianas dos grupos estudados e, mais do que isso, que deve ser considerada como uma dimensão constituída por diferentes elementos (variáveis), podendo ser desenvolvida de formas diferentes no interior de cada grupo de GPTAbstract: Recent studies indicate that the Gymnastics for All (GfA) has particularities that, depending on the way it is developed, can be characterized as a social activity that fosters social skills such as cooperation, communication, and respect. With regular and long-term participation, it can become a physical activity that allows the experience of recognition and social belonging. Regarding these potentials, this study aimed to investigate the elements that impact the development of social relationships among GfA practitioners. Based on the Pierre Parlebas propositions (Motor Praxeology), it is characterized as a mixed method study, in which the data collection was made in two phases: the first with the GfA group members and the second with GfA group leaders. In phase 1, 378 participants (between 18 and 84 years) members of 22 Brazilian GfA groups filled an on-line questionnaire. The phase 2 consisted of semi-structured interviews conducted with the 22 group leaders of the GfA groups participating in phase 1. Quantitative data were analyzed using Descriptive and Inferential Statistics (ANOVA and T-Test), while qualitative data were analyzed based on Thematic Analysis. The results were presented in two sections. In the first one (Chapter 3), the variables that emerged from the questionnaire were presented and briefly discussed, organized into two groups: profile variables (institutional affiliation, group size, age group, gender, permanence time in GfA group, previous experiences with gymnastics and other physical activities and sports) and social variables (social meetings, permanence for reasons associated with the social aspects, friendship, social skills, active participation, leaders roles, choreographic composition approaches and reference figures recognition). In Chapter 4, we present the results of the statistical tests, crossing and comparing the above variables, in addition to data from the interviews with the group leaders. For this, this chapter was divided into three axes. The axis 1, focusing on friendship between group members, revealed that friendship is directly affected by the variable’s permanence time in GfA group, social skills, and social gatherings, also revealing that non-extensionist groups and small-sized groups tend to have stronger friendships. Besides that, the data show that the variables of active participation and reference figures recognition do not interfere in friendship. The leaders’ speeches, which in this axis were explored from the GfA benefits identified by them, corroborate the presence of intense friendships between the group members. In axis 2 – where was explored the recognition of reference figures within the groups – we observe that groups in which the leader is a more expressive figure of reference for group members, there is a tendency for social recognition among the members to be smaller, a scenario that seems to occur more frequently among non-extensionist groups. In addition, we identified that the social recognition variable – which is related to the group's internal operating mode – is not directly influenced by the permanence time in GfA group and social gatherings. Finally, in axis 3, where the reasons for starting and permanence in the GfA activities were approached, we identified that, both in the view of members and leaders’ group, the aspects related to the social dimension of GfA – friendship, belonging, social recognition – assume a leading role among the reasons that make members stay in GfA activities. For all the above, we highlight that the social aspects have a prominent role in the maintenance of the daily activities of these GfA groups and, more than that, that it must be considered as a dimension composed by different elements (variables), which can be developed in different ways within each groupDoutoradoEducação Física e SociedadeDoutora em Educação FísicaCNPQ140497/2019-6[s.n.]Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-Vaz, Alexandre FernandezSerra, Maria Mercedes MateuCarbinatto, Michele VivieneMarchi Junior, WanderleyUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMenegaldo, Fernanda Raffi, 1992-20222022-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (295 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7825MENEGALDO, Fernanda Raffi. 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