Preparando adultos para a convivencia com familiares idosos : uma proposta de intervenção psicoeducacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edinete Beleza do Nascimento e
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582114
Resumo: Orientador: Anita Liberalesso Neri
id UNICAMP-30_fc45a0efb69c11865197f85a4b00e838
oai_identifier_str oai::84241
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Preparando adultos para a convivencia com familiares idosos : uma proposta de intervenção psicoeducacionalIdosos - Relações com a famíliaIdosos - PsicologiaPsicologia educacionalOrientador: Anita Liberalesso NeriTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoResumo: Foram realizados dois estudos relacionados à convivência familiar com idosos. O primeiro foi uma pesquisa de levantamento voltada para a identificação das características e das necessidades de uma população adulta que mora no mesmo domicílio com idosos relativamente saudáveis e independentes. Foram contatados 828 funcionários e professores de uma Universidade Pública, localizada numa cidade de médio porte do Estado de São Paulo, para saber quantos residiam com parentes idosos; as características sociológicas dessas famílias e dos idosos; as razões pelas quais residiam no mesmo domicílio e o grau de autonomia funcional e financeira dos idosos. Esse levantamento gerou um grupo constituído por 153 pessoas das quais 45 manifestaram interesse em participar de um programa psicoeducacional sobre velhice e sobre relações familiares envolvendo idosos e seus familiares mais jovens. Dentre estes foi selecionado um segmento de 25 sujeitos - os de escolaridade superior - dos quais 16 efetivamente participaram do programa. O conteúdo foi decidido com base nas sugestões dos sujeitos e abrangeram questões relativas ao envelhecimento normal e patológico, em seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais; relações intergeracionais e estereótipos em relação à velhice e ao velho. As atividades de ensino envolveram exposições, discussões em grupo, análise de casos e simulações de papéis. O segundo estudo consistiu em ministrar o curso e avaliar o impacto dessa programação administrada em 8 sessões semanais com duas horas de duração cada uma. Para tanto foram realizados um pré e um pós-teste constando de uma Escala de Atitude em relação à velhice e de uma Escala de Ônus percebido quanto ao contato e eventual cuidado ao idoso. Resultaram alterações estatisticamente significativas em atitudes relativas aos domínios da autonomia, da instrumentalidade e da desejabilidade social dos idosos, muito embora os sujeitos não tivessem revelado opiniões acentuadamente negativas quanto a nenhuma dessas dimensões. O ônus percebido era relativamente pequeno e o único item em que ocorreu alteração significativa foi o da implicância dos idosos. Os dados sugerem que programas educacionais podem contribuir para a mudança de atitudes, o que foi confirmado pelas avaliações qualitativas realizadas pelos sujeitos a respeito do programaAbstract: Two studies about living together with aged people were carried out. The first was a survey to identify the characteristics and needs of an adult population which lives with relatively healthy and independent elderly people in the same house. 828 workers and teachers of a public university located in a medium size city in the state of São Paulo were asked if they lived with aged relatives. The next step was investigating the sociological characteristics of those who did, as well as of the aged people; the reasons for which they live in the same house and the elders' degree of fictional and economic autonomy. The result of this survey showed a group of 153 people, of which 45 were interested in taking part in a psychological and educational program about old age and familiar relationships involving elders and their younger relatives. Among these, a smaller group of 25 subjects was chosen - those who had been to university - of which 16 actually took part in the program The content was based upon the subjects' suggestions and included topics about normal and pathological aging, in its biological, psychological and social aspects; relationships between generations and stereotypes conceding old age and old people. The teaching activities involved expositions, group discussions, analysis of individual cases and role simulations. The second study consisted of teaching the course and evaluating the impact of this program given in 8 weekly sessions with 2 hours of duration each. In order to achieve this, two tests were carried out, one before and one after the course. They consisted of a scale of attitude consuming old age and of a scale of onus noticed when relating to and eventually taking care of aged people. The result was statistically significant changes in attitude consuming autonomy, instrumentality, and the feeling that the elders are desirable in society, although the subject had not showed strong negative opinions about neither of these matters. The noticed onus was relatively little and the only item in which a significant change occurred was that of the elders' ill will. The data suggest that educational programs may contribute to the changing of attitude, what was conformed by the qualitative evaluations carried out by the subjects concerning the programDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Neri, Anita Liberalesso, 1946-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Edinete Beleza do Nascimento e19941995-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf132f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582114SILVA, Edinete Beleza do Nascimento e. Preparando adultos para a convivencia com familiares idosos: uma proposta de intervenção psicoeducacional. 1994. 132f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582114. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/84241porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:18:09Zoai::84241Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:18:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Preparando adultos para a convivencia com familiares idosos : uma proposta de intervenção psicoeducacional
title Preparando adultos para a convivencia com familiares idosos : uma proposta de intervenção psicoeducacional
spellingShingle Preparando adultos para a convivencia com familiares idosos : uma proposta de intervenção psicoeducacional
Silva, Edinete Beleza do Nascimento e
Idosos - Relações com a família
Idosos - Psicologia
Psicologia educacional
title_short Preparando adultos para a convivencia com familiares idosos : uma proposta de intervenção psicoeducacional
title_full Preparando adultos para a convivencia com familiares idosos : uma proposta de intervenção psicoeducacional
title_fullStr Preparando adultos para a convivencia com familiares idosos : uma proposta de intervenção psicoeducacional
title_full_unstemmed Preparando adultos para a convivencia com familiares idosos : uma proposta de intervenção psicoeducacional
title_sort Preparando adultos para a convivencia com familiares idosos : uma proposta de intervenção psicoeducacional
author Silva, Edinete Beleza do Nascimento e
author_facet Silva, Edinete Beleza do Nascimento e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neri, Anita Liberalesso, 1946-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edinete Beleza do Nascimento e
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos - Relações com a família
Idosos - Psicologia
Psicologia educacional
topic Idosos - Relações com a família
Idosos - Psicologia
Psicologia educacional
description Orientador: Anita Liberalesso Neri
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1995-02-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582114
SILVA, Edinete Beleza do Nascimento e. Preparando adultos para a convivencia com familiares idosos: uma proposta de intervenção psicoeducacional. 1994. 132f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582114. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SILVA, Edinete Beleza do Nascimento e. Preparando adultos para a convivencia com familiares idosos: uma proposta de intervenção psicoeducacional. 1994. 132f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582114. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/84241
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
132f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138310864502784